Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
PROVA DE ARTES E TECNOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 2

PROVA DE ARTES E TECNOLOGIA
	No século XXI, é necessário compreender a relação existente entre a tecnologia e a arte, procurando diagnosticar como a arte foi influenciada nos contextos tecnológico, digital e industrial. Partindo deste pressuposto, analise as sentenças a seguir:
I- A tecnologia na construção de uma obra de arte é considerada como um instrumento, e não como suporte artístico.
II- Para a criação de uma obra de arte tecnológica, é necessário o uso de um suporte convencional como a lonita, papel canson ou papel vergê.
III- A arte tecnológica é baseada na estética e para sua construção é necessário o uso de tintas, papel vergê em ótima qualidade.
IV- Os recursos tecnológicos são utilizados em diversas linguagens da arte, inclusive, podendo promover o encontro de mais de uma linguagem na mesma obra.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença IV está correta.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 *
	Observação: A questão número 1 foi Cancelada.
	2.
	No período da Revolução Industrial, a visão sobre a arte modificou os conceitos e os valores. Os artistas rejeitam a arte acadêmica e começam a mudar a maneira de representar um espaço tridimensional, ou seja, uma paisagem em um suporte plano. No contexto tecnológico do século XXI, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a relação que a arte estabelece com as novas mídias:
	 a)
	Diálogos criativos.
	 b)
	Diálogo acadêmico.
	 c)
	Diálogo de oposição.
	 d)
	Diálogos artificiais.
	3.
	Com o avanço da tecnologia, as artes visuais neste século tornam-se cada vez mais interativas devido à participação do público. Partindo deste pressuposto, é possível estabelecer algumas questões com relação à arte digital. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A arte digital estabelece uma relação de conectividade, por meio de um dispositivo de interação presente na obra de arte.
(    ) Na arte digital, acontece em tempo real a interação entre a obra e o espectador.
(    ) A arte digital proporciona o conhecimento apenas a um determinado gênero artístico, pois o dispositivo só permite a interação de um tipo de arte.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - F - V.
	 d)
	F - V - F.
	4.
	A interatividade, na arte, manifesta-se em diferentes momentos. A interatividade digital pode acontecer de duas maneiras: durante a participação do público, que explora as potencialidades da obra por meio da interação digital e durante o processo de criação do artista. Sobre os efeitos causados durante o processo de criação artística, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Utilizando as ferramentas disponíveis no computador, os artistas realizam modificações no momento da criação das obras de artes.
(    ) O artista se distancia da sua criação, desenvolve sua criatividade alheia às ferramentas tecnológicas e depois somente as transfere para as mídias computacionais.
(    ) Durante o ato criador, o artista troca informações imediatas e mediadas pela tecnologia, pois seu pensamento se renova, devido ao diálogo com os recursos tecnológicos.
(    ) O artista utiliza uma única ferramenta específica para a realização de suas produções baseadas em seu estilo artístico.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	5.
	Segundo Alves e Contani (2008), uma imagem não é obra do inconsciente. Ela é a concretização do imaginário que a precede e que habita não só o inconsciente coletivo, mas o "baú cultural" de cada ser humano. Assim, uma imagem depende muito do que está dentro do fotógrafo, do que daquilo que está no mundo real. Na fotografia de rua, utilizando-se do comum e do cotidiano, pode-se observar isto. Sobre a fotografia de rua, analise as sentenças a seguir:
I- Tem por objetivo explorar a realidade, criando imagens interessantes, espontâneas e imprevisíveis.
II- O resultado da arte fotográfica está na máquina, através dela é possível ver e criar imagens.
III- A fotografia de rua torna-se com a portabilidade das câmeras e equipamentos fotográficos, destacando-se Cartier-Bresson.
IV- Os fotógrafos são fascinados pela realidade e estão comprometidos a confrontá-la e trabalham em ambientes sem controle.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ALVES, Raphael Freire, CONTANI, Miguel. O instante decisivo: uma estética anárquica para o olhar contemporâneo, discursos fotográficos. Associação Portuguesa de Fotografia. Londrina, v. 4, n. 4, p. 127-144, 2008.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	6.
	Para Jack Goody (1986), a base física da escrita é claramente a mesma do desenho, da gravura e da pintura - as chamadas artes gráficas. Ambas dependem da habilidade do homem para manipular ferramentas através do polegar oponível, coordenada pelo olho, o ouvido e o cérebro. Sobre as artes gráficas, analise as sentenças a seguir:
I- As artes gráficas têm origem na necessidade de registrar a linguagem por meio de signos e transmitir uma mensagem.
II- A litografia foi o primeiro processo de impressão, surgido na China, com o qual se imprime o primeiro livro do mundo.
III- A obra de arte não poderia ser reproduzida até o advento das atuais novas tecnologias, como scanner e máquinas fotográficas
IV- Podem ser consideradas esponsáveis pela produção do conhecimento humano através das tecnologias de impressão.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: GOODY Jack. La Logique de l'écriture: aux origines des sociétés hurmaines. Armand Colin: Paris, 1986.
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A fotografia percorreu uma caminhada histórica de avanços e evoluções. Foram muitos os especialistas que realizaram estudos para o aperfeiçoamento dessa técnica. Sobre dois importantes nomes, William Fox Talbot e Louis Daguerre, e suas contribuições para o desenvolvimento da fotografia, analise as sentenças a seguir:
I- William Fox Talbot conseguiu obter o primeiro negativo da história da fotografia, denominado calótipo. 
II- O negativo produzido por William Fox Talbot foi obtido através de um trabalho em conjunto com Louis Daguerre.
III- Louis Daguerre conseguiu obter, em 1807, fotografias com um custo acessível à grande parte da população da época.
IV- O daguerreótipo permitia uma riqueza de detalhes e a aparência tridimensional.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	8.
	No contexto artístico aliado ao campo tecnológico, a palavra-chave, sem dúvida, é a interatividade, pois o acesso à obra artística e à interação acontece simultaneamente e com muita rapidez. Desta forma, a produção artística torna-se um processo ativo e não mais um mero objeto. Sobre a arte interativa, analise as sentenças a seguir:
I- A percepção do espectador é ampliada com a arte interativa, pois reorganiza a sensibilidade de quem interage.
II- Por meio da arte interativa, a obra de arte torna-se um meio do processo e não mais um fim contemplativo.
III- A arte interativa faz o espectador ser um coautor da produção artística, devido à sua ativa participação, não importando o grau de intensidade da interação, pois sempre haverá mudanças significativas na obra artística.
IV- A arte interativa só possibilita um tipo de interação do espectador, a contemplativa.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As
Página12