A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
APRENDENDO A ELABORAR UM PROJETO DE ENSINO NA ESCOLA

Pré-visualização | Página 1 de 1

Diego Lokcs Rossetti
Higor Pereira Rodrigues
Rodrigo Neto Amaral
MEIO AMBIENTE
1. INTRODUÇÃO
 Hoje o grande problema que afeta o mundo e a questão da poluição, sendo elas, pelas grandes industrias, pelos alto consumo de agrotóxicos que poluem os mares e rios, alto desmatamento da fauna e flora mundial e a falta de conscientização da população mundial. Todos fazemos parte do meio ambiente, e por isso, temos responsabilidades com ele. Não podemos apenas esperar uma ação dos outros, é preciso agir, participar, se envolver na causa. Nesse sentido, é importante que desde a infância se trabalhe e desenvolva a consciência ambiental. Por isso que é muito importante trabalhar na preservação do meio ambiente desde cedo, sendo em casa na hora de separar o lixo, respeitando o meio ambiente com o descarte adequado de matérias plásticos e resíduos. Podemos ainda conscientizar as crianças desde cedo, para que elas entendam a importância de preservar o meio ambiente ao seu redor, para que haja um sistema ecológico equilibrado.
Segundo (LUZZI 20017 P.04) As instituições de ensino não deveriam concentrar seus esforços em educação ambiental, mas na ambientalização da educação: processo que faz com que os alunos se enxerguem como membros de um contexto socioambiental mais amplo. A principal vantagem dessa abordagem é a de que o ensino sobre o meio ambiente ultrapassa as questões ecológicas e abrange todo um conjunto de atitudes dos seres em relação ao meio em que vivem, a começar pela própria escola.
2. OBJETIVOS
 O principal objetivo seria incentivar nas crianças nos jovens e adutos, não apenas uma discussão, mas sobretudo construir uma visão crítica sobre os problemas que estamos passando, com objetivo que esse saber possa ser elaborado pelas suas próprias concepções e reflexões.
Isso deveria ser trabalhado primeiramente com o ser humano ainda criança, pelo fato de está ainda em formação de suas faculdades em desenvolvimento, é quando ela passará de fato entender que o meio ambiente não é apenas florestas e sim, que é algo mais complexo, como o lugar onde vivem, sendo necessário respeitar e tratar com carinho o Planeta Terra. A Educação Ambiental é esperança, para produzirmos um processo criativo, coletivo e subjetivo é uma aprendizagem permanente cultural, baseado na ética, no respeito as várias formas de vida para maior consciência e conduta pessoal. 
Consideramos que a educação ambiental, sozinha, não conseguirá transformar a sociedade, mas ela pode ser o ponto de partida para incentivar reflexões e ações que contribuam para diminuir os danos ambientais (FERREIRA 2013 P.13),
 
 
 A educação com fins ambientais, se torna importante por que provoca o conhecimento crítico incentivando assim a busca por uma melhor qualidade de vida, de forma sustentável só que para isso implica exercer sua plena cidadania.
Isso dar-se através da cobrança das forças políticas isso é fundamental, pois se não for dessa maneira não funcionará na realidade.
3. MATERIAIS
· Computador com acesso à internet.
· Papel para impressão.
· Livros didáticos (Biologia, Física, Química e Ciências).
· Trabalhar com matérias reciclados em sala de aula.
· Cartaz.
· Vídeo, TV, datashow, pendrive. 
· Pincel, cola, tesoura, gravuras, 
· Sites educativos, acervo bibliográfico.
4. PROCEDIMENTOS
· Conversar sobre a ação do homem na natureza e os danos causados ao meio ambiente.
· Conversar com os alunos o que podemos fazer para mudar essa realidade.
· Instigar os alunos a falarem dos problemas ambientais da nossa região.
· Propor aos alunos que procurem imagens do meio ambiente antes e depois da ação do homem.
· Fazer exposição das imagens.
· Orientar os alunos na confecção de cartazes pedindo a preservação do meio ambiente.
· Trabalhar com os alunos com materiais reciclados.
5. AVALIAÇÃO 
Os alunos serão avaliados pela participação na realização das atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: reconhecer a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente; identificar hábitos e atitudes das famílias, referentes à coleta seletiva do lixo; aprender a separar o lixo a partir de atitudes simples no cotidiano; produzir e divulgar cartazes para conscientizar toda comunidade escolar sobre a importância da reciclagem seletiva do lixo para o meio ambiente e utilizar os recursos existentes , visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
REFERENCIAS 
LUZZI, Daniel MEIO AMBIENTE & ESCOLA. São Paulo: Editora SENAC 2017
DISPONIVEL EM: https://books.google.com.br/books?id=47c6DwAAQBAJ&pg=PT2&source=kp_read_button&redir_esc=y#v=onepage&q&f=false
FERREIRA, Claudia Elisa Alves O Meio Ambiente na Pratica de Escolas Públicas da Rede Estadual de São Paulo. São Paulo: Editora Paco Editorial 2013. 
DISPONIVEL EM:
https://books.google.com.br/books?id=qlyLBAAAQBAJ&pg=PA13&dq=meio+ambiente+escola&hl=pt-BR&sa=X&ved=0ahUKEwigwpuR3__nAhUYELkGHdm-CoQQ6AEIOTAC#v=onepage&q=meio%20ambiente%20escola&f=false

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.