Buscar

A3 - Mecanismos Básicos de Agressão e Defesa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Por várias décadas o sarampo foi considerado uma das maiores causas de mortes infantis no Brasil. Em 1968, a doença passou a ser considerada de notificação compulsória, após serem registrados 129.942 casos. Contudo, segundo informações do Ministério da Saúde, após esforços nos três níveis de atenção à saúde, esse quadro foi revertido.
Em notícia publicada em 2014 pelo Instituto de Tecnologia de Bio-Manguinhos, o consultor científico na época, Reinaldo Menezes, explicou que o sarampo é uma doença infectocontagiosa aguda e transmissível por via respiratória, com alta carga de contágio para quem ainda não teve a enfermidade ou não foi vacinado. Menezes ressaltou, ainda, que o diagnóstico, feito por exames clínicos e laboratoriais, é necessário para a pesquisa dos casos: “Faz-se um exame sorológico, que indica que a pessoa adquiriu sarampo há pouco tempo. Como não há tratamento, apenas medicações paliativas, a vacinação é fundamental”, destacou o consultor.
MUDANDO a história: parcerias alteraram a situação do sarampo no país. Ministério da Saúde, Bio-Manguinhos/FIOCRUZ, Rio de Janeiro, 16 set. 2014. Disponível em: https://www.bio.fiocruz.br/index.php/noticias/811-mudando-a-historia-parcerias-alteraram-a-situacao-do-sarampo-no-pais. Acesso em: 8 jan. 2020.
Já em 2019, Mariana Alvim, em matéria publicada na BBC Brasil de São Paulo, comentou que “[…] o mundo está vivendo um surto preocupante de sarampo, e o Brasil faz parte do grupo dos 10 países que são os maiores responsáveis por essa guinada de 2017 para 2018” (ALVIM, 2019, online).
ALVIM, M. Sarampo no Brasil tem avanço preocupante, alerta Unicef. BBC Brasil, São Paulo, 28 fev. 2019. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/geral-47410826. Acesso em: 18 jan. 2020.
Nesse texto, chama a atenção o fato de que, se, por um lado, há o acréscimo do número de casos de sarampo no Brasil, por outro, o número da cobertura vacinal no país reduziu. Com base em dados do Programa Nacional de Imunizações (PNI), desde 2015 o percentual da população imunizada com a tríplice viral (para prevenir o sarampo, a caxumba e a rubéola) caiu significativamente. O percentual dos brasileiros vacinados com ela, assim, reduziu de 96% em 2015 para 85,2% em 2017.
Com base nesse assunto, crie um texto dissertativo explicando a importância do PNI para a população, bem como o tipo de imunização que ocorre com o uso de uma vacina no organismo. Considere as seguintes questões: trata-se de reposta imune inata ou adaptativa? Humoral ou celular? Ativa ou passiva? Por fim, explique qual é o tipo de vacina utilizada contra o sarampo.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI), é um programa que foi criado em 1973 com o intuito em manter o controle de todas as doenças que podem ser erradicadas ou controladas com a utilização do uso da vacina. O programa busca a inclusão social, assistindo todas as pessoas, em todo o país e sem distinção de qualquer natureza. E disponibiliza todas as vacinas nos postos de saúde ou com as equipes de vacinação, cujo empenho permite levar a imunização mesmo nos locais de difícil acesso.
A vacinação é tão importante para a saúde da população que, logo ao nascer, as crianças já recebem duas vacinas, ainda na maternidade. São elas: BCG, que protege contra a tuberculose, e a vacina contra a Hepatite B. E o tipo de imunização que ocorre com o uso da vacina, é a imunização ativa, pois ela basicamente induz o sistema imune a produzir anticorpos.
A vacina é um processo de manipulação da resposta imune adaptativa. Ela estimula mecanismos mais eficazes em defesa do organismo humano contra agentes infecciosos e bacterianos, e consiste na proteção do corpo por meio de resistência às doenças que atingiram. Elas são compostas por substâncias e microrganismos atenuados, inativos ou subunitárias, que são introduzidos no organismo onde estimula uma reação do sistema imunológico quando está em contato com um agente causador de doenças.
O sarampo é uma doença prevenível através de vacinação. A vacina do sarampo é composta por vírus vivo atenuado, ou seja, resposta imune adaptativa humoral, onde ocorre a formação dos anticorpos, já a celular é necessária para a recuperação da célula de memória. Possui imunização ativa, onde gera imunidade protetora e memória imunológica.
Existe dois tipos de vacinas para o sarampo: Tríplice Viral (SCR), que se trata de uma vacina contendo vírus vivos atenuados contra o sarampo, caxumba e rubéola. E a Treta Viral (SCRV), que se trata de uma vacina contendo vírus vivos atenuados contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela (catapora).
O acesso ao saneamento básico e as vacinas, são o meio mais efetivo em reduzir e se prevenir das doenças infecciosas. Portanto todos devem ser orientados a entender valorizar a importância de fazer o uso das vacinas, pois a saúde é o bem mais precioso.

Outros materiais