A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
apol2 educação de jovens e adultos nota100

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"[...] a abordagem tradicional do ensino identifica o aluno como parte de um mundo que irá conhecer [...]".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta as características da abordagem tradicional: 
Nota: 10.0
	
	B
	Restringe-se a instrução e transmissão de conteúdos, além da relação vertical entre professor e aluno.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a educação restringe-se a instrução e transmissão de conteúdos, relação vertical entre professor e aluno [...]"(Livro base, p. 113).
Questão 2/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"[...] passamos a conhecer um sentido de alfabetização em Freire: alfabetização de adultos como ato de conhecimento".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta o que é necessário para que a alfabetização de adultos seja um ato de conhecimento, na visão de Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	A
	Uma relação de diálogo entre educadores e educandos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Para ser um ato de conhecimento o processo de alfabetização de adultos demanda, entre educadores e educandos, uma relação de autêntico diálogo" (Livro-base, p. 120).
Questão 3/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto a seguir:
"O analfabeto era visto como um ignorante, característica que marcou o desenvolvimento de programas de alfabetização, os quais valorizavam o ensino das primeiras letras [...]".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta o que bastava de conhecimento para que o sujeito fosse considerado alfabetizado até 1950 no Brasil: 
Nota: 10.0
	
	C
	Assinar o próprio nome.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] bastava que o sujeito assinasse o próprio nome para ser considerado alfabetizado" (Livro-base, p. 116).
Questão 4/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"[Para Paulo Freire], os analfabetos são seres concretos, criadores e recriadores; são sujeitos que pensam e que produzem saberes na sua prática social".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona a principal característica da prática educativa de Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	A
	Conhecimento científico.
	
	B
	Diálogo.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] consiste na prática educativa baseada no diálogo" (Livro-base, p. 121).
Questão 5/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"As primeiras experiências do método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados [...]".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona a quantidade de tempo que levou para alfabetizar os 300 trabalhadores rurais em Angicos (RN) com o método Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	B
	45 dias.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "As primeiras experiências do método Paulo Freire começaram na cidade de Angicos (RN), em 1963, onde 300 trabalhadores rurais foram alfabetizados em 45 dias" (Livro-base, p. 126). 
Questão 6/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"A concepção instrumental de educação e de alfabetização ainda tem lugar em nossa sociedade".. 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta como era concebida a alfabetização de adultos até a década de 1930: 
Nota: 10.0
	
	B
	Aquisição de um sistema de código alfabético.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] até por volta da década de 1930 foi concebida como 'aquisição de um sistema de código alfabético, tendo um único objetivo que era instrumentalizar a população com os rudimentos de leitura e escrita'" (Livro-base, p. 117).
Questão 7/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"[...]'o objetivo da formação é melhorar a qualidade da intervenção do educador, não apenas o seu discurso'".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona um dos papeis do educador: 
Nota: 10.0
	
	C
	Estudar as teorias e colocá-las em prática.
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Separação entre teoria e prática: 'Ignora-se que não existe prática que não esteja sustentada por uma teoria. A ação mais simples que possamos imaginar não poderá ser executada por quem não tenha um mínimo de teoria sobre esta ação'" (Livro-base, p. 134). 
Questão 8/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"Numa concepção instrumental de educação, a preocupação central é que o aluno domine os conhecimentos escolares tradicionais". 
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que a menciona a preocupação central da concepção dialógica: 
Nota: 10.0
	
	C
	Estudo de conhecimentos com significado sociocultural.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Na concepção dialógica preocupa-se com o estudo de conhecimentos com significado sociocultural [...]" (Livro-base, p. 117).
Questão 9/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"A formação e a prática do educador são dois temas que inquietam alunos, professores, comunidade, coletivos de educação e instâncias governamentais. A formação é um processo essencial à prática da EJA [...]".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, é correto afirmar que a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando: 
Nota: 10.0
	
	E
	Articula teoria e prática.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "[...] a produção do conhecimento na EJA tem mais sentido político e social quando articula teoria na prática" (Livro base, p. 113).
Questão 10/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o fragmento de texto abaixo:
"O próprio método de alfabetização que Paulo Freire pensou funciona de tal sorte que realiza [...] a prática do diálogo".
Considerando o fragmento de texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que apresenta a nomenclatura atribuída por Freire para se referir à prática do diálogo: 
Nota: 10.0
	
	B
	Círculo de Cultura.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "O próprio método de alfabetização que Paulo Freire pensou funciona de tal sorte que realiza, dentro do círculo de cultura, a prática do diálogo" (Livro base, p. 130).
Questão 11/10 - Políticas Públicas Para Educação de Jovens e Adultos
Leia o texto abaixo: 
O método Paulo Freire de alfabetização de adultos é composto por etapas, e estas devem ser seguidas para o êxito do processo. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Educação de Jovens e Adultos, marque a alternativa correta que menciona a terceira característica da concepção de alfabetização de Paulo Freire: 
Nota: 10.0
	
	A
	Escolha dos conteúdos.
Você acertou!
Comentário: Esta é a alternativa correta, pois "Uma terceira característica da concepção de alfabetização como ato de conhecimento refere-se à escolha dos conteúdos" (Livro-base, p. 121).
Questão 12/10 - Políticas Públicas Para Educação