Buscar

ATIVIDADE III-INTRODUÇÃO A FONOAUDIOLOGIA UNINGÁ

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1. Quais distúrbios fonoaudiológicos podem ser considerados como distúrbios de linguagem:
Transtorno fonológico, disfagia e distúrbio específico de linguagem.
Afasia, disfonia e disfagia.
Atraso de linguagem, distúrbio específico de linguagem e afasia. (Alternativa correta)
Transtorno fonológico, disfagia e disfonia.
Disfonia, distúrbio específico de linguagem e afasia.
2. Como é denominado o período do desenvolvimento da linguagem em que o bebê percebe que pode produzir sons e passa a brincar com suas vocalizações?
Balbucio. (Alternativa correta)
Vocalizações reflexas.
Período pré linguístico.
Vocalizações.
Pré conversação.
3. Os marcos de desenvolvimento da linguagem têm a função de:
Crianças que não falam na idade esperada dentro dos marcos de desenvolvimento estão atrasadas quanto ao desenvolvimento global.
Servir como parâmetro para as avaliações fonoaudiológicas, porém podem haver diferenças cronológicas entre o desenvolvimento que devem ser avaliadas com cautela.(Alternativa correta)
Servir como parâmetro para as avaliações fonoaudiológicas, sendo que crianças que estiverem fora do padrão são consideradas crianças com patologias fonoaudiológicas.
Cada criança tem seu ritmo de desenvolvimento da linguagem, e o atraso do surgimento desta não causa preocupação.
Os marcos de desenvolvimento são utilizados como um parâmetro/referência para avaliação do desenvolvimento da criança e quem não se encontra dentro do esperado deve ser avaliado por um médico neurologista.
4. A definição a seguir de Fernandes (1998) “Toda comunicação organizada por sinais, regras e códigos, que transmitem significados e possibilitam comunicação, natural ou artificial, humano ou não humano”, é a definição de:
Linguagem. (Alternativa correta)
Língua.
Língua materna.
Fala.
Pré linguagem.
5. Qual das alternativas descrevem linguagem:
Código culturalmente herdado, com regras em diferentes níveis, valor social, coletivo e uniforme para os indivíduos falantes de uma mesma comunidade.
Toda comunicação organizada por sinais, regras e códigos, que transmitem significados e possibilitam comunicação. Natural ou artificial, humano ou não humano.(Alternativa correta)
Sistema abstrato de regras gramaticais que identificam sua estrutura nos seus diversos planos (dos sons, da estrutura, formação e classes de palavras, das estruturas frasais, da semântica, da contextualização e do uso.
É uma das formas de manifestação da linguagem e precisa de uma língua (sistema abstrato de regras gramaticais), possibilita expressar pensamentos, trocar informações e interagir socialmente.
Organização e planejamento do ato motor, integridade auditiva e neuromuscular, além da normalidade anatômica dos órgãos responsáveis pela sua produção (órgãos fonoarticulatórios).
6. Qual o nome do período em que embora a criança ainda não fale, ela está apresentando comunicação com seu meio, já que se expressa por meio dos choros e, de gestos e apontamentos.
Pré-conversação.
Período sensório motor.
Pré-fala.
Balbucio.
Pré-linguístico. (Alternativa correta)
7. Distúrbio da fluência da fala caracterizado por frequente ocorrência de repetições, prolongamentos e bloqueios na emissão de pequenos elementos da fala: sons, sílabas e monossílabas define qual distúrbio da comunicação?
Atraso no desenvolvimento da linguagem.
Distúrbio específico de linguagem (DEL).
Dislexia.
Afasia.
Gagueira. (Alternativa correta)
8. Como é denomina o distúrbio de linguagem que tem por definição: alteração adquirida da linguagem decorrente de lesão cerebral.
Atraso de linguagem.
Distúrbio Específico de Linguagem.
Afasia. (Alternativa correta)
Disfagia.
Disfonia.
9. Ao considerar os sistemas ou componentes da linguagem, podemos afirmar que:
A gramática e a fonologia são componentes que devem ser avaliados com maior atenção, pois suas alterações podem geram dificuldades na apropriação da leitura e escrita.
A avaliação do sistema fonológico é mais importante, considerando que o profissional fonoaudiólogo deve trabalhar a fala, então sua preocupação maior não deve ser com o conteúdo comunicativo, mais sim com o uso correto dos sons da língua.
Os quatro componentes fazem parte da avaliação, uma vez que a produção correta dos sons da língua e a formação gramatical avaliam a forma da linguagem e a pragmática e semântica avaliam o conteúdo, a mensagem e o real uso da comunicação.(Alternativa correta)
A semântica e a pragmática são os componentes mais importantes porque avaliam o conteúdo e o real uso da comunicação.
Os componentes mais importantes são o fonológico e o gramatical porque a formação das frases com respeito às regras gramaticais e o uso correto dos sons da língua devem ser foco de trabalhado do profissional fonoaudiólogo.
10. Qual estudioso atribui à linguagem papel fundamental na construção do conhecimento, defende ser função essencial na atividade mental humana, sendo responsável pela formação do pensamento e da consciência?
Skinner.
Wallon.
Chomsky.
Vygotsky. (Alternativa correta)
Piajet.

Outros materiais