A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
DIREITOS HUMANOS

Pré-visualização | Página 2 de 42

dos direitos humanos tem início com a elaboração das doutrinas juscontratualistas de Hobbes, Locke e Rousseau.
	
	
	A fixação de direitos sociais prestacionais ocorre na fase de afirmação filosófica dos direitos naturais a partir da obra de Hobbes.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Qual das assertivas abaixo melhor define a imprescritibilidade como característica dos Direitos Humanos?
	
	
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos nascem, modificam-se e desaparecem. Eles apareceram com a revolução burguesa e evoluem, ampliam-se, com o correr dos tempos.
	
	
	Em razão da imprescritibilidade os Direitos Humanos são sempre exercíveis e exercidos, não há intercorrência temporal de não exercício que fundamente a perda da exigibilidade por decurso temporal.
	
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se universais, inegociáveis porque a ordem constitucional os confere a todos os indivíduos.
	
	
	Em razão da imprescritibilidade alguns dos Direitos Humanos podem até não ser exercidos, pode-se deixar de exercê-los, mas não se admite sejam renunciados.
	
	
	Com a imprescritibilidade os Direitos Humanos tornam-se intransferíveis, inegociáveis, porque não são de conteúdo econômico-patrimonial. Se a ordem constitucional os confere a todos, deles não se pode desfazer, porque são indisponíveis.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A trajetória histórica dos direitos humanos pode ser sistematizada segundo as formulações filosóficas que embasaram sua construção teórica. Inicialmente, teve grande importância no pensamento dos filósofos gregos: Na Grécia antiga do século V a. C., podemos destacar dois pensadores que muito contribuíram com seus escritos para a trajetória dos direitos humanos, são eles:
	
	
	
	Aristóteles e Sófocles.
	
	
	Protágoras e Aristóteles.
	
	
	Aristóteles e Platão.
	
	
	Protágoras e Sófocles.
	
	
	Protágoras e Platão.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Sobre a afirmação histórica dos direitos do homem, dos direitos fundamentais e dos direitos humanos, assinale a opção correta:
	
	
	
	A Constituição Mexicana de 1917 e a Constituição de Weimar de 1919 são marcos da afirmação dos direitos fundamentais de primeira dimensão.
	
	
	A fase do Estado Social caracteriza-se pela vitória da proposta econômica liberal, através do triunfo dos direitos individuais, cuja efetivação, em princípio, não exige qualquer interferência do Estado.
	
	
	A consagração dos direitos individuais nos primeiros documentos constitucionais solenes simboliza a transição entre as fases de reconhecimento dos direitos do homem em direitos fundamentais.
	
	
	O fenômeno da internacionalização dos Direitos Humanos tem origem após a Primeira Guerra Mundial, com a criação da Liga das Nações.
	
	
	Um dos efeitos do embate ideológico do pós-Segunda Guerra, no desenvolvimento do Direito Internacional dos Direitos Humanos, foi a cisão dos direitos civis e políticos em relação aos direitos econômicos, sociais e culturais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Os Direitos Humanos, tecnicamente considerados como direitos humanos fundamentais, ditos de primeira geração, investidos do caráter internacional, encontram-se elencados na ¿Declaração Universal dos Direitos Humanos¿ e gozam de destacada posição na hierarquia do ordenamento jurídico, apresentando características que elevam seu poder e seu âmbito de atuação. Porque podemos afirma que os direitos humanos são inalienáveis?
	
	
	
	por não existe possibilidade de transferência, a qualquer título, desses direitos;
	
	
	porque a Administração Pública deve criar mecanismos coercitivos aptos a efetivação dos direitos fundamentais;
	
	
	por alcançarem a todos os seres humanos indistintamente; nesse sentido fala-se em ¿Sistema Global de Proteção de Direitos Humanos¿;
	
	
	por  apresentarem natureza histórica, advindo do Cristianismo, superando diversas revoluções até chegarem aos dias atuais;
	
	
	por não serem absolutos, sofrendo restrições nos momentos constitucionais de crise (Estado de Sítio) e também frente a interesses ou direitos que, acaso confrontados, sejam mais importantes (Princípio da Ponderação).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A Constituição Federal de 1988, trouxe em seu Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	
	
	Direitos políticos: permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	
	
	Direitos individuais e coletivos: São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Parte da doutrina faz distinção entre os conceitos atribuídos ao termo -direitos do homem- e -direitos humanos. Com relação ao conceito, podemos afirmar que
	
	
	
	a expressão direitos do homem pode ser associada a uma visão normativa positiva na esfera do direito internacional.
	
	
	a expressão direitos do homem deve ser compreendida como direitos historicamente não positivados, logo, naturais.
	
	
	a expressão direitos humanos deve ser interpretada no sentido de direitos naturais ainda não positivados.
	
	
	a expressão direitos do homem pode ser associada a uma concepção positiva na esfera do direito interno.
	
	
	a expressão direitos do homem refere-se aos direitos normatizados na esfera dos tratados e pactos internacionais.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Com relação à fase de afirmação dos direitos naturais, marque a resposta correta. O pacto de consentimento de John Locke pode ser associado à:
	
	
	
	busca da igualdade material e ao Estado de Bem-Estar Social
	
	
	prevalência do Welfare State em detrimento do Estado Mínimo
	
	
	busca da proteção dos hipossuficientes e da intervenção estatal nas relações privadas.
	
	
	proteção dos direitos sociais e primazia do Estado sobre as liberdades individuais
	
	
	garantia do direito de resistência e ao Estado liberal
		1.
		        A civilização humana, desde os seus primórdios, até o período atual, passou por inúmeras fases, cada uma com suas peculiaridades, com seus pontos negativos e positivos, de modo que as evoluções científicas, tecnológicas, políticas, econômicas, sociais e jurídicas são muitas vezes lentas e graduais. A evolução histórica dos direitos inerentes à pessoa humana também é lenta e gradual. Não são reconhecidos ou construídos todos de uma vez, mas sim conforme a própria experiência da vida humana em sociedade, por isto é de extrema importância, para entender seu significado atual compreender como eles foram observados em eras passadas para eliminar os erros e aperfeiçoar os acertos.
Discute-se

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.