Buscar

AV1 (1) suporte nutricional FINALIZADA

Prévia do material em texto

Nome: ___________________________________ Matrícula: __________
Disciplina: _______________________ Professor: __________________
(x) AV1 ( ) AV2 ( ) AV3 () 2ª Chamada ( ) Prova Final 
Curso: ___________________ Período: _______ Turno: _______________
	Nota:
	Visto Professor:
	Revisão de Prova:
	Visto Professor:
	Data da Prova:
1) Paciente, R.K.W, gênero masculino,internado em CTI devido queimadura em 25% do corpo. Foi prescrito dieta enteral diante da ingestão via oral de apenas 50% das necessidades com previsão de retorno a via oral em 1 mês e 10 dias. Baseado nos conhecimentos abordados em aula sobre nutrição enteral, responda as questões abaixo.
Observações
Peso: 61kg
Altura: 1,82cm
IMC: 18,4kg/m² 
VET total = 2800Kcal
a) Qual via de acesso seria escolhida para este paciente? Justifique.R:Nasoenterica , diante da complicação do paciente a terapioa de nutricional enteral será de curto prazo.
b) Qual posição distal da sonda será escolhida? Justifique.R:Nasogástrica, pois o paciente não tem risco de bioncospirar e a prioridade sempre vai ser estomago por conta de todo o processo fisiológico.
c) Qual o método de administração mais indicado? Justifique.R: Continuo, o mais indicado por ser administrado por bomba de fusão não tem manipulação diminuindo o risco de complicações e contaminação.
d) Qual densidade calórica é mais apropriada para este paciente? Justifique. R:Hipercalórica, por que o vet desse paciente é alto 
e) Calcule a infusão da dieta. 
2800KCAL/1,5
X = 1866,6
1866,6/hrs = 77,77ml/hr
f) Diante da dieta escolhida, calcule a quantidade de água recebida pela dieta e a necessidade diária. 
280kcal/ 1,5dc
X = 1866,6
1866,6 24hrs= 77,77ml/hrs
1000ml de formula – 780ml de água 
1866,6 formula – x
X= 1455,94ml de aguá 
R: ele vai receber 1455,94 de quantidade de água pela dieta 
25x61kg= 1525ml min
40x61kg= 2440ml máx
R: Mas de acordo com a sua patologia, ele precisará de mais quantidade de água, então na prática clinica o valor a ser usado é de 40ml/kg ,então sua necessidade diária é de 2440ml. 
2) A seleção da dieta enteral é de suma importância para manutenção e/ou recuperação nutricional. Explique como a caloria não protéica/g nitrogênio influencia na utilização dos macronutrientes. R: É preciso de uma caloria em valor suficiente para cada grama de nitrogênio, caso não oferecendo calorias suficientes em relação a PTN, ela irá ultilizar essa proteínas para funções não desejadas, por isso é necessário ter essa relação caloria não protéica para grama de nitrogênio ficar em 150:1.
3) Em uma unidade de terapia intensiva, paciente recebendo dieta enteral por 12 dias apresentou diarréia. A primeira atitude da equipe foi zerar a dieta. Diante da aula sobre este assunto, disserte como deve ser a procedência quando o paciente tem esse sintoma gastrointestinal.
R:Primeiramente temos que analisar a dieta que esse paciente está recendo, ex; quais tipos de CHO, minerais e eletrofitos e de que forma esse cotejamento está sendo administrado caso essa administração está sendo injetada de uma forma mais rápida pode ser a causa da diarréia, Ptn Hidrolisadas e AA cristalizados tem uma melhor solubilidade, triglicerídeos de cadeia média tem uma absorção muito mais rápida alguns níveis intestinais.
A forma de administração dos pacientes também é muito importante analisar, caso esse paciente estiver recebendo uma dieta em bolos pode ser que entre uma maneira muito rápida, assim a chegada desses nutrientes é mais rápida causando então a diarréia o mais indicado seria o método continuo por bomba de fusão, por que causa um risco menor a diarréia pois seu cotejamento é de 24hrs. Caso as evacuações persistam exames de fezes objetivo identificar uma causa infecciosa ou inflamatoria são feitos com esse caso para saber quais bactérias tem, caso o exame de cristocile(bactéria mais propicia da diarréia) positivo, podemos tratar com antibiótico , caso for negativo devemos usar probióticos ou antidiarreicos. Mesmo com todos esses procedimentos e assim, não melhorar trocamos a dieta para parenteral, para ver como esse paciente vai reagir, e solicitar exames por que esse paciente pode ter uma disbiose.

Outros materiais