A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
9 pág.
pcc das instituições não escolares

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA DISCIPLINA:
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES (CEL 0380)
IASMIN DE SOUZA DA SILVA
201702085058
BELFORD ROXO
MAIO 2020
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ
PROPOSTA DE PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR DA DISCIPLINA:
PEDAGOGIA NAS INSTITUIÇÕES NÃO ESCOLARES (CEL 0380)
Relatório exigido como parte dos requisitos para a conclusão
 da disciplina: Pedagogia nas Instituições Não Escolares (CEL 0380), 
do curso de Pedagogia, modalidade EAD, sob orientação
 da professora Gabriela Maffei Moreira Malagolli
Belford Roxo
2020
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO___________________________________________________ 4
OBJETIVOS______________________________________________________ 5
METODOLOGIA__________________________________________________ 5
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA____________________________________5
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA____________________________________ 6
CONCLUSÃO_____________________________________________________ 8
REFERÊNCIAS___________________________________________________ 8
INTRODUÇÃO
 O presente trabalho foi realizado em uma microempresa de marcenaria, chamada MarceMac Silva, situada no endereço: Rua da Cunha nº6, Nova Aurora- Belford Roxo. Para a realização desse relatório, Eu, Iasmin de Souza da Silva, cursando o 6º de Pedagogia me apresentei nessa microempresa e também realizei o meu estágio da disciplina: Pedagogia nas Instituições Não Escolares.
 Essa pesquisa, tem como objetivo, analisar criticamente os objetivos da empresa e as estratégias adotadas para o desenvolvimento dos funcionários. Verificando se existe uma proposta clara em relação: a formação dos funcionários, o trabalho executando dentro da empresa e se existe algum tipo de treinamento para os funcionários. 
A escolha por essa empresa, foi em razão da oportunidade de conhecer um ramo diferente e inovador, com móveis de qualidade, um ótimo atendimento ao cliente e uma empresa onde as ideias dos funcionários são levadas em consideração, trazendo um crescimento e pontos positivos para a empresa.
 
OBJETIVOS
 Entre os objetivos estão a apresentar o processo de gestão de pessoas implementada pela microempresa, analisar criticamente as propostas e as ações realizadas dentro da empresa e verificar se oferecem algum tipo de treinamento para o desempenho das funções e se apresentam alguma forma de incentivo para frequentar cursos que aumente a qualificação dos funcionários. 
METODOLOGIA
 Para a realização desse trabalho, utilizei o material aplicado na disciplina “Pedagogia Nas Instituições Não Escolares” e também a pesquisa realizada no meu estágio em “Organizações Não Escolares”, na empresa MarceMac, visando identificar os processos de gestão e a forma de funcionamento dessa microempresa.
IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA
 A empresa MarceMac Silva, é uma pequena empresa, de porte familiar, localizada na rua da Cunha nº6, Nova Aurora- Belford Roxo. Essa empresa já trabalha há 4 anos, sua atividade é a reparação e a produção de móveis sob medidas como: armário de cozinha, guarda-roupa, closet, armário de banheiro, reck, estante, nicho e outros mais. Para a realização dos projetos, a empresa envia um funcionário na casa ou na loja do cliente, para retirar as medidas, a cor, detalhes e faz o orçamento do móvel que será planejado. 
 Considerada uma empresa de pequeno porte, possui quatro departamentos: o de Produção, o de montagem interna e externa e o de Recursos Humanos (RH). O Patrick Vieira da Silva é o próprio gestor organizacional, ele é o responsável pela empresa, pela organização dos planejamentos e por implantar melhorias para o processo de trabalho.
 A equipe MarceMac, é composta por 10 funcionários, sendo 2 responsáveis pelos cortes da madeira, 3 para parte de montagem interna, 3 para montagem externa, 1 responsável para realizar os projetos e 1 funcionário responsável para a seleção de currículos e entrevistas. 
