Buscar

QUESTÕES APOL 1

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

uestão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Considere a seguinte citação:
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre a noção de texto, é correto dizer que ele é um... 
Nota: 0.0
	
	A
	objeto ficcional.
	
	B
	objeto linguístico.
Comentário: A alternativa está correta, pois “[...] quando dizemos que estamos imersos em textos, não estamos querendo sugerir que se trata sempre de um mesmo tipo de objeto linguístico.” (Livro-base, p. 95
	
	C
	objeto cinemático.
	
	D
	objeto pictórico.
	
	E
	objeto ideográfico.
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As ocorrências de um texto não devem ser analisadas ‘per si’, mas o texto deve ser percebido e interpretado integralmente, cada elemento sendo avaliado em função do todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70.
 
 
 
Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, quais são os fatores pragmáticos relacionados  à direção do sentido e ao contexto interlocutivo? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A intencionalidade, que se refere à direção de sentido, e a situacionalidade, que diz respeito ao contexto interlocutivo.
Você acertou!
Comentário: “Diante disso, vamos entender o termo intencionalidade como ‘direção de sentido’. [...] Situacionalidade - é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto” (livro-base, p. 70, 71).
	
	B
	A intencionalidade, que trata da direção de sentido, e a intertextualidade, que representa o contexto interlocutivo.
	
	C
	A aceitabilidade, que é outra forma de nos referirmos à direção de sentido, e a situacionalidade, que nos remete ao contexto interlocutivo
	
	D
	A intertextualidade, que faz referência à direção de sentido, e ao registro, que trata do contexto interlocutivo.
	
	E
	A aceitabilidade, que confere a direção de sentido em um texto, e a intencionalidade, que se refere ao contexto interlocutivo.
 
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"[...] o que chama de fatores de textualidade, oferecendo um bom instrumento metodológico para que possamos definir o que seja um texto e avaliar a sua qualidade, isto é, dizer se é ou não um bom texto".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação à situacionalidade, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A situacionalidade é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto.
Você acertou!
Comentário: A situacionalidade "É o contexto interlocutivo em que se realiza o texto." (livro base p. 71)
	
	B
	A situacionalidade está relacionada à quantidade de informação do texto.
	
	C
	A situacionalidade é a relevância ou não do texto.
	
	D
	A situacionalidade é a relação de um texto com outros textos.
	
	E
	A situacionalidade faz parte da análise fonológica dos textos.
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] coesão e coerência [são] fatores de textualidade relacionados à estruturação interna do texto”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas Para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Interesaberes, 2009, p. 77.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o conceito de coesão, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	É a justaposição de uma frase após a outra sem estabelecer entre elas elos lógicos de sentido.
	
	B
	Coesão é a percepção das intertextualidades presentes no texto.
	
	C
	É a constituição da aceitabilidade do texto de acordo com o repertório do leitor.
	
	D
	Coesão diz respeito à métrica dos poemas, que deve atender a regras rígidas de composição.
	
	E
	Coesão refere-se ao modo como as palavras e frases que compõem o texto estão conectadas de forma linear.
 
 
Comentário: A questão está correta, uma vez que a “Coesão, segundo Koch, diz respeito ao ‘modo como os componentes da superfície textual – isto é, as palavras e as frases que compõem um texto – encontram-se conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical'” (livro-base, p. 77).
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Podemos afirmar, em suma, que os integrantes de grupos sociais diferentes falam de formas diferentes e não deficientes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Curitiba: Editora InterSaberes, 2012, p. 29.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação ao preconceito linguístico, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Ninguém deve ser rotulado por causa do seu jeito de falar, seja qual ele for.
Você acertou!
Comentário:  "Reconhecemos e identificamos as pessoas por suas formas de falar. Rotulá-las em razão disso, porém, é preconceito". (livro-base p. 29)
	
	B
	Só as pessoas que frequentaram a escola sabem falar.
	
	C
	Quem vai à escola sofre preconceitos, mas não por causa da língua.
	
	D
	Os menos favorecidos têm preguiça de aprender.
	
	E
	As escolas ensinam a língua certa e trata a todos sem preconceito.
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Aprendemos a falar 'de ouvido': com nossos pais, irmãos, amigos de nossos pais etc. [...] A escrita, porém, entra em nossas vidas de outro jeito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.64.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação à escrita, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A escrita ocorre na escola de maneira mais formal.
Você acertou!
Comentário: "A escrita, porém, entra em nossas vidas de outro jeito. Apesar da intensa relação que mantemos com ela desde pequenos, normalmente é na escola que se dá o contato mais formal mais metódico". (livro-base p. 64)
	
	B
	A escrita é aprendida no dia a dia, informalmente.
	
	C
	A escrita é aprendida espontaneamente e sem regras.
	
	D
	A escrita é aprendida no ensino médio, antes do vestibular.
	
	E
	Os alunos aprendem a escrever fazendo cópias de livros.
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
“[Os gêneros textuais podem ser definidos como] práticas sociais e comunicativas, em que estão implicados interlocutores cm situação de interação verbal.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes,
2012, p. 96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, pode-se afirmar que os gêneros textuais são:
Nota: 0.0
	
	A
	um problema de linguagem.
	
	B
	um acidente de linguagem.
	
	C
	um evento de linguagem.
Comentário: A alternativa está correta, pois “Trata-se, desse modo, de eventos de linguagem, isto é, eventos que integram na sua constituição e em seu funcionamento exemplares de textos Orais e escritos, ou em que estão envolvidas a leitura e a escrita de gêneros textuais.” (Livro-base, p. 96)
	
	D
	um equívoco de linguagem.
	
	E
	um acidente de linguagem.
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o seguinte excerto de texto:
 “Para termos maior clareza sobre que textos de fato circulam em nossa sociedade, devemos entender que diferentes situações de interação verbal dão origem a textos diferentemente constituídos, que possuem formas e característica particulares e que os individualizam”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 95-96.
 
Tomando como referência os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta a assertiva correta sobre gêneros textuais orais e escritos:
Nota: 0.0
	
	A
	Gêneros textuais orais e escritos existem como causa e consequência uns dos outros.
	
