A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Introdução às TICs 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Introdução às TICs (BIB04)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:445852) ( peso.:1,50)
	Prova:
	11240011
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A Tecnologia da informação (TI) pode ser compreendida como um conjunto de recursos tecnológicos e computacionais para a geração e uso da informação, ou seja, o conjunto de recursos não humanos que desempenha uma ou mais tarefas de processamento das informações do Sistema de Informação tal como coletar, transmitir, armazenar, recuperar, manipular e exibir dados. Um sistema de informação é baseado em alguns recursos principais. Referente aos principais recursos dos sistemas de informação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Inicialmente, precisa-se de pessoas interessadas no uso dos sistemas de informação para que eles possam existir, sendo o recurso humano um dos recursos primordiais dos sistemas de informação.
(    ) Os recursos dos sistemas de informação são cinco: os recursos de hardware, software, dados, humanos e rede.
(    ) Os principais recursos dos sistemas de informação são quatro: os recursos de hardware, software, rede e dados.
(    ) Os principais recursos dos sistemas de informação são entrada, processamento e saída.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	2.
	Dado é um elemento do sistema de informação que pode ser um caractere ou número, ou seja, qualquer elemento identificado em sua forma bruta que por si só não conduz a uma compreensão de determinado fato ou situação. A partir do dado transformado, o executivo pode ter consigo um elemento de ação. A transformação/processamento destes dados brutos em algo com valor e significado se torna:
	 a)
	Informação.
	 b)
	SIG/EIS.
	 c)
	Sistema.
	 d)
	Conhecimento.
	3.
	Os dados mostram-se como elementos em sua forma bruta, os quais não podem por si só amparar a estruturação necessária para a tomada de ação. Os dados organizados, após se transformarem em informação e apresentados de forma organizada, geram algum conhecimento. Sobre os dados, analise as sentenças a seguir:
I- Dados são correspondências de um atributo, características ou propriedade que, sozinhos, não têm significado.
II- Os dados são representados exclusivamente através de imagem e áudio. 
III- Dado é a menor unidade da informação.
IV- Dado é um elemento do sistema de informação que pode ser um caractere ou um número.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	Os sistemas de informação dão suporte à tomada de decisões, à coordenação e ao controle, bem como auxiliam os gerentes e trabalhadores a analisar problemas, visualizar assuntos complexos e a criar novos produtos. Para que o sistema atenda a essas atividades, é necessário que ele atinja expectativas básicas para ser efetivo. Referente às expectativas que o sistema de informação devem atender, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Atender às necessidades reais dos usuários do sistema. 
(    ) Auxiliar prontamente os fornecedores.
(    ) Estar diretamente alinhado à estratégia de negócio da empresa.
(    ) Focado na experiência e necessidade do fornecedor.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	5.
	Segundo Sordi (2017), uma empresa utiliza coletores de dados, estrategicamente posicionados em suas linhas de produção, indicando as quantidades de peças produzidas e os refugos gerados para cada linha. Análises destes dados são realizadas periodicamente, visando indicar se há atrasos com relação à programação planejada e acionando ações corretivas quando necessário. A análise dos dados capturados da linha de produção, ao longo dos últimos anos, apontou um alto nível de refugo para uma determinada linha, num determinado período do ano. Os projetistas do produto em questão analisaram os dados de produção, confrontando-os com diversos outros dados externos e internos da empresa.  Descobriu-se que a periodicidade do aumento dos refugos coincidia com o período de maior umidade relativa do ar e que os materiais empregados na linha específica eram mais sensíveis a estes níveis de umidade do que se imaginava. Sobre os dados, as informações e os conhecimentos que podem ser identificados no cenário exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) "A quantidade de peças produzidas" e "as linhas de produção" são dados.
(    ) "Há atrasos com relação à programação planejada" e "acionando ações corretivas" são informações.
(    ) "Descobriu-se que a periodicidade do aumento dos refugos coincidia com o período de maior umidade relativa do ar e que os materiais empregados na linha específica eram mais sensíveis a estes níveis de umidade do que se imaginava" é conhecimento.
(    ) "Ações corretivas" é conhecimento.
(    ) "Se há alto nível de refugo para uma determinada linha, num determinado período do ano" é informação e "refugos gerados para cada linha" é dado.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: SORDI, José Osvaldo de. Administração da Informação. Fundamentos e práticas para uma nova gestão do conhecimento. São Paulo: Saraiva, 2017.
	 a)
	F - F - V - V - F.
	 b)
	F - V - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - F - F.
	 d)
	F - F - V - V - V.
	6.
	No mercado atual, cada vez mais é necessário ter capacidade de produzir itens ou prestar serviços de qualidade, além de manter preço baixo e com agilidade. Ademais, a grande concorrência e as inovações tecnológicas otimizaram a rotina das empresas, exigindo que as organizações estejam se beneficiando do uso dos Sistemas de Informação. Para as organizações é necessário compreender as vantagens que os SI sob determinada condição podem trazer para a empresa. Sobre essas vantagens, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Reduzir custos operacionais. 
(    ) Melhorar a qualidade do serviço prestado.
(    ) Centralização das decisões tomadas na organização.
(    ) Aprimorar o acesso às informações com relatórios categorizados e de fácil acesso para seus usuários.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	7.
	Um sistema de informação é um conjunto organizado de elementos, podendo ser pessoas, dados, atividades ou recursos materiais em geral. Estes elementos interagem entre si para processar informação e divulgá-la de forma adequada em função dos objetivos de uma organização.  De forma geral, os sistemas de informação são organizados em três diferentes categorias: a abrangência organizacional, as principais áreas funcionais e o tipo de suporte que os sistemas de informação proporcionam. Referente à abrangência organizacional, analise as sentenças a seguir:
I- Os sistemas de informação pessoal são usados para gerenciar as pessoas em uma organização, apoiando o aumento de produtividade, bem como melhoram a comunicação, a análise e o monitoramento no gerenciamento de registros e atividades profissionais.
II- Os sistemas de informação departamentais tem como objetivo facilitar e monitorar os fluxos de informação em uma organização.
III- Os sistemas de informação corporativo têm a capacidade de integrar empresas diferentes, com o objetivo de compartilhar informações e melhorar a gestão de uma cadeia inteira de fornecimento.
IV- Os sistemas de informação inter-organizacional suportam as organizações com uma visão gerencial globalizada da empresa, bem como interliga todos os sistemas dela e centraliza as informações com um nível de análise mais amplo, facilitando aos executivos a tomada de decisões.