 O processo seletivo é feito pelo RH, responsável pela avaliação dos currículos de acordo com a vaga disponível. A avaliação é feita pela formação profissional e pela experiência comprovada na carteira de trabalho. As preferencias para as vagas de emprego, são funcionários que possuem o ensino médio completo, o curso de marcenaria profissional ou de administração e carteira de habilitação (CNH); no entanto quando não aparece pessoas com esses quesitos, a empresa dar uma oportunidade e com a evolução no processo de trabalho, a empresa oferece um curso de capacitação de aprendizagem na área da marcenaria. A empresa também oferece treinamento de corte e montagem de MDF e os Equipamentos de Proteção como: óculos de proteção, protetores auditivos, luvas antiderrapantes ou de raspa de couro, máscara de proteção, calçado de segurança, aventais de raspas e capacete.
 A empresa procura manter um bom relacionamento com os seus funcionários, sua carga horária é de 08:00 às 17:00 de segunda a sexta e sábado 08:00 a 12:00, com 1hora de almoço. Uma vez por mês é realizada uma reunião para discutir a melhoria da empresa, todos os funcionários dão o seu parecer para o bom desenvolvimento da empresa, demonstrando os pontos positivos e negativos. A empresa funciona dentro de um galpão, porém os seus materiais são de excelentes qualidades e os funcionários são bem qualificados, trazendo um lucro positivo para a empresa. Com o foco em sempre prestar o melhor serviço, a empresa se preocupa em garantir a satisfação do cliente e dos funcionários, acreditando que a união é o segredo para o sucesso da empresa
RELAÇÃO TEORIA E PRÁTICA
 A empresa MarceMac ao longo do tempo, tem conquistado uma clientela consideravelmente significativa, considerando o seu ramo de produção; levando em consideração todos os anos de trabalho, a dedicação dos funcionários e a forma de como a empresa trabalha, ela tem conquistado pontos positivos para o seu crescimento e desenvolvimento.
 Trata-se de uma organização moderna pois, apresenta-se interessada em desenvolver políticas positivas tanto com os funcionários oferecendo cursos de profissionalização e treinamento, como com os clientes, oferendo um projeto do que será feito acompanhado de um contrato contendo: tamanho, cor, valor e prazo de entrega do móvel, buscando evitar qualquer tipo de conflito ou desentendimento, que impeça a empresa de cumprir com os seus objetivos.
Não basta ter uma equipe de grandes talentos altamente 
motivados. Se ela não estiver bem informada, se seus 
integrantes não se comunicarem adequadamente,
 não será possível potencializar a força humana da
 empresa (RUGGIERO, 2002).
 Do ponto de vista econômico, as empresas não podem oferecer vantagens econômicas para os trabalhadores.
 Do ponto de vista político, o chefe tem o papel central na empresa, e ele quem dita as regras, ele é quem tem o poder de decisão nas mãos.
 Do ponto de vista ideológicos, os funcionários trabalham para garantir o seu pão de cada dia, contudo, essas organizações modernas procuram se apoiar nos aparelhos ideológicos da sociedade global.
 Do ponto de vista psicológico, o chefe é o grande educador e o funcionário um mero educando. O chefe é aquele que traz melhorias ou prejuízos para a vida dos funcionários, ele é aquele traz uma nova qualificação para o funcionário ou deixa a empresa no tradicionalismo, o patrão é aquele que o funcionário ama ou detesta. Porém muitas organizações modernas, tem implantado dentro de suas empresas uma liderança paternalista, acreditando-se que uma empresa ela só traz resultados positivos, em um ambiente agradável e harmonioso entre toda a equipe, onde o individuo é priorizado dentro da empresa. 
 A empresa MarceMac, ela se enquadra na liderança paternalista, onde o poder se encontra nas mãos do líder. Tratando assim os funcionários como filhos, onde o pai sabe o que é melhor para os seus filhos, onde ele entende que somente ele pode