	B
	Gêneros textuais orais e escritos relacionam-se e misturam-se, o que faz com que inexista qualquer diferença entre ambos.
	
	C
	Gêneros textuais orais e escritos, dadas suas especificidades, são independentes um do outro.
	
	D
	Podemos entender gêneros textuais orais e escritos como diametralmente opostos, o que impossibilita quaisquer comparações entre eles.
	
	E
	Podemos analisar gêneros textuais orais e escritos a partir de um continuum, pois ora se aproximam mais da escrita, ora mais da fala.
Comentário: “gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, não em polos opostos. O que temos, assim, são gêneros orais que se aproximam mais da fala, como uma conversa telefônica, por exemplo, e outros que estão mais próximos da escrita, como uma conferência em um congresso” (livro-base, p. 101).
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Se observarmos ao nosso redor, encontraremos poucas uniformidades nos usos linguísticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 27.
 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as relações entre linguagem e sociedade, assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Todos os agrupamentos humanos se relacionam com a linguagem de forme idêntica, facilitando o estudo das diversas línguas existentes.
 
	
	B
	Conforme os estudos da sociolinguística, as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais, ou seja, na língua não existe certo e errado, mas sim diferenças.
Comentário: “As pessoas falam de acordo com grupo social a que pertencem, com o nível de escolaridade que possuem, com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem. Estamos falando que as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais. Isso nos leva à óbvia conclusão de que em língua não existe certo e errado, mas sim diferenças (livro-base, p. 27).
	
	C
	Segundo os estudos sociolinguísticos, as Línguas Latinas são melhores e mais belas (superiores) que as línguas anglo-saxãs.
	
	D
	O debate sociolinguístico estabeleceu que a escola não deve dar atenção às variantes linguísticas de pouco prestígio social, uma vez que é preciso ensinar a língua portuguesa em sua forma mais pura e correta.
	
	E
	As pessoas de maior nível de escolaridade são as que falam a língua portuguesa mais corretamente, sem vícios ou desvios algum.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento. Isso se deve ao rigor com que é tratado durante os processos de produção e validação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 206.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre organização estrutural de um artigo científico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O abstract (resumo) tem como objetivo explicitar o tema enfocado, o objeto analisado, a tese ser desenvolvida, o enfoque teórico adotado, as metodologias utilizadas e as conclusões atingidas.
Você acertou!
A questão está correta, pois O abstract (resumo) “tem como objetivo explicitar o tema enfocado, o objeto analisado, a tese ser desenvolvida, o enfoque teórico adotado, as metodologias utilizadas e as conclusões atingidas.” (livro-base, p. 212)
 
	
	B
	As palavras-chave são opcionais, uma vez que são úteis apenas para facilitar a apresentação do artigo diante de uma banca avaliadora.
	
	C
	A introdução consiste em um uma explicação sobre a biografia do autor do artigo, sua formação básica, as pesquisas anteriores e suas leituras mais recentes.
	
	D
	Nas considerações finais (conclusões) o autor deve se limitar à análise dos dados e à apresentação das referências bibliográficas que nortearam a sua pesquisa.
	
	E
	O título de um artigo científico deve ser o mais vago e abrangente possível, deixando o leitor curioso para saber do que o artigo trata realmente.
 
Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em ciência, não pode haver separação entre forma e conteúdo. Trata-se de uma separação fictícia, pois ficamos conhecendo o conteúdo pela forma. As palavras não são apenas as vestimentas do nosso pensar, são também seu corpo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 5.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as características de um artigo científico, assinale a alternativa correta:
  
Nota: 10.0
	
	A
	Um artigo científico contém a fundamentação teórica, objetivos geral e específicos, explicitação da metodologia, análise dos objetos e as referências bibliográficas.
Você acertou!
A questão está correta, pois “O que deve estar sempre presente em um artigo científico, entretanto, é a fundamentação teórica, a definição dos objetivos, a explicitação das metodologias, a análise dos objetos e as referências bibliográficas, pois são exigências do diálogo na atividade científica” (livro-base, p. 219).
	
	B
	O artigo científico se caracteriza por um texto prolixo que, mesmo sem objetivos definidos, apresenta uma narrativa interessante e prazerosa.
	
	C
	Um bom artigo científico não deve expor sua metodologia de pesquisa e a fundamentação teórica da pesquisa, evitando o plágio e a imitação entre os autores.
	
	D
	O artigo científico deve expressar a opinião pessoal do autor, uma vez que esse tipo de texto ambiciona levar a verdade aos outros membros da comunidade científica.
	
	E
	A principal característica de um artigo científico é a ausência de referências bibliográficas, pois esse tipo de informação polui e empobrece o texto.
 
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] coesão e coerência [são] fatores de textualidade relacionados à estruturação interna do texto”.
 Após
esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas Para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Interesaberes, 2009, p. 77.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o conceito de coesão, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a justaposição de uma frase após a outra sem estabelecer entre elas elos lógicos de sentido.
	
	B
	Coesão é a percepção das intertextualidades presentes no texto.
	
	C
	É a constituição da aceitabilidade do texto de acordo com o repertório do leitor.
	
	D
	Coesão diz respeito à métrica dos poemas, que deve atender a regras rígidas de composição.
	
	E
	Coesão refere-se ao modo como as palavras e frases que compõem o texto estão conectadas de forma linear.
 
 
Você acertou!
Comentário: A questão está correta, uma vez que a “Coesão, segundo Koch, diz respeito ao ‘modo como os componentes da superfície textual – isto é, as palavras e as frases que compõem um texto – encontram-se conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical'” (livro-base, p. 77).
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Nesse sentido, a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria-prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto." 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: RAMIRES, V. Leitura e produção escrita: uma relação não mecânica. In: MOURA. O. (Org.). Os Múltiplos usos da Língua. Maceió: Edufal, 1999. p. 300
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, em relação a um inquérito policial, são exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente:
 
Nota: 0.0
	
	A
	Laudos técnicos e depoimentos.
	
