A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
DIREITOS HUMANOS

Pré-visualização | Página 8 de 42

direitos fundamentais, no lugar de gerações de direitos. Segundo a doutrina e o material de aula, os direitos de primeira geração são
	
	
	
	são os relacionados ao desenvolvimento ou progresso, ao meio ambiente, à autodeterminação dos povos, bem como ao direito de propriedade sobre o patrimônio comum da humanidade e ao direito de comunicação.
	
	
	os direitos fundamentais associados ao valor liberdade, são os direitos civis e políticos. São direitos individuais com caráter negativo por exigirem diretamente uma abstenção do Estado.
	
	
	os direitos individuais e sociais, e exigem uma abstenção do Estado.
	
	
	São direitos transindividuais, destinados à proteção do gênero humano.
	
	
	os direitos sociais, econômicos e culturais. São direitos de titularidade coletiva e com caráter positivo, pois exigem atuações do Estado.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São direitos fundamentais de segunda dimensão do Estado Social de Direito (Welfare State):
	
	
	
	Direito à vida e direito absoluto à propriedade
	
	
	Livre iniciativa e livre concorrência
	
	
	Liberdade de expressão e liberdade de ir e vir
	
	
	Direito dos trabalhadores e proteção dos hipossuficientes
	
	
	Direito absoluto à propriedade e igualdade formal perante a lei
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Considerando o que a doutrina majoritária dispõe sobre o desenvolvimento e conquista dos direitos humanos, pode-se afirmar que esse desenvolvimento histórico, classificado por gerações/dimensões de direitos, pode ser, cronologicamente, assim representado:
	
	
	
	Liberdades positivas, liberdades negativas e direitos sociais;
	
	
	Direitos individuais; direitos coletivos e direitos sociais;
	
	
	Direitos individuais, direitos coletivos e liberdades negativas;
	
	
	Direitos sociais; direitos de liberdade e direitos da fraternidade;
	
	
	Direitos de liberdade; direitos sociais e direitos difusos;
	
Explicação: Conforme tipologia clássica, temos três primeiras gerações de direitos humanos divididos da seguinte forma: a) 1ª geração ¿ direitos individuais (liberdades públicas) e direitos políticos; b) 2ª geração ¿ direitos sociais, econômicos e culturais; c) 3ª geração ¿ direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Com relação às dimensões de direitos fundamentais, é CORRETO afirmar que:
	
	
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais visa a combater o déficit econômico-social dos hipossuficientes, buscando alcançar a igualdade material.
	
	
	São características próprias da segunda dimensão dos direitos fundamentais a igualdade formal perante a lei e a ideia de estatalidade mínima e absenteísta.
	
	
	Sob a égide do Estado liberal, predomina a valorização dos direitos sociais e trabalhistas
	
	
	Os direitos individuais homogeneos são direitos de primeira dimensão de natureza indivisível, de que sejam titulares pessoas indeterminadas e ligadas por circunstâncias de fato.
	
	
	A primeira dimensão dos direitos fundamentais tem seu eixo constitucional pautado na concepção de estatalidade mínima garantidora da igualdade formal perante a lei e da prevalência da autonomia privada.
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O primeiro modelo de Estado de Direito, na versão liberal, que, com rigor, veio favorecer os interesses da burguesia, a nova classe ascendente, somente surgiu com:
	
	
	
	A Paz de Vestfália de 1648
	
	
	A Revolução francesa de 1789
	
	
	A Constituição de Weimar de 1919
	
	
	O Congresso de Viena de 1815
	
	
	A Constituição do México de 1917
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Com relação aos direitos fundamentais, assinale a alternativa CORRETA:
	
	
	
	Os direitos fundamentais de primeira geração não são mais aplicados hoje em dia
	
	
	Os direitos fundamentais de segunda geração são direitos ligados às liberdades individuais e aos direitos negativos de defesa
	
	
	A expressão dimensões de direitos fundamentais é mais adequada do que gerações, PORQUE há uma relação de complementaridade entre os diferentes direitos reconhecidos ao longo da história.
	
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração se voltam precipuamente para a titularidade individual
	
	
	Plasmada na concepção negativista e minimalista do Estado, a ideologia liberal se atrelou apenas ao catálogo de direitos estatais prestacionais, aí incluída a busca da igualdade material
		
	Gabarito
Comentado
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O descaso para com os problemas sociais, que veio a caracterizar o État Gendarme, associado às pressões decorrentes da industrialização em marcha, o impacto do crescimento demográfico e o agravamento das disparidades no interior da sociedade, tudo isso gerou novas reivindicações, impondo ao Estado um papel ativo na realização da justiça social. O ideal absenteísta do Estado liberal não respondia, satisfatoriamente, às exigências do momento. Uma nova compreensão do relacionamento Estado/sociedade levou os poderes públicos a assumir o dever de operar para que a sociedade lograsse superar as suas angústias estruturais. Daí o progressivo estabelecimento pelos Estados de seguros sociais variados, importando intervenção intensa na vida econômica e a orientação das ações estatais por objetivos de justiça social. Gilmar Ferreira Mendes et al. Curso de direito constitucional. São Paulo: Saraiva, 2007, p. 223 (com adaptações). Esse texto caracteriza, em seu contexto histórico, a
	
	
	
	A quinta dimensão de direitos fundamentais.
	
	
	A terceira dimensão de direitos fundamentais.
	
	
	A primeira dimensão de direitos fundamentais.
	
	
	A quarta dimensão de direitos fundamentais.
	
	
	A segunda dimensão de direitos fundamentais.
		1.
		Marque a alternativa que NÃO está de acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. CONSULPLAN - 2013 - PM-TO - Soldado da Polícia Militar
	
	
	
	Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade.
	
	
	Toda pessoa, vítima de perseguição, tem o direito de procurar e de gozar asilo em outros países. Este direito pode ser invocado mesmo em caso de perseguição legitimamente motivada por crimes de direito comum ou por atos contrários aos propósitos e princípios das Nações Unidas.
	
	
	NRA
	
	
	Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.
	
	
	Toda pessoa tem direito a uma nacionalidade. Ninguém será arbitrariamente privado de sua nacionalidade, nem do direito de mudar de nacionalidade.
	
Explicação:
Toda pessoa tem direito a repouso e lazer, inclusive a limitação razoável das horas de trabalho e férias periódicas remuneradas.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Levando em conta que o artigo 1º. da Constituição Federal estabelece que a dignidade humana é um dos fundamentos do Estado Brasileiro, marque a resposta CORRETA.
	
	
	
	A relação da dignidade humana com os direitos humanos não gera obrigação para o Estado já que a dignidade se resolve no plano da Moral.
	
	
	A dignidade humana por ser um conceito determinado e fechado não admite construção interpretativa.
	
	
	Embora esteja previsto no texto da constitucional, o princípio da dignidade humana por ser um conceito indeterminado não tem obrigatoriedade.
	
	
	A relação da dignidade humana com os direitos humanos gera apenas uma obrigação de caráter negativo para o Estado.
	
	
	O referido dispositivo assinala que o Estado existe em função do cidadão, como instrumento para a garantia e promoção da dignidade das pessoas individual e coletivamente consideradas.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		São características do neoconstitucionalismo e do pós-positivismo, EXCETO:
	
	
	
	aplicação mecânica

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.