A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
ATIVIDADE 3

Pré-visualização | Página 1 de 1

Leia o texto e, depois, responda a questão abaixo.
O etnocentrismo é o ato de pôr uma cultura, nacionalidade, raça, religião no centro de tudo, ou seja, como se fosse a única, e como se fosse a melhor de todas em relação às outras. O etnocentrismo é praticado tanto individualmente como coletivamente. Acontece que o etnocentrismo não é nada saudável, pois engendra consequências como o racismo e a discriminação, e às vezes chega ao extremo, levando pessoas etnocêntricas a matarem outras por serem diferentes. [...] pode levar a atrocidades e massacres, assim como as atitudes de Hitler que perseguiu, discriminou e dizimou milhões de judeus apenas por achar sua raça melhor. Outro exemplo de etnocentrismo, é da religião católica na Idade Média, que se colocava como centro de tudo e quem não os seguissem eram capturados e mortos. Ninguém sai ganhando por ser etnocêntrico, seja uma pessoa ou até mesmo um povo. Por descriminarem outras culturas, acabam se isolando no seu ‘’mundo’’ e perdendo a oportunidade de conhecer algo diferente e aprender algo novo.
HERCULANO, Gabriel. Etnocentrismo e suas consequências. SCRIBD, 2019. Disponível em: < https://pt.scribd.com/doc/127699335/Etnocentrismo-e-suas-consequencias>. Acesso em: 24 de jun. de 2019 (adaptado).
 Identifique situações de etnocentrismo e/ou relativismo cultural nas relações cotidianas. Associe essas questões do dia a dia às questões históricas mencionadas no texto.
O etnocentrismo trata-se de uma avaliação pautada em juízos de valor daquilo que é considerado diferente, ou seja, desprezar as diferenças culturais existentes. Como foi apontado no texto desta questão, este tipo de “fanatismo” prejudicaria outras culturas pois poderia aumentar a discriminação e a intolerância, pelo simples motivo de se achar superiores ou de pensar que a sua cultura é a correta ou melhor sobre qualquer outra. No meu ponto de vista, o etnocentrismo julgaria julgado como ruim ou errado. Por exemplo, uma visão preconceituosa em achar que todos os moradores de uma favela são ladrões ou até mesmo os políticos, digo isso até mesmo na nossa cultura que está enraizada em que não se discute política e religião, seria um etnocentrismo? Acredito que sim. Estes são apenas alguns dentre vários outros exemplos que ilustram as diferenças culturais nos mais diversos aspectos.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.