	B
	Noticiários de TV e manuais de instruções
	
	C
	Depoimentos e laudos técnicos.
"Existem, na realidade, três conjuntos de géneros textuais: a) tipicamente orais; b) tipicamente escritos; e c) os produzidos na interface entre oralidade e escrita.[...] podemos identificar, por exemplo. Na situação de inquérito policial [...] o depoimento como um gênero tipicamente oral. Os laudos técnicos aos quais o delegado tem acesso, ao contrário, seriam gêneros tipicamente escritos” (Livro-base, p. 100).
	
	D
	Manuais de instruções e noticiário de TV  
	
	E
	Laudos técnicos e mensagens de celular.
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Considere a seguinte citação:
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre a noção de texto, é correto dizer que ele é um... 
Nota: 10.0
	
	A
	objeto ficcional.
	
	B
	objeto linguístico.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, pois “[...] quando dizemos que estamos imersos em textos, não estamos querendo sugerir que se trata sempre de um mesmo tipo de objeto linguístico.” (Livro-base, p. 95
	
	C
	objeto cinemático.
	
	D
	objeto pictórico.
	
	E
	objeto ideográfico.
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] os falantes dominando um único idioma são plurilíngues dentro desse conjunto de regras linguísticas, ou seja, assumem diferentes estilos em relação à linguagem que utilizam." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS. A de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de Aula. In: III ENILL. Anais..., Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior e considerando os conceitos de heterogeneidade e preconceito linguístico, uma determinada variante de uma língua é considerada incorreta:
Nota: 10.0
	
	A
	de acordo com as regras de uma gramática universal.
	
	B
	de acordo com o grau de escolaridade dos falantes dessa variante.
	
	C
	de acordo com a precisão e coerência com que os falantes se expressam.
	
	D
	 em função da variante escolhida e imposta como norma única.  
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Em termos de língua, existem o certo e o errado apenas quando elegemos arbitrariamente uma forma de falar e de escrever em detrimento das outras". (Livro-base, p. 28).
	
	E
	quando os falantes dessa variante não conhecem as regras da norma culta
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(o artigo científico) é um texto produzido com a finalidade de registrar os resultados de uma pesquisa realizada, comunicando-a à comunidade científica, com o fim de fazer avançar a discussão acerca de temas de um determinado campo de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 204.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O conhecimento científico e o conhecimento religioso são idênticos, pois ambos são pautados pela fé.
	
	B
	O conhecimento científico é imutável e não pode ser questionado por quem quer que seja.
 
	
	C
	Embora seja provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento.
Você acertou!
A questão está correta, pois “Embora seja, por natureza, provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento. Isso se deve ao rigor com que é tratado durante os processos de produção e de validação.” (livro-base, 205-206)
 
	
	D
	São as interações pelas redes sociais que validam, ou não, o conhecimento científico.
	
	E
	O texto científico, por sua natureza subjetiva, pode perfeitamente ser organizado como um poema, uma crônica ou um artigo de jornal, pois o que importa é o conteúdo e não a forma.
 
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação a seguir.
“[...] devemos entender que diferentes situações de interação verbal dão origem a textos diferentemente constituídos, que possuem formas e características particulares e que os individualizam.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95-96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre a noção de gênero textual, assinale a alternativa que apresenta a definição dada por Marcuschi. 
Nota: 10.0
	
	A
	Formas textuais estabilizadas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, pois os “[...] gêneros textuais [são] definidos por Marcuschi (2006, p. 43) como "formas textuais estabilizadas, histórica e socialmente situadas. Sua definição não é linguística, mas de natureza sociocomunicativa, com parâmetros essencialmente pragmáticos e discursivos.” (Livro-base, p. 96)
	
	B
	Modos sociais instáveis.
	
	C
	Formas textuais desestabilizadas.
	
	D
	Formas discursivas instáveis.
	
	E
	Modos
discursivos estabilizados.
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] ao trabalharmos as variedades linguísticas em sala de aula, estamos contribuindo para formar cidadãos capacitados para compreender e utilizar a linguagem adequadamente em seus diversos contextos [...]". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS. A de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de  Aula. In:  III ENILL. Anais..., Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior é correto afirmar que as variações linguísticas...
Nota: 10.0
	
	A
	ocorrem quando há desigualdades sociais, e a norma-padrão não é corretamente aprendida pelos falantes.
	
	B
	são sociais, culturais e históricas, uma vez que a língua se transforma com o tempo.
Você acertou!
"Além das variações sociais e culturais, as línguas apresentam variações no tempo. São realidades fundamentalmente históricas, [...] no sentido de que estão se construindo e reconstruindo a todo o tempo" - (Livro-base, p. 34).
	
	C
	ocorrem em escala menor quando os falantes da língua são letrados e cultos.
	
	D
	podem ser uniformizadas com a gramática normativa.
	
	E
	tornam-se menos frequentes com a memorização das regras gramaticais.
 
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
“[Os gêneros textuais podem ser definidos como] práticas sociais e comunicativas, em que estão implicados interlocutores cm situação de interação verbal.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, pode-se afirmar que os gêneros textuais são:
Nota: 10.0
	
	A
	um problema de linguagem.
	
	B
	um acidente de linguagem.
	
	C
	um evento de linguagem.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, pois “Trata-se, desse modo, de eventos de linguagem, isto é, eventos que integram na sua constituição e em seu funcionamento exemplares de textos Orais e escritos, ou em que estão envolvidas a leitura e a escrita de gêneros textuais.” (Livro-base, p. 96)
	
	D
	um equívoco de linguagem.
	
	E
	um acidente de linguagem.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"[...] o que chama de fatores de textualidade, oferecendo um bom instrumento metodológico para que possamos definir o que seja um texto e avaliar a sua qualidade, isto é, dizer se é ou não um bom texto".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação à situacionalidade, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A situacionalidade é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto.
Você acertou!
Comentário: A situacionalidade "É o contexto interlocutivo em que se realiza o texto." (livro base p. 71)
	
	B
	A situacionalidade está relacionada à quantidade de informação do texto.
	
	C
	A situacionalidade é a relevância ou não do texto.
	
	D
	A situacionalidade é a relação de um texto com outros textos.
	
