A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
DIREITOS HUMANOS

Pré-visualização | Página 7 de 42

do Estado às leis, apesar de no Estado grego não haver garantia de grandes liberdades ao indivíduo frente ao Estado, sendo que a aplicação do direito só começou a ser aprimorada com os romanos que herdaram a concepção filosófica grega, porém estando mais preocupados com a distinção entre justo e lícito, desenvolvendo brilhantes concepções como o:
- Jius civile (direitos entre cidadãos romanos),
- Jius naturale (direitos dos cidadãos romanos, como a vida),
- Jius gentium (direitos que disciplinam as relações entre os romanos e os estrangeiros).
 
Contudo, apesar dos avanços demonstrados na aplicação do direito, em nenhum momento o mecanismo judicial se estruturou no sentido de garantir a pessoa contra a vontade do imperador. 
Com relação ao habeas corpus no direito pátrio, assinale a opção ERRADA.
	
	
	
	Podemos afirmar que o Habeas corpus situa-se entre os direitos fundamentais do homem, devido ao fato de tutelar o direito de ir, vir e ficar, ou seja, o respeito à liberdade física de locomoção do indivíduo perante não só as autoridades, mas perante também os membros de uma sociedade como um todo.
	
	
	Foi com a Constituição dos Estados Unidos do Brasil de 1891, que o Habeas corpus se constitucionalizou: Dar-se à Habeas corpus sempre que o indivíduo sofrer o se achar em iminente perigo de sofrer violência ou coação por ilegalidade ou abuso de poder.
	
	
	Inspirada em espírito liberal, a nossa Constituição de 1824 previa o instituto do Habeas corpus como meio de recuperar toda e qualquer forma de liberdade. Foi com o habeas corpus que o direito individual encontrou sua maior proteção.
	
	
	Não estava previsto formalmente o Habeas Corpus na Constituição de 1824, devido ao fato do diploma legal supracitado ter sido realizado visando atender a interesses políticos do Imperador e de uma elite latifundiária, a vontade do Imperador imperava acima das leis devido ao poder moderador, e também naquela época não existia uma justiça tão estrutura como temos hoje.
	
	
	Tanto no Brasil, como em vários países do mundo, podemos chegar a uma definição pacífica do habeas corpus, consagrado, garantia constitucional que tem por escopo proteger o direito de locomoção do indivíduo em última razão.
	
Explicação:
habeas corpus
 
1. ação judicial com o objetivo de proteger o direito de liberdade de locomoção lesado ou ameaçado por ato abusivo de autoridade.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A maior parte da doutrina aponta a Constituição mexicana de 1917 e em especial a de Weimar de 1919 na Alemanha como marcos de inovação na ordem constitucional no que diz aos direitos de
	
	
	
	Segunda Geração ou Dimensão.
		1.
		Com relação às dimensões dos direitos fundamentais, considere as seguintes assertivas e assinale a resposta correta: I ¿ A Constituição de 1988 não reconhece a segunda dimensão dos direitos fundamentais. II - A segunda dimensão dos direitos fundamentais não tem nenhuma eficácia. III ¿ A primeira dimensão dos direitos fundamentais se vincula ao paradigma da liberdade. IV ¿ Os direitos fundamentais de terceira dimensão são direitos individuais atrelados à igualdade formal. Somente é CORRETO o que se afirma em:
	
	
	
	I, III e IV.
	
	
	I e III.
	
	
	III e IV.
	
	
	III.
	
	
	II e III.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		No constitucionalismo brasileiro, são direitos sociais fundamentais, EXCETO:
	
	
	
	saúde,
	
	
	educação,
	
	
	livre concorrência.
	
	
	trabalho e moradia
	
	
	alimentação,
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Acerca dos direitos fundamentais de primeira dimensão, pode-se afirmar que são:
	
	
	
	direitos individuais que visam facilitar e promover a intervenção do Estado nas relações privadas.
	
	
	direitos culturais que visam a alcançar a igualdade material.
	
	
	direitos prestacionais que visam garantir a dignidade da pessoa.
	
	
	direitos econômicos que visam à realização da igualdade material.
	
	
	direitos negativos de defesa que visam garantir aspectos que se relacionam com a liberdade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São características do Estado Liberal acoplado à primeira dimensão dos direitos fundamentais:
	
	
	
	Busca da Igualdade material
	
	
	Garantia de vida digna para todos e direitos positivos
	
	
	Proteção dos hipossuficientes e direito dos trabalhadores
	
	
	Liberdade por intermédio do Estado
	
	
	Busca da igualdade formal e das liberdades individuais
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O rol dos direitos fundamentais pautado apenas nos direitos civis e políticos não teve o condão de garantir a dignidade da pessoa humana, ainda que em sua expressão mínima. Com efeito, os importantes avanços da democracia liberal, a igualdade formal perante a lei, a garantia dos direitos civis e políticos, a separação de poderes como meio de limitar o arbítrio estatal e muitos outros, não foram capazes de criar condições mínimas indispensáveis ao efetivo gozo dos direitos fundamentais. Tal incapacidade motivou à fixação de uma nova categoria de direitos fundamentais. Que geração ou gerações de direitos fundamentais teria(m) sido reconhecida(s) e declarada(s)?
	
	
	
	Segunda Geração.
	
	
	Quinta Geração.
	
	
	Terceira Geração.
	
	
	Quarta Geração e Quarta Geração.
	
	
	Segunda e Terceira Geração.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Os direitos fundamentais ligados à igualdade, consubstanciados em um direito a prestações por parte do Estado se caracterizam como :
	
	
	
	Direitos de terceira dimensão.
	
	
	Direitos de primeira dimensão.
	
	
	Direitos de primeira e terceira dimensões.
	
	
	Direitos de segunda dimensão.
	
	
	Direitos de quarta dimensão.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A terceira geração ou dimensão dos direitos fundamentais também é conhecida como a dimensão dos direitos de fraternidade e de solidariedade, na medida em que a titularidade dos direitos transcende o homem-indivíduo para alcançar determinados grupos humanos. São direitos de terceira geração ou dimensão:
	
	
	
	vida e igualdade.
	
	
	meio ambiente e consumidor;
	
	
	segurança e vida.
	
	
	igualdade e meio ambiente.
	
	
	propriedade privada e consumidor.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Podemos associar os direitos de quinta geração ou dimensão a
	
	
	
	Igualdade.
	
	
	Fraternidade.
	
	
	Liberdade.
	
	
	Democracia.
	
	
	Realidade virtual.
		1.
		Com relação à teoria dos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	O catálogo completo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro consta expressamente no art. 5º da Constituição Federal, que versa sobre os direitos individuais e coletivos.
	
	
	Afirma-se que a Constituição da República de 1988 em vigor é compromissória, na medida em que consagra apenas os valores da democracia liberal.
	
	
	Os direitos fundamentais de primeira dimensão se voltam precipuamente para a busca da igualdade formal e para a garantia das liberdades individuais.
	
	
	Os direitos fundamentais de primeira, segunda e terceira gerações como são conhecidos, sucederam-se, historicamente, sendo certo afirmar que atualmente vigora apenas a terceira geração de direitos.
	
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais e do Estado liberal de Direito promovem buscam tratar desigualmente os desiguais na medida da sua desigualdade.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A terminologia - gerações de direitos fundamentais - é bastante controversa na esfera doutrinária, uma vez que projeta implicitamente a ideia de que uma geração supera a outra, o que evidentemente não é verdade. Uma geração não é substituída pela outra, mas, sim, complementa a outra; eis a razão pela qual diversos autores preferem usar a expressão dimensões dos

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.