A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
41 pág.
SOCIEDADE BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA

Pré-visualização | Página 16 de 16

de Vargas foi o início do divórcio entre o presidente gaúcho e os militares” (livro-base, p. 50).
Questão 10/10 - Sociedade Brasileira Contemporânea
Leia o fragmento do texto a seguir: 
“Getúlio Vargas foi o candidato que obteve os resultados mais espetaculares nas eleições para a Constituinte, com um total de quase 1.150.000 votos em sete unidades da federação, quase 40% dos sufrágios obtidos por Dutra para a presidência da República. Foi eleito senador por dois estados: Rio Grande do Sul (na legenda do PSD) e São Paulo (na legenda do PTB)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRANDI, P. Getúlio Dornelles Vargas (verbete biográfico). <http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/dicionarios/verbete-biografico/getulio-dornelles-vargas>. Acesso em 1 jan. 2018. 
Considerando essas informações e de acordo com os conteúdos do livro-base Sociedade brasileira contemporânea sobre as eleições de 1945, assinale a alternativa correta:
Nota: 10.0
	
	A
	Com o fato de Getúlio Vargas não ter sido candidato à presidência da república nas eleições de 1945, fica evidente sua derrota política.
	
	B
	A expressiva votação a favor de Getúlio Vargas nas eleições da constituinte é uma evidência de que a população queria a volta do Estado Novo e da ditadura varguista.
	
	C
	O fim do Estado Novo não representou o fim político de Getúlio Vargas, como fica evidente no seu expressivo resultado eleitoral em 1945.
Você acertou!
A alternativa correta é a letra c), pois “Dutra [...] beneficiou-se de um apoio de última hora de Getúlio Vargas e levou a faixa presidencial. O ex-presidente gaúcho, por sua vez, aproveitou as eleições para se manter na vida pública e se tornou deputado e senador em vários estados (como previsto pela legislação eleitoral vigente na época). ‘Getúlio foi um dos grandes vencedores das eleições de 1945 [...]’ (Fausto, [...]). A bancada legislativa que organizou a Constituinte era dominada por membros do PSD [Partido Social Democrático] e do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), francos getulistas” (livro-base, p. 62).
	
	D
	O número de votos que Getúlio Vargas recebeu para a assembleia constituinte não teve influência nas eleições presidenciais, vencendo Dutra, oposicionista de Vargas.
	
	E
	Getúlio Vargas e seus apoiadores, ligados ao Partido Trabalhista Brasileiro (PTB), conseguiram derrotar os oposicionistas liberais da União Democrática Nacional (UDN) e do Partido Social Democrático (PSD) nas eleições de 1945.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.