	E
	A situacionalidade faz parte da análise fonológica dos textos.
Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o seguinte fragmento de texto:
“As ocorrências de um texto não devem ser analisadas ‘per si’, mas o texto deve ser percebido e interpretado integralmente, cada elemento sendo avaliado em função do todo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 70.
 
 
 
Considerando o fragmento de texto anterior e os conteúdos no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, quais são os fatores pragmáticos relacionados  à direção do sentido e ao contexto interlocutivo? Assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A intencionalidade, que se refere à direção de sentido, e a situacionalidade, que diz respeito ao contexto interlocutivo.
Você acertou!
Comentário: “Diante disso, vamos entender o termo intencionalidade como ‘direção de sentido’. [...] Situacionalidade - é o contexto interlocutivo em que se realiza o texto” (livro-base, p. 70, 71).
	
	B
	A intencionalidade, que trata da direção de sentido, e a intertextualidade, que representa o contexto interlocutivo.
	
	C
	A aceitabilidade, que é outra forma de nos referirmos à direção de sentido, e a situacionalidade, que nos remete ao contexto interlocutivo
	
	D
	A intertextualidade, que faz referência à direção de sentido, e ao registro, que trata do contexto interlocutivo.
	
	E
	A aceitabilidade, que confere a direção de sentido em um texto, e a intencionalidade, que se refere ao contexto interlocutivo.
 
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Oralidade e escrita parecem manter uma relação constante, atual ou virtual, com o 'outro', sendo a escrita uma prática linguístico-cultural e sociocultural situada, tal como a fala."
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: FLORES.O.; SILVA. M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas: Ulbra. 2005. P. 23.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior  a respeito dos gêneros textuais orais e escritos, é correto afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Existem como causa e consequência uns dos outros.
	
	B
	Relacionam-se e misturam-se, não havendo distinção entre eles
	
	C
	São independentes um do outro, sem influência recíproca.
	
	D
	Estão dispostos em polos opostos
	
	E
	Estão dispostos em um continuum.
Você acertou!
"Pelo que podemos ver. os gêneros orais e escritos estão dispostos em um continuum, e não em polos opostos." (Livro- base, p. 101)
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em; PRETTI. D. Sociolinguística: Os Níveis De Fala. São Paulo: EDUSP. 2003. p.11
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
Nota: 0.0
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma à outra.
Esta é a resposta correta porque " [...] nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem: O sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros" (Livro-base. p. 19).
	
	C
	independentes uma da outra.
	
	D
	relacionadas como causa e consequência uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a seguinte citação.
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley
Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta duas características da produção do gênero textual depoimento.
Nota: 0.0
	
	A
	Produzido pela escrita e transcrito oralmente.
	
	B
	Produzido textualmente e exposto oralmente.
	
	C
	Transformado textualmente e anotado oralmente.
	
	D
	Declarado por meio da escrita e anotado oralmente.
	
	E
	Produzido oralmente e transcrito na foram de texto escrito. 
A alternativa está correta, pois “[...] [O] gênero textual que chamamos de depoimento [...], que é produzido oralmente, está inserido em um evento de linguagem que ultrapassa os limites do depoimento oral. Enquanto depõem os parentes e os vizinhos, existe um escrivão que transcreve as declarações feitas por essas pessoas, as quais, por sua vez, devem ler o depoimento transcrito e assiná-lo, transformando essas peças escritas em documentos.”(Livro-base, p. 96-97)
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“[...] coesão e coerência [são] fatores de textualidade relacionados à estruturação interna do texto”.
 Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas Para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Interesaberes, 2009, p. 77.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior sobre o conceito de coesão, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	É a justaposição de uma frase após a outra sem estabelecer entre elas elos lógicos de sentido.
	
	B
	Coesão é a percepção das intertextualidades presentes no texto.
	
	C
	É a constituição da aceitabilidade do texto de acordo com o repertório do leitor.
	
	D
	Coesão diz respeito à métrica dos poemas, que deve atender a regras rígidas de composição.
	
	E
	Coesão refere-se ao modo como as palavras e frases que compõem o texto estão conectadas de forma linear.
 
 
Você acertou!
Comentário: A questão está correta, uma vez que a “Coesão, segundo Koch, diz respeito ao ‘modo como os componentes da superfície textual – isto é, as palavras e as frases que compõem um texto – encontram-se conectadas entre si numa sequência linear, por meio de dependências de ordem gramatical'” (livro-base, p. 77).
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Nesse sentido, a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria-prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto." 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: RAMIRES, V. Leitura e produção escrita: uma relação não mecânica. In: MOURA. O. (Org.). Os Múltiplos usos da Língua. Maceió: Edufal, 1999. p. 300
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, em relação a um inquérito policial, são exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Laudos técnicos e depoimentos.
	
	B
	Noticiários de TV e manuais de instruções
	
	C
	Depoimentos e laudos técnicos.
Você acertou!
"Existem, na realidade, três conjuntos de géneros textuais: a) tipicamente orais; b) tipicamente escritos; e c) os produzidos na interface entre oralidade e escrita.[...] podemos identificar, por exemplo. Na situação de inquérito policial [...] o depoimento como um gênero tipicamente oral. Os laudos técnicos aos quais o delegado tem acesso, ao contrário, seriam gêneros tipicamente escritos” (Livro-base, p. 100).
	
	D
	Manuais de instruções e noticiário de TV  
	
	E
	Laudos técnicos e mensagens de celular.
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Nenhuma palavra é em vão e devemos estar atentos a elas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior,.Curitiba: InterSaberes, 2012, p.62.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação aos aspectos internos da língua, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	São os elementos que formam os enunciados verbais, como as palavras e as sentenças.
Você acertou!
Comentário: "Precisamos, agora, contemplar os aspectos internos, ou seja, as formas linguísticas que concretizam os enunciados verbais: as palavras e a sentenças, os parágrafos e as porções maiores de texto". (livro base p. 62)
	
	B
	Os aspectos internos da língua são as vírgulas os acentros e os sinais diacríticos.
	
	C
	Os aspectos internos da língua são os livros, que dão vida a ela.
	
	D
	Cada região do Brasil escolhe os aspectos internos da língua, pois depende da variação linguística.
	
