Buscar

aol 1 desafio colaborativo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema: Qual a importância do letramento na atualidade?  
Então, vamos lá para as etapas! 
1. Leia o texto: 
Estamos na era da Globalização onde as informações chegam até nós de uma maneira muito rápida. O ambiente educacional deve ser repensado e reformulado para que de adeque as demandas atuais. No entanto, já vimos que não basta apenas saber ler e escrever, o indivíduo que quiser se comunicar efetivamente com todos deve possuir alguns conhecimentos que não são tão simples e que pode aprender dentro de sala de aula. A definição de letramento é que todos estejam efetivamente preparados e consigam ter uma leitura crítica do mundo. 
2. Agora, elabore sua resposta, conforme os questionamentos, a seguir: 
1. Como você define uma pessoa preparada nos dias de hoje? 
2. O que devemos levar em conta? 
3. O que é uma pessoa letrada para você? Qual a sua opinião? 
3. Sua opinião precisa ser baseada e justificada, respaldando cientificamente seu conhecimento e pensamento.  
4. Discuta: 
Comente pelo menos mais 2 postagens principais dos colegas com a sua opinião sobre a opinião que o colega postou. Lembre-se de argumentar nas considerações de seus colegas, concordando ou discordando, com argumentos que explique seu posicionamento.   
 É de bom tom, voltar a sua postagem, para ver se algum colega comentou a sua postagem, e aproveitar o momento de tréplica, defendendo seu posicionamento ou retificando a partir da contribuição do seu colega, se for o caso. 
 Por fim, seu texto deve ter entre 05 a 30 linhas, na fonte 12. 
 
Bons estudos! 
Não temos como fugir da globalização, é uma onda do consumismo em que não temos controle, mas podemos utilizar ao nosso favor que seria na educação em que vai ajudar na aquisição de conhecimentos para somar nosso crescimento individual e coletivo, como a utilização da tecnologia para pesquisa, levar seus alunos refletir e pesquisar sobre impactos que ela possui no modo de agir, impactos na sociedade e sua cultura local etc. (NETO 2017) acrescenta: 
“A globalização pretende unificar currículos e práticas, visando instrumentalizar o cidadão, portanto, a escola pode utilizar esta pretensão para buscar novos objetivos de cidadania e libertação, partilhando ideias e criando condições para que aconteça a percepção crítica das coisas, ensinando a viver e compreender a palavra “globalização” além de seu significado, o que há por trás dela, intenções políticas e socioeconômicas, incutidas através de processos avaliativos, tanto nacionais quanto internacionais que fiscalizam os sistemas educativos e os currículos de escolas públicas e privadas. Incentivar, através desta pesquisa, a criação de políticas públicas que atendam a comunidade local, com seus costumes, sua cultura, sem deixar de inserir a realidade da globalização em que o cidadão construa uma nova globalização partindo de seu local de convívio, sendo útil à sua comunidade, ao seu país, para então fazer parte e agregar a cultura mundial. Entender que, por globalização, existem elos de ligação entre indivíduos e países, como formas de viver, agir, pensar e fazer, que influenciam na economia, política, ciências, hábitos de vida e formas de expressão que acabam tornando-se um problema, pois impactam diretamente na cultura local, bem como na cultura de outros povos, levando a perda de identidade cultural por ser um fenômeno tão complexo.”
Observamos também a globalização com sues aspectos negativos como: desigualdades econômicas, brigas políticas e morte de culturas. Pensamos então em uma educação inclusiva para todos com fácil acesso à escola e seu mais diversos instrumentos para aquisição de conhecimento, que seja favorável seu aprendizado, que leve em consideração seu meio familiar e social para que aja mais comunicação, que se adeque a necessidade reais dos seus alunos e encontra partida ofereça os mais diversos recursos de aprendizado seja um pesquisa de internet até a leitura de uma livro.
Hoje em dia não basta a pessoa ler e escrever ela deve fazer uso também das tecnologias que o cerca pois a comunicação hoje chega muito rápido, a pessoa deve ser capaz de interpretar o que leu e fazer uso da linguagem corretamente assim como conhecer suas estruturas da língua escrita, uma pessoa segura de si, responsável que posso expor seu ponto de vista e ideais sobre algo, e que possa transcrever o que falo para o papel de acordo com as regras gramaticas, sintática, semântica e morfológica.
Vivemos em um mundo letrado em que a letras e palavras estão por toda a parte, faz parte do nosso cotidiano, estão presentes na embalagem de alimentos em placas de trânsitos em fachadas de lojas etc. Alfabetizar uma criança vai muito além da estrutura da leitura e escrita tem relação com fatores sociais, econômico e tecnológico. Já o letramento esta intrinsecamente interligado a alfabetização eles se complementam, sendo ele o desenvolvimento da habilidade da leitura e escrita, é o entendendo a linguagem como pratica social, desse modo o sujeito apropria-se da escrita criticamente com a finalidade de interagir e agir nos diversos contextos sociais, além de possuir competência linguísticas, ele deve também adquirir conhecimentos suficientes para formação de novos conhecimentos, sejam eles culturais, históricos, ideológicos e científicos. (Tavares apud Kleiman, 1995:20) acrescenta:
“Pode-se afirmar que a escola, a mais importante das agências de letramento, preocupa-se, não com o letramento, prática social, mas com apenas um tipo de prática de letramento, a alfabetização, o processo de aquisição de códigos (alfabético, numérico), processo geralmente percebido em termos de uma competência individual necessária para o sucesso e promoção na escola. Já outras agências de letramento, como a família, a igreja, a rua como lugar de trabalho, mostram orientações de letramento muito diferentes”
Como professores tempos que nos prepara para esse mundo digital se profissionalizar através de cursos, dar oportunidades a nosso aluno desenvolver adequadamente proporcionando vivencias motivadoras para sua realidade, para que no futuro seja um cidadão crítico e reflexivos que possam interagir e agir perante a sociedade que o cerca, fazendo o uso da língua oral e escrita de forma adequada que os proporcione habilidades de comunicação.
Referências 
NETO, W.S: GLOBALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: INFLUÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS E NA REFORMULAÇÃO DOS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO. https://monografias.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/influencia-globalizacao-praticas-educativas-e-reformulacao-conteudos.htm. Acessado 06/10/2020
SER EDUCACIONAL. Alfabetização e letramento. Material didático.
TAVARES, S. L; A IMPORTÂNCIA DO LETRAMENTO COMO PRÁTICA SOCIAL. https://senallp.furg.br/index.php/anais/37-a-importancia-do-letramento-como-pratica-social-susana-lucas-tavares-unipampa. Acessado 06/10/2020.

Continue navegando