A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
51 pág.
Apol1 Étnico-Raciais

Pré-visualização | Página 1 de 15

Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Questão 1/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o fragmento de texto:
“Surgiu em um contexto de recessão, que provocou o início de um deslocamento populacional da zona rural para as grandes cidades motivado pela procura de emprego”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-63, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente o movimento dedicado em defesa da população negra que surgiu nesse período.
	
	A
	Frente Negra Brasileira.
	
	B
	Movimento Negro Unificado.
	
	C
	Conselho de Participação da Comunidade Negra.
	
	D
	Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.
	
	E
	Instituto de Pesquisas e Estudos Afro-Brasileiros.
Questão 2/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
[...] o sociólogo Gilberto Freyre propôs que a temática racial fosse pensada e analisada dentro de outro enfoque [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 55.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, qual conceito promoveu a superação do conceito de raça? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Conceito de cultura.
	
	B
	Conceito de Ser.
	
	C
	Conceito de reformas.
	
	D
	Conceito de substância.
	
	E
	Conceito histórico-político.
Questão 3/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] O grupo iniciou as atividades  com o objetivo  de ser uma companhia teatral, mas não  somente  isso: também  realizou importantes contribuições com a criação do jornal Quilombo, o lançamento de campanhas  de alfabetização  de forma modesta e cursos voltados para elevação do baixo nível cultural da população negra brasileira".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 62.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  identifique e assinale  corretamente a alternativa  que se refere ao significado da sigla TEN.
	
	A
	Teatro  Experimental  Nacional.
	
	B
	Teatro  Excepcional  para Nativos.
	
	C
	Teatro dos Excluídos Negros.
	
	D
	Teatro  Experimental do Negro.
	
	E
	Teatro Elaborado  para Negros.
Questão 4/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
"No período da abolição da escravatura, muitos brasileiros já se viam como um povo atrasado e inferior. Desse pensamento surgiram várias teorias que buscavam maneiras de minimizar a inferioridade do povo brasileiro com relação ao europeu, ainda mais com a mistura entre negros e brancos que aqui havia."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: ROTA de Aprendizagem. Aula 4. Curitiba: Intersaberes, 20??,  p. 3 (texto didático/digital).
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos da Aula 4 -  videoaula 3 - Tema: Aplicação,  indique corretamente a alternativa que apresenta corretamente uma das ideias de como resolver o problema do preconceito na sociedade, no trabalho e na escola:
	
	A
	Promover ações de treinamento e comunicação regulares para todos os funcionários e resgatar a cultura afro-brasileira.
	
	B
	Promover ações de treinamento e comunicação regulares para funcionários selecionados e resgatar a cultura afro-estadunidense.
	
	C
	Promover palestras para afro-descendentes e levar os alunos a conhecer as concepções estéticas norte-americanas.
	
	D
	Promover ações ligadas à meritocracia para todos os funcionários e levar os alunos a conhecer os princípios morais positivistas.
	
	E
	Promover conversas sobre meritocracia entre funcionários selecionados, sem resgatar a cultura afro-brasileira.
Questão 5/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o extrato de texto:
"[...] o movimento indígena no Brasil defende uma autonomia com base na emancipação política, econômica e social em busca da superação da precariedade e da exploração a que foram submetidos os povos indígenas [...]".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.28.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que apresenta corretamente o sentido dessa autonomia.
	
	A
	Ser cidadão brasileiro, envolvido em todo o sistema político, econômico e social do país.
	
	B
	Incentivar intensamente as uniões matrimoniais inter-raciais.
	
	C
	Ser subcidadão, tutelado pelo Estado
	
	D
	Enfrentar conflitos causados pela tentativa de utilização da mão de obra escrava.
	
	E
	Preservar as ideias apoiadas pelos jesuítas com relação às missões cristãs.
Questão 6/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Leia o fragmento de texto:
“[...] os índios eram persuadidos  a procurar a proteção dos postos  indígenas criados pelo órgão, pois dessa forma poderiam ter contato com o idioma português, bem como homens e  mulheres indígenas aprenderiam certos ofícios comuns aos civilizados [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 25.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, em relação à questão de terras, qual a função do Serviço de Proteção ao Índio (SPI)? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Função  de alfabetizar os indígenas.
	
	B
	Função de liberar terras.
	
	C
	Função de ensinar  a  trabalhar.
	
	D
	Função de  transmitir  a cultura dos portugueses.
	
	E
	Função de ensinar a língua portuguesa.
uestão 7/10 - Estudo das Relações Étnico-Raciais Afro-Brasileira, Africana e Indígena
Considere o fragmento de texto:
“A crítica contida no trabalho de [Florestan] Fernandes está na tendência a se salientar a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como uma das causas da desigualdade, argumentando-se que eles eram inaptos para desenvolver o exigido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 59.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente como se apresenta o racismo no mercado de trabalho capitalista.
	
	A
	Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	B
	Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em