	E
	Só as formas linguísticas conhecidas como preposições são os elementos internos, dada a sua função articuladora.
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"A variação é constitutiva das línguas humanas, ocorrendo em todos os níveis. Ela sempre existiu e sempre existirá, independentemente de qualquer ação normativa".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integramente, ele está disponível em: BRASIL Parâmetros Curriculares Nacionais: terceiro e quarto ciclos do Ensino fundamental: Língua portuguesa. Brasília: MEC/SEF. 1998.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a gramática normativa torna-se ineficaz para o aprendizado da norma-padrão porque:  
Nota: 0.0
	
	A
	é incapaz de apresentar aos alunos todas as regras de uma língua.
	
	B
	leva em consideração os aspectos sociolinguísticos, em detrimento dos conceitos gramaticais.
	
	C
	reproduz de forma fiel a maneira como a língua é efetivamente usada no cotidiano.
	
	D
	falha ao não descrever conceitos sintáticos e morfológicos.
	
	E
	prioriza os conceitos gramaticais, em detrimento do uso real da língua.
Esta é a resposta correta porque "O aprendizado de nomenclaturas gramaticais, tais como a classificação morfológica das palavras e a definição de conceitos sintáticos, não torna ninguém proficiente usuário da norma-padrão. Uma coisa é aprender a língua em uso, outra é aprender conceitos gramaticais." (Livro-base. p.43).
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] os falantes dominando um único idioma são plurilíngues dentro desse conjunto de regras linguísticas, ou seja, assumem diferentes estilos em relação à linguagem que utilizam." 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JESUS. A de. Variação Linguística e Ensino: Contribuições para a Sala de Aula. In: III ENILL. Anais..., Itabaiana: 2012. http://200.17.141.110/pos/letras/enill/anais_eletronicos/2012/III_ENILL_Ariosvaldo_Leal.pdf. Acesso em 25 jun. 2020.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior e considerando os conceitos de heterogeneidade e preconceito linguístico, uma determinada variante de uma língua é considerada incorreta:
Nota: 10.0
	
	A
	de acordo com as regras de uma gramática universal.
	
	B
	de acordo com o grau de escolaridade dos falantes dessa variante.
	
	C
	de acordo com a precisão e coerência com que os falantes se expressam.
	
	D
	 em função da variante escolhida e imposta como norma única.  
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque “Em termos de língua, existem o certo e o errado apenas quando elegemos arbitrariamente uma forma de falar e de escrever em detrimento das outras". (Livro-base, p. 28).
	
	E
	quando os
falantes dessa variante não conhecem as regras da norma culta
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir 
"Todas as variedades da língua são valores positivos. Não será negando-as, perseguindo-as, humilhando quem as usa, que se fará um trabalho produtivo no ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIJFT. C. P. Língua e liberdade. São Paulo: Ática. p. 69.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a variante de uma língua que serve como parâmetro para os meios de comunicação é denominada:   
Nota: 10.0
	
	A
	Variante regional.
	
	B
	Norma-padrão.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque: “Norma-padrão é o conjunto de formas e construções de uma língua utilizada por pessoas de elevado grau de escolaridade e que vivem em grandes centros urbanos. Além disso, serve como parâmetro para os meios de comunicação social e para atividades administrativas da vida pública." (Livro-base. p. 42)
	
	C
	Variante geracional.
	
	D
	Língua Franca.
	
	E
	Registro informal.
Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em; PRETTI. D. Sociolinguística: Os Níveis De Fala. São Paulo: EDUSP. 2003. p.11
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
Nota: 10.0
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma à outra.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque " [...] nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem: O sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros" (Livro-base. p. 19).
	
	C
	independentes uma da outra.
	
	D
	relacionadas como causa e consequência uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em ciência, não pode haver separação entre forma e conteúdo. Trata-se de uma separação fictícia, pois ficamos conhecendo o conteúdo pela forma. As palavras não são apenas as vestimentas do nosso pensar, são também seu corpo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 5.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as características de um artigo científico, assinale a alternativa correta:
  
Nota: 10.0
	
	A
	Um artigo científico contém a fundamentação teórica, objetivos geral e específicos, explicitação da metodologia, análise dos objetos e as referências bibliográficas.
Você acertou!
A questão está correta, pois “O que deve estar sempre presente em um artigo científico, entretanto, é a fundamentação teórica, a definição dos objetivos, a explicitação das metodologias, a análise dos objetos e as referências bibliográficas, pois são exigências do diálogo na atividade científica” (livro-base, p. 219).
	
	B
	O artigo científico se caracteriza por um texto prolixo que, mesmo sem objetivos definidos, apresenta uma narrativa interessante e prazerosa.
	
	C
	Um bom artigo científico não deve expor sua metodologia de pesquisa e a fundamentação teórica da pesquisa, evitando o plágio e a imitação entre os autores.
	
	D
	O artigo científico deve expressar a opinião pessoal do autor, uma vez que esse tipo de texto ambiciona levar a verdade aos outros membros da comunidade científica.
	
	E
	A principal característica de um artigo científico é a ausência de referências bibliográficas, pois esse tipo de informação polui e empobrece o texto.
 
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a seguinte citação.
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta duas características da produção do gênero textual depoimento.
Nota: 10.0
	
	A
	Produzido pela escrita e transcrito oralmente.
	
	B
	Produzido textualmente e exposto oralmente.
	
	C
	Transformado textualmente e anotado oralmente.
	
	D
	Declarado por meio da escrita e anotado oralmente.
	
	E
	Produzido oralmente e transcrito na foram de texto escrito. 
Você acertou!
A alternativa está correta, pois “[...] [O] gênero textual que chamamos de depoimento [...], que é produzido oralmente, está inserido em um evento de linguagem que ultrapassa os limites do depoimento oral. Enquanto depõem os parentes e os vizinhos, existe um escrivão que transcreve as declarações feitas por essas pessoas, as quais, por sua vez, devem ler o depoimento transcrito e assiná-lo, transformando essas peças escritas em documentos.”(Livro-base, p. 96-97)
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(o artigo científico) é um texto produzido com a finalidade de registrar os resultados de uma pesquisa realizada, comunicando-a à comunidade científica, com o fim de fazer avançar a discussão acerca de temas de um determinado campo de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 204.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O conhecimento científico e o conhecimento religioso são idênticos, pois ambos são pautados pela fé.
	
