A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
EXERCÍCIO

Pré-visualização | Página 1 de 1

1) Quais são os principais desafios da contabilidade internacional?
O desafio é entender as principais diferenças no tratamento contábil dos diversos elementos das demonstrações contábeis comparados com as normas locais de contabilidade, a contabilidade internacional inclui todas as variedades de princípios, métodos, e padrões de contabilidade de todos os países, tão logo exigindo do contador conhecimentos múltiplos sobre padrões internacionais de contabilidade.
· Harmonização global
· Qualidade das Demonstrações Financeiras em economias desenvolvidas e emergentes
· Informação social e ambiental
· Demonstrações Financeiras na era da alta tecnologia
2) Qual sua visão da importância de se Estudar a História e a Evolução da Contabilidade?
Com o estudo da História e da Evolução da Contabilidade ao longo do tempo, entendemos a importância significativa da escrita, das civilizações e seu desenvolvimento, bem como seu trajeto que contribuiu para o surgimento de métodos que exercem influência em seu estágio atual, que certamente favoreceram o seu amadurecimento. A contabilidade é uma ciência nobre que partiu de povos e regiões antigos, e apesar de toda a evolução, ainda há o que se evoluir; mas esta ciência é uma só, baseada em princípios, postulados e normas. A contabilidade é o pilar fundamental para um mundo capitalista.
3) Porque a forma de captação de recursos pelas empresas é relevante para a determinação do tipo de informação contábil?
Por quê quando se refere a informação contábil, deve-se ter em mente que conhecer um pouco melhor quem são os seus usuários para saber que tipos de informações são necessárias.	
4) Qual a Diferença de um Sistema Legal Common Law e Code Law?
A Common Law (direito comum) é uma família jurídica baseada em uma tradição anglo-americana, que está fundamentada na jurisprudência e nos costumes, o direito comum possuía uma ligação mais intensa com o contexto no qual está inserido. Já o sistema da Code Law tem origem romano-germânica e diferencia-se da Common Law por estar fundamentada predominantemente na lei escrita, em um conjunto de leis. Em outras palavras, o direito romano tinha como objetivo orientar as ações através das normas.
5) Quais são as características do sistema contábil brasileiro? Defina em relação ao: 
a) Sistema legal; 
Fatores que influenciaram o Sistema Contábil Brasileiro:
Regulamentação editada por organismos governamentais (CVM, BC, SUSEP, ANATEL, ANEEL, entre outros); influência relativamente fraca dos órgãos de classe ou institutos representativos da profissão na definição de normas 	contábeis no Brasil. O CFC edita as Normas Brasileiras, mas estas não têm autoridade legal.
b) captação de recursos, status da profissão; 
Fatores que influenciaram o Sistema Contábil Brasileiro:
Captação de Recursos: Inexistência de Mercado de capitais forte; porém a lei 6.404/76 e a CVM incorporaram critérios e procedimentos contábeis objetivando a apuração do lucro para o acionista (ambas com forte influência da escola americana)
Status da profissão: Duas categorias profissionais (TC e Contador). A sociedade brasileira nos enxerga como responsável pela escrituração, principalmente Imposto de Renda.
	
c) capacidade do contador de influenciar as normas contábeis; 
Fatores que influenciaram o Sistema Contábil Brasileiro: A profissão ainda é confundida com “guarda-livro”; baixo status da profissão e pouca capacidade de influenciar a elaboração de normas contábeis obrigatórias para as empresas.
d) nível da educação; 
Fatores que influenciaram o Sistema Contábil Brasileiro: Poucos cursos de excelente qualidade, poucos docentes com formação acadêmica e titulação adequada. Poucos cursos de mestrado e doutorado para estudos avançados em Contabilidade. O curso de mestrado não absorve nem 1% dos graduandos. A graduação é o fim da linha para os estudantes.
e) Vinculação da legislação tributária na contabilidade.
Fatores que influenciaram o Sistema Contábil Brasileiro:
Vinculação da legislação tributária na contabilidade: Apesar das interferências do Fisco, existe a separação entre a Contabilidade financeira e fiscal, mas a legislação tributária determinava regras de contabilização.
6) Qual o papel da contabilidade no mercado de ações?
A contabilidade é fundamental para a garantia da ordem econômica, da integridade do mercado de capitais e da proteção dos investidores, através da documentação técnica que trazem informações que permitem saber se a empresa é lucrativa, se possui algum ativo, se realmente está ganhando algum dinheiro, informações contábeis divulgadas pelas empresas, imprescindíveis à tomada de decisões pelos investidores do mercado de capitais.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.