A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
DIREITOS HUMANOS

Pré-visualização | Página 6 de 42

Título II, os Direitos e Garantias Fundamentais, subdivididos em cinco capítulos. Assinale a opção correta:
	
	
	
	Direitos individuais e coletivos: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
	
	
	Direitos transindividuais e coletivos: estão previstos no Art. 5º, da CRFB/88. São os direitos ligados ao conceito de pessoa humana e à sua personalidade, tais como à vida, à igualdade, à dignidade, à segurança, à honra, à liberdade e à propriedade.
	
	
	Direito à nacionalidade: vincula juridicamente o indivíduo ao Município.
	
	
	Direitos políticos: São direitos individuais, que permitem ao indivíduo exercer restritamente sua cidadania, participando de forma ativa dos negócios políticos do Estado.
	
	
	Direitos sociais: são referentes à educação, saúde, trabalho, previdência social, lazer, segurança, proteção à maternidade e à infância e assistência aos desamparados. Sua finalidade é a melhoria das condições de vida dos menos favorecidos, concretizando assim, a igualdade social.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O sistema brasileiro dos direitos fundamentais é dinâmico e aberto, voltado nitidamente para a proteção da dignidade da pessoa humana. Assim sendo, assinale a única alternativa que se coaduna com tal sistema:
	
	
	
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não podem ser implícitos, pois, devem ser positivados no texto constitucional
	
	
	Os direitos coletivos e difusos não fazem parte do rol jusfundamental do cidadão brasileiro.
	
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão dispostos no rol taxativo do art. 5º e do título II da Constituição Federal
	
	
	De acordo com a concepção brasileira, os direitos fundamentais estão no rol taxativo dos direitos positivados ao longo da Constituição
	
	
	Os direitos fundamentais previstos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime, dos princípios adotados pela Constituição, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte (art. 5º, § 2º).
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As Convenções Internacionais contra o genocídio, a tortura, a discriminação racial, a discriminação contra as mulheres e a violação dos direitos das crianças são exemplos de:
	
	
	
	sistema nacional de proteção dos direitos humanos
	
	
	sistema único de proteção dos direitos humanos de alcance períodico.
	
	
	sistema estatal de proteção dos direitos humanos
	
	
	sistema regional de proteção dos direitos humanos
	
	
	sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance global
		1.
		São direitos fundamentais de segunda dimensão:
	
	
	
	direitos de titularidade transindividual
	
	
	direitos negativos e absenteístas
	
	
	direitos coletivos e difusos
	
	
	direitos civis e de participação política
	
	
	direitos sociais, econômicos, culturais e trabalhistas
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Sobre os direitos fundamentais e suas dimensões, analise as afirmações e marque a alternativa CORRETA:
	
	
	
	d) Direitos fundamentais de primeira e segunda geração foram contemplados, pela primeira vez, na Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão, de 1789, na França.
	
	
	b) Os direitos fundamentais de segunda dimensão possuem um viés promoção da fraternidade e da integração entre os povos, sendo algumas de suas expressões o direito à paz e ao meio ambiente sadio.
	
	
	e) A evolução das dimensões dos direitos fundamentais conduz à substituição de direitos, em decorrência do atingimento de novos estágios de proteção.
	
	
	a) Os direitos fundamentais de primeira dimensão são predominantemente diretos negativos de não intervenção do Estado no domínio privado. Em regra, não demandam ações estatais positivas para a sua concretização.
	
	
	c) Os direitos fundamentais de terceira dimensão podem ser considerados como direitos da igualdade, a exemplo dos direitos à educação e à saúde.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Analise as afirmativas abaixo: I  As dimensões dos direitos fundamentais são estáveis, não se admitindo o aparecimento de novas gerações com o passar do tempo. II  A divisão em gerações revela o momento histórico de surgimento de determinado grupo de direitos fundamentais, e não sua importância. III  Os direitos de primeira geração são geralmente descritos como direitos de defesa ou negativos. Estão corretas:
	
	
	
	III
	
	
	I e III
	
	
	I e II
	
	
	II e III
	
	
	I, II e III
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São direitos fundamentais de primeira dimensão:
	
	
	
	direitos sociais e econômicos
	
	
	direitos civis e políticos
	
	
	direitos de titularidade transindividual
	
	
	direitos coletivos e difusos
	
	
	direitos estatais prestacionais
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Organização dos Estados Americanos é o mais antigo organismo regional do mundo. A sua origem remonta à Primeira Conferência Internacional Americana, realizada em Washington - D.C., nos EUA, de outubro de 1889 a abril de 1890, dando início dessarte ao Sistema Interamericano,
Diante de tal fragmento, aponte a única altermnativa que não se coaduna com a Organização dos Estados Americanos:
	
	
	
	é o fórum hemisférico de caráter político integrado por todos os países das Américas que, em condições de igualdade e de maneira interdependente, dentre outros, fortalece a democracia e promove e protege os direitos humanos.
	
	
	estabelece como propósitos mandatórios, dentre outros, a garantia da conduta moral, a segurança continental, a consolidação da democracia representativa e o respeito ao princípio da não intervenção política.
	
	
	congrega Estados independentes do continente americano (Américas do Norte, Central , do Sul e Caribe).
	
	
	trata-se de uma ordem de paz e de justiça, para promover sua solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência.
	
	
	é o principal fórum governamental político, jurídico e social do hemisfério, não admitindo por isso mesmo o status de observador permanente a outros Estados situados fora do continente americano.
	
Explicação:
A OEA concedeu o status de observador permanente a 69 Estados e à União Europeia (EU).
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Com relação à proteção internacional dos direitos humanos, analise as assertivas abaixo e assinale a resposta CORRETA:
I - O sistema europeu de proteção dos direitos humanos, que tem como fundamento a Convenção Européia dos Direitos Humanos, assinada em 1950 e vigente a partir de 1953, é um exemplo típico do sistema universal de proteção dos direitos humanos de alcance geral.
II - A era Hitler foi marcada pela lógica da destruição e da descartabilidade da pessoa humana, que resultou no extermínio de 11 milhões de pessoas. O legado do nazismo foi condicionar a titularidade de direitos, ou seja a condição de sujeito de direitos, à pertinência a determinada raça - a raça pura ariana.
	
	
	
	as duas assertivas são falsas
	
	
	a assertiva I é falsa e a assertiva II é verdadeira
	
	
	a assertiva I é verdadeira e a assertiva II é falsa
	
	
	a assertiva I é falsa, porém justifica a assertiva II
	
	
	ambas assertivas são verdadeiras
	
Explicação:
O sistema é europeu, portanto, tem valor somente na Europa. 
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Aristóteles, responsável pela fundação da lógica formal e do direito em princípios éticos, cria a justiça distributiva que admite direitos do indivíduo frente ao Estado, afirmando que cada um deve receber honras e bens segundo seus méritos.
Neste momento já havia a completa formação embrionária da ideia de liberdade do homem juntamente com a sujeição

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.