	B
	O conhecimento científico é imutável e não pode ser questionado por quem quer que seja.
 
	
	C
	Embora seja provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento.
Você acertou!
A questão está correta, pois “Embora seja, por natureza, provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento. Isso se deve ao rigor com que é tratado durante os processos de produção e de validação.” (livro-base, 205-206)
 
	
	D
	São as interações pelas redes sociais que validam, ou não, o conhecimento científico.
	
	E
	O texto científico, por sua natureza subjetiva, pode perfeitamente ser organizado como um poema, uma crônica ou um artigo de jornal, pois o que importa é o conteúdo e não a forma.
 
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
“[Os gêneros textuais podem ser definidos como] práticas sociais e comunicativas, em que estão implicados interlocutores cm situação de interação verbal.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, pode-se afirmar que os gêneros textuais são:
Nota: 10.0
	
	A
	um problema de linguagem.
	
	B
	um acidente de linguagem.
	
	C
	um evento de linguagem.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta,
pois “Trata-se, desse modo, de eventos de linguagem, isto é, eventos que integram na sua constituição e em seu funcionamento exemplares de textos Orais e escritos, ou em que estão envolvidas a leitura e a escrita de gêneros textuais.” (Livro-base, p. 96)
	
	D
	um equívoco de linguagem.
	
	E
	um acidente de linguagem.
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Aprendemos a falar 'de ouvido': com nossos pais, irmãos, amigos de nossos pais etc. [...] A escrita, porém, entra em nossas vidas de outro jeito".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.64.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação à escrita, assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	A escrita ocorre na escola de maneira mais formal.
Comentário: "A escrita, porém, entra em nossas vidas de outro jeito. Apesar da intensa relação que mantemos com ela desde pequenos, normalmente é na escola que se dá o contato mais formal mais metódico". (livro-base p. 64)
	
	B
	A escrita é aprendida no dia a dia, informalmente.
	
	C
	A escrita é aprendida espontaneamente e sem regras.
	
	D
	A escrita é aprendida no ensino médio, antes do vestibular.
	
	E
	Os alunos aprendem a escrever fazendo cópias de livros.
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Se observarmos ao nosso redor, encontraremos poucas uniformidades nos usos linguísticos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 27.
 
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as relações entre linguagem e sociedade, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Todos os agrupamentos humanos se relacionam com a linguagem de forme idêntica, facilitando o estudo das diversas línguas existentes.
 
	
	B
	Conforme os estudos da sociolinguística, as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais, ou seja, na língua não existe certo e errado, mas sim diferenças.
Você acertou!
Comentário: “As pessoas falam de acordo com grupo social a que pertencem, com o nível de escolaridade que possuem, com a faixa etária em que se inserem, com o gênero com que se identificam e com a época histórica em que vivem. Estamos falando que as pessoas falam de acordo com suas identidades sociais. Isso nos leva à óbvia conclusão de que em língua não existe certo e errado, mas sim diferenças (livro-base, p. 27).
	
	C
	Segundo os estudos sociolinguísticos, as Línguas Latinas são melhores e mais belas (superiores) que as línguas anglo-saxãs.
	
	D
	O debate sociolinguístico estabeleceu que a escola não deve dar atenção às variantes linguísticas de pouco prestígio social, uma vez que é preciso ensinar a língua portuguesa em sua forma mais pura e correta.
	
	E
	As pessoas de maior nível de escolaridade são as que falam a língua portuguesa mais corretamente, sem vícios ou desvios algum.
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação a seguir.
“[...] devemos entender que diferentes situações de interação verbal dão origem a textos diferentemente constituídos, que possuem formas e características particulares e que os individualizam.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95-96.
De acordo com a passagem acima e com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre a noção de gênero textual, assinale a alternativa que apresenta a definição dada por Marcuschi. 
Nota: 10.0
	
	A
	Formas textuais estabilizadas.
Você acertou!
Comentário: A alternativa está correta, pois os “[...] gêneros textuais [são] definidos por Marcuschi (2006, p. 43) como "formas textuais estabilizadas, histórica e socialmente situadas. Sua definição não é linguística, mas de natureza sociocomunicativa, com parâmetros essencialmente pragmáticos e discursivos.” (Livro-base, p. 96)
	
	B
	Modos sociais instáveis.
	
	C
	Formas textuais desestabilizadas.
	
	D
	Formas discursivas instáveis.
	
	E
	Modos discursivos estabilizados.
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Observe a imagem:
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ESBrasil. MP Publicidade assina campanha da Hortifruti com temas de filmes < https://esbrasil.com.br/mp-publicidade-hortifruti/> Acesso em 30 abr. 2020.
A imagem acima faz referência direta a um filme de animação infantil (Shrek). Tomando como referência essa imagem e os conteúdos que constam no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, qual nome se dá a esse recurso que permite reconhecermos um texto em outro?  Assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Aceitabilidade.
	
	B
	Intertextualidade.
Você acertou!
Comentário: ”Intertextualidade: [..] o reconhecimento de um texto depende do conhecimento de outros textos. De forma implícita ou explícita, todo texto traz referências a outros enunciados da cadeia verbal, citando-os, reafirmando-os, completando-os, negando-os, ilustrando-os, parafraseando-os, parodiando-os” (livro-base, p. 72).
	
	C
	Reciprocidade.
	
	D
	Intencionalidade.
	
	E
	Progressão textual.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"Nesse sentido, a leitura é um dos elementos que constituem o processo de produção de um texto, pois, na medida em que fornece matéria-prima para se definir o que escrever, coloca o leitor em contato com os procedimentos de organização do texto." 
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: RAMIRES, V. Leitura e produção escrita: uma relação não mecânica. In: MOURA. O. (Org.). Os Múltiplos usos da Língua. Maceió: Edufal, 1999. p. 300
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, em relação a um inquérito policial, são exemplos de gêneros textuais tipicamente orais e tipicamente escritos, respectivamente:
 
Nota: 10.0
	
	A
	Laudos técnicos e depoimentos.
	
