Buscar

portfólio ciências da terra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

BRUNA DE ANDRADE ERLACHER
8057883 
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS DA TERRA
 (
Trabalho apresentado ao Centro Universitário 
Claretiano
 para a disciplina Fundamentos e Métodos do Ensino das Ciências da Terra, ministrada pelo Tutor Marco Antonio Gomes Souto. 
)
VITÓRIA
2018
ATIVIDADE NO PORTFÓLIO
01. Por que é importante a descoberta do objeto VFTS 352?
A descoberta do objeto VFTS 352 é de grande importância para um melhor e mais completo entendimento sobre o ciclo evolutivo de estrelas com altas temperaturas e muito massivas, pois possibilitou abertura para estudos mais abrangentes dessas estrelas. Até recentemente, acreditava-se que as estrelas se formam apenas isoladamente, uma vez que só se estudavam estrelas menores, de menor temperatura e menor massa. Mas, agora, o VFTS 352 comprova que não é a única forma de uma estrela surgir e evoluir, já que este objeto são duas estrelas numa fase chamada “overcontato” e já compartilha 30% de seu envelope, o que, para os astrofísicos, indica que elas provavelmente estão se fundindo.
02. A descoberta de um objeto tão distante quanto o VFTS 352 é relevante para um aluno de Ensino Fundamental ou Médio? Por quê?
Sim. A descoberta desse objeto retoma uma importante discussão entorno da história e origem da humanidade e do cosmos. Trata-se de uma grande e inovadora descoberta no campo astrológico.
A novidade é a descoberta de uma maneira diferente das estrelas, de maior massa, evoluírem. Essas estrelas são as principais fontes de oxigênio do universo. Porém, ao final de sua vida, o objeto VFTS 352 pode causar uma explosão de raios gama de longa duração. Com isso, qualquer forma de vida que estiver na direção desses, estaria em perigo. Se estiver na direção do Planeta Terra, não chegaria à atmosfera, mas acabaria com a camada de ozônio. Contudo, são processos que demoram milhões de anos.
Além disso, estudar o processo evolutivo das estrelas nos trás evidências de nossa origem, pois no final de sua vida, quando explodem, surgem átomos que compõem a Terra e seus habitantes. 
Portanto, apresentar aos alunos como as estrelas se formam e como o VFTS 352 é diferente e uma novidade, é instigá-los a querer saber mais sobre os mistérios do universo e sua origem.
REFERÊNCIAS
Unidade 1 do material de apoio; 
NOGUEIRA, Salvador; Rota Alternativa. Disponível em <http://revistapesquisa.fapesp.br/rota-alternativa/>

Continue navegando