Buscar

Atividade Avaliativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE AVALIATIVA – FUNDAMENTOS DE ESTATÍSTICA E EPIDEMIOLOGIA
Professor: 
Aluna: 
Orientações:
- A atividade deve ser realizada exclusivamente digitada;
- Deve ser entregue impreterivelmente até segunda-feira (05/10) às 19h.
- A atividade só será aceita por meio da Aba de Tarefas do TEAMS em Word ou PDF.
- Esta atividade vale cinco (5,0) pontos na AV1.
Exercício 01 -Qual a diferença entre incidência e prevalência? Para que servem essas duas medidas? As duas medidas são muito utilizadas em Estatística e Epidemiologia ,sendo muito importante para as ciências da saúde.Enquanto que Prevalência mensura a proporção de uma população total que já tem a doença,durante um período especifico de tempo, a taxa de prevalência é calculada usando o úmero de indivíduos afetados em determinado momento,dividido pelo numero total de pessoas,considerando casos antigos e novos,não precisa de acompanhamento.Já a incidência refere a taxa de manifestação de uma determinada doença,lidando com um numero de novos casos em um determinado período,ela mensura o surgimento de uma doença,conta apenas casos novos,requer acompanhamento,a taxa é calculada sobre novos casos dividido sobre o numero de pessoas em risco. 
Exercício 02- Na cidade de Dourado, em 31/12/2007, havia 470 casos de diabetes. Nessa localidade, durante o ano de 2008, foram diagnosticados 60 novos casos dessa doença entre seus habitantes. Neste ano, 8 pessoas, já com diabetes, mudaram-se para esta cidade e 55 pessoas faleceram pela doença. A população estimada de Dourado era de 300.000 pessoas. Pergunta-se:
1. Qual a incidência de diabetes em Dourado em 2008?
R: 60 (casos novos) ÷300.000 ] x100= 0,02 %
1. Qual a prevalência dessa doença em 31/12/2007? 
R: 470 (casos totais) ÷ 300.000] x100 = 0,16%
1. Qual a prevalência dessa doença em 31/12/2008?
R: (483 ÷ 300.000)x 100 = 0,16% 483= 470 + 60 + 8 – 55
Exercício 03 - Comente alguns fatores que influenciam a prevalência.
R: A prevalência pode aumentar com o aumento da Incidência ou pela migração de grupos nos quais essa doença seja muito prevalente. Pode aumentar por tratamentos que prolonguem a vida (sem curar) e também por técnicas que levam a identificação da doença (diagnóstico mais fácil ). A prevalência pode diminuir com novos tratamentos que curam a doença, pela diminuição da incidência ou pelo aumento da letalidade da doença, entre outros
Exercício 04 - O surgimento de fármacos hipoglicemiantes orais, no tratamento do diabetes, propicia maior sobrevida ao diabético. O que se pode esperar da taxa de prevalência de diabetes, na comunidade?
R:Com o aumento da prevalência pode ocorrer o aumento da sobrevida dos diabéticos.
Exercício 05 - Através de Raio X, 2000 pessoas são examinadas para diagnosticar tuberculose, 1000 selecionados aleatoriamente na região A e 1000 selecionados aleatoriamente na região B para representarem a população das duas cidades. Foram encontrados os seguintes números de Raio X positivos: 
Região A:100 positivos
Região B: 60 positivos
Desta forma, podemos concluir que o risco para tuberculose é maior na região A? 
R: em referencia ao numero da região A e B que são iguais de maneira superficial podemos concluir que a região A apresentou maior risco por ser obvio,porém de acordo com os dados a prevalência não é risco,não é possível saber se há novos casos chegando ma região co maior prevalência por falta de dados como se são casos antigos ou a quanto tempo.

Continue navegando