	B
	Noticiários de TV e manuais de instruções
	
	C
	Depoimentos e laudos técnicos.
Você acertou!
"Existem, na realidade, três conjuntos de géneros textuais: a) tipicamente orais; b) tipicamente escritos; e c) os produzidos na interface entre oralidade e escrita.[...] podemos identificar, por exemplo. Na situação de inquérito policial [...] o depoimento como um gênero tipicamente oral. Os laudos técnicos aos quais o delegado tem acesso, ao contrário, seriam gêneros tipicamente escritos” (Livro-base, p. 100).
	
	D
	Manuais de instruções e noticiário de TV  
	
	E
	Laudos técnicos e mensagens de celular.
Questão 1/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"[...] devemos considerar que a unidade básica da interação verbal não é a frase isolada, mas o texto completo e contextualizado".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre texto e comunicação, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	A unidade da comunicação é a palavra.
	
	B
	O texto é a unidade básica da comunicação.
Você acertou!
Comentário: "O texto, e não a frase, é a unidade básica da comunicação". (livro-base p.68)
	
	C
	O substantivo é a unidade básica da comunicação.
	
	D
	A frase, pela sua
importância, é a unidade básica da comunicação.
	
	E
	As sentenças são as unidades básicas da comunicação.
Questão 2/10 - Escrita e Produção de Textos
Observe a citação a seguir:
“[...] se olharmos para a oralidade e a escrita sob a perspectiva dos usos da língua, examinando os gêneros pelos quais as práticas de linguagem se realizam, compreenderemos por que essa separação dicotômica entre fala e escrita não se sustenta.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 99.
De acordo com os conteúdos do livro-base:  Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior sobre relação oralidade-escrita, quais são os três conjuntos de gêneros textuais segundo a classificação de Marcuschi? Assinale a alternativa correta. 
Nota: 10.0
	
	A
	Oral, Visual, Escrito.
	
	B
	Oral, Escrito, Interface oral e escrito.
Você acertou!
A alternativa está correta pois, de acordo com “[...] a proposta de Marcuschi (2006, p. 44) sobre a classificação dos gêneros no tocante à relação oralidade-escrita. Existem, na realidade, três conjuntos de gêneros textuais: a) os tipicamente orais; b) os tipicamente escritos; c) os produzidos na interface oralidade e escrita.” (Livro-base, p. 100)
	
	C
	Visual, Escrito, Textual.
	
	D
	Oral, Visual, Conexão oral e escrito.
	
	E
	Visual, Textual, Oral.
Questão 3/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“Em ciência, não pode haver separação entre forma e conteúdo. Trata-se de uma separação fictícia, pois ficamos conhecendo o conteúdo pela forma. As palavras não são apenas as vestimentas do nosso pensar, são também seu corpo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 5.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre as características de um artigo científico, assinale a alternativa correta:
  
Nota: 10.0
	
	A
	Um artigo científico contém a fundamentação teórica, objetivos geral e específicos, explicitação da metodologia, análise dos objetos e as referências bibliográficas.
Você acertou!
A questão está correta, pois “O que deve estar sempre presente em um artigo científico, entretanto, é a fundamentação teórica, a definição dos objetivos, a explicitação das metodologias, a análise dos objetos e as referências bibliográficas, pois são exigências do diálogo na atividade científica” (livro-base, p. 219).
	
	B
	O artigo científico se caracteriza por um texto prolixo que, mesmo sem objetivos definidos, apresenta uma narrativa interessante e prazerosa.
	
	C
	Um bom artigo científico não deve expor sua metodologia de pesquisa e a fundamentação teórica da pesquisa, evitando o plágio e a imitação entre os autores.
	
	D
	O artigo científico deve expressar a opinião pessoal do autor, uma vez que esse tipo de texto ambiciona levar a verdade aos outros membros da comunidade científica.
	
	E
	A principal característica de um artigo científico é a ausência de referências bibliográficas, pois esse tipo de informação polui e empobrece o texto.
 
Questão 4/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Quem não tem oportunidade de ler e escrever não pode aprender a ler e escrever. E o que lemos e escrevemos são textos, não frases soltas".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. Curitiba: InterSaberes, 2012, p.68.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação aos fatores de textualidade, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Servem como instrumento metodológico que ajuda a definir o que seja um texto e suas qualidades.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque "[...] o que chama de fatores de textualidade, oferecendo um bom instrumento metodológico para que possamos definir o que seja um texto e avaliar a sua qualidade, isto é, dizer se é ou não um bom texto". (livro-base, p. 69)
	
	B
	Os fatores de textualidade determinam quantas linhas tem um texto.
	
	C
	Os fatores de textualidade são elementos gramaticais.
	
	D
	Os fatores de textualidade são os sinais de pontuação.
	
	E
	Para cada texto, existem fatores de textualidade diferentes.
Questão 5/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a citação:
"Podemos afirmar, em suma, que os integrantes de grupos sociais diferentes falam de formas diferentes e não deficientes".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizete, Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, Curitiba: Editora InterSaberes, 2012, p. 29.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, em relação ao preconceito linguístico, assinale a alternativa correta.
Nota: 10.0
	
	A
	Ninguém deve ser rotulado por causa do seu jeito de falar, seja qual ele for.
Você acertou!
Comentário:  "Reconhecemos e identificamos as pessoas por suas formas de falar. Rotulá-las em razão disso, porém, é preconceito". (livro-base p. 29)
	
	B
	Só as pessoas que frequentaram a escola sabem falar.
	
	C
	Quem vai à escola sofre preconceitos, mas não por causa da língua.
	
	D
	Os menos favorecidos têm preguiça de aprender.
	
	E
	As escolas ensinam a língua certa e trata a todos sem preconceito.
Questão 6/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia a seguinte citação.
“[...] qualquer forma de interação verbal só pode ser concretizada em textos orais ou escritos. Da situação mais prosaica à mais formal e elaborada, em todas as relações sociais que aí se estabelecem estão presentes os textos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horário de Gois. Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior. Curitiba: Intersaberes, 2012, p. 95.
De acordo com os conteúdos do livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, assinale a alternativa que apresenta duas características da produção do gênero textual depoimento.
Nota: 10.0
	
	A
	Produzido pela escrita e transcrito oralmente.
	
	B
	Produzido textualmente e exposto oralmente.
	
	C
	Transformado textualmente e anotado oralmente.
	
	D
	Declarado por meio da escrita e anotado oralmente.
	
	E
	Produzido oralmente e transcrito na foram de texto escrito. 
Você acertou!
A alternativa está correta, pois “[...] [O] gênero textual que chamamos de depoimento [...], que é produzido oralmente, está inserido em um evento de linguagem que ultrapassa os limites do depoimento oral. Enquanto depõem os parentes e os vizinhos, existe um escrivão que transcreve as declarações feitas por essas pessoas, as quais, por sua vez, devem ler o depoimento transcrito e assiná-lo, transformando essas peças escritas em documentos.”(Livro-base, p. 96-97)
Questão 7/10 - Escrita e Produção de Textos
Analise a citação a seguir: 
“No caso específico de uma resenha, podemos afirmar que ela pode assumir diferentes configurações em conformidade com o conteúdo e a forma da obra analisada, com a qual está em relação direta”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HARTMANN, Schirley Horácio de Gois; SANTAROSA, Sebastião Donizet. Práticas de escrita para o letramento no ensino superior. [Livro eletrônico] Curitiba: Intersaberes, 2012. p. 172  .
 
Considerado a citação anterior sobre resenhas e, tomando como base os conteúdos apresentados no livro-base Práticas de Escrita para o Letramento no Ensino Superior, a respeito da presença de críticas negativas em uma resenha, é correto
afirmar que:
Nota: 10.0
	
	A
	Críticas negativas devem ser evitadas, em respeito ao autor do texto original do texto.
	
	B
	Caso haja a necessidade de pontuar algo negativo, a crítica deverá ser feita com objetividade e dirigidas à obra em si.
Você acertou!
Comentário: “Quanto ao teor crítico da resenha, é preciso ter em mente que, embora deixe transparecer a subjetividade do autor, ele não pode esquecer que sua avaliação se dirige à obra, e não à pessoa do autor, e que em seu texto deve prevalecer o tom objetivo, e não emocional” (livro-base, p. 173-174).
	
	C
	Se houver a necessidade de críticas negativas, essas deverão ser dirigidas ao autor do texto original da obra.
	
	D
	A fim de não ofender o autor do texto original, as críticas negativas devem ser atenuadas por meio de eufemismos.
	
	E
	A fim de ofender o autor do texto original, as críticas negativas  devem ser escritas sem eufemismos.
Questão 8/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Entre sociedade e língua, de fato, não há uma relação de mera causalidade. Desde que nascemos, um mundo de signos linguísticos nos cerca, e suas inúmeras possibilidades comunicativas começam a tornar-se reais [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, está disponível em; PRETTI. D. Sociolinguística: Os Níveis De Fala. São Paulo: EDUSP. 2003. p.11
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, a constituição da linguagem e a nossa constituição como sujeitos são:
Nota: 10.0
	
	A
	dissociadas uma da outra.
	
	B
	historicamente vinculadas uma à outra.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque " [...] nossa constituição como sujeitos também está vinculada ao processo histórico de constituição da linguagem: O sujeito se constitui como tal à medida que interage com os outros" (Livro-base. p. 19).
	
	C
	independentes uma da outra.
	
	D
	relacionadas como causa e consequência uma da outra.
	
	E
	antagônicas, pois uma se opõe à outra.
Questão 9/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir: 
"Além disso, advogamos a existência de variação de gênero de modo análogo à variação dialetal, reafirmando a interpenetração entre oralidade e escrita. A hipótese é a de que essa relação se dê sem quebras [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler integralmente esse texto, ele está em: FLORES. O.; SILVA. M. R. da. Da Oralidade à Escrita: uma busca da mediação multicultural e plurilinguística. Canoas:  Ulbra. 2005. P. 24.
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Práticas de escrita para o letramento no ensino superior, podemos afirmar que os gêneros textuais são definidos com base em critérios...
Nota: 10.0
	
	A
	estruturais e de grau de formalidade
	
	B
	sociocomunicativos e funcionais.
Você acertou!
Esta é a resposta correta porque os gêneros "[...] se definem fundamentalmente com base em critérios sociocomunicativos e funcionais. Isso significa que não são os aspectos formais (estruturais ou linguísticos) elementos suficientes para caracterizar um gênero." (Livro-base, p. 105).
	
	C
	sociocomunicativos e gramaticais
	
	D
	gramaticais e funcionais
	
	E
	estruturais e funcionais.
Questão 10/10 - Escrita e Produção de Textos
Leia o fragmento de texto a seguir:
“(o artigo científico) é um texto produzido com a finalidade de registrar os resultados de uma pesquisa realizada, comunicando-a à comunidade científica, com o fim de fazer avançar a discussão acerca de temas de um determinado campo de estudo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, C.de M. Como Redigir e Apresentar um Trabalho Científico. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2011. p. 204.
 
De acordo com os conteúdos abordados nas aulas e no livro-base Prática de escrita para o letramento no ensino superior, sobre o conhecimento científico, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	O conhecimento científico e o conhecimento religioso são idênticos, pois ambos são pautados pela fé.
	
	B
	O conhecimento científico é imutável e não pode ser questionado por quem quer que seja.
 
	
	C
	Embora seja provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento.
Você acertou!
A questão está correta, pois “Embora seja, por natureza, provisório, o conhecimento científico goza de maior confiabilidade social do que outras formas de conhecimento. Isso se deve ao rigor com que é tratado durante os processos de produção e de validação.” (livro-base, 205-206)
 
	
	D
	São as interações pelas redes sociais que validam, ou não, o conhecimento científico.
	
	E
	O texto científico, por sua natureza subjetiva, pode perfeitamente ser organizado como um poema, uma crônica ou um artigo de jornal, pois o que importa é o conteúdo e não a forma.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais