Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
24 pág.
TESTE DE CONHECIMENTO-SEMINÁRIOS INTEGRADOS EM GESTÃO DE TURISMO

Pré-visualização | Página 1 de 5

1.
		O ENADE é um instrumento que serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Sobre isso, é correto afirmar:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	O Enade é componente curricular obrigatório. Sem ele, o aluno não cola grau e não recebe o diploma
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior) é formado por três componentes principais:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação das instituições, avaliação dos cursos, avaliação dos estudantes
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		O ENADE serve para aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências e avaliar a qualidade das Instituições de Ensino Superior de todo o Brasil. Quais são os seus instrumentos?  
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A prova e o questionário socioeconômico do estudante
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O CPC é um indicador prévio da situação dos cursos. Ele é composto por:
	
	
	
	Auto avaliação, censo e cadastro.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O SINAES é formado por três componentes principais. Esses componentes são:
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Avaliação das instituições; avaliação dos cursos; avaliação dos estudantes.
	
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Luiza é a Diretora de ensino da Universidade XYZ. Analisando os documentos regulatórios pelos quais o MEC avalia a instituição, ela se deteve no capitulo sobre o CPC. O Conceito Preliminar de Curso é um indicador prévio para o MEC, da situação dos cursos. O conceito é composto por duas avaliações: as provas do ENADE feito pelos alunos e os insumos. No caso dos insumos, ela preferiu anotar cada uma das variáveis que compõem os insumos, pois notou que são diversificadas. Para chegar a totalização dos insumos, qual teria sido a lista de Luiza?
	
	
	
	
	
	
	Nota de professores, nota de infraestrutura e nota de organização didático-pedagógica
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		O SINAES reúne informações do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) e das avaliações institucionais e dos cursos. Com relação às informações obtidas nesse exame, analise as afirmações sobre sua utilização e escolha a opção correta. I - Para orientação institucional de estabelecimentos de ensino superior e para embasar políticas públicas. II - São úteis para a sociedade, especialmente aos estudantes, como referência quanto às condições de cursos e instituições. III - São utilizados por empresas na seleção de funcionários e estagiários.
	
	
	
	
	
	
	Somente I e II estão corretas.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Carla está estudando para as provas do ENADE. Fez vários simulados na universidade e tem revisado as disciplinas desde o inicio dos estudos. Qual deve ser a preocupação de Carla quanto às partes em que se dividem a prova?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	A prova é composta de questões de formação geral e de conhecimento específico da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha. Prova de Conhecimento específico da área vale 75% da nota.
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		1.
		Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, podemos citar: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, a bioética etc. Analise as sentenças abaixo e marque a alternativa correta. I O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa). Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. II A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. III Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. IV A ética é construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	I;II;III e IV
	
	
	
	
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Figura emblemática da arte moderna, o artista do século XIX, autor destas obras, libertou a cor na pintura. Por meio dela, procurou captar a essência dos seres e das coisas, traduzir emoções e intuições, sem os compromissos com a verossimilhança que dominavam a arte acadêmica de seu tempo. Sua extensa obra - não reconhecida em vida , existência trágica e intensa atraem, há décadas, estudiosos dos mais diversos campos. O artista mencionado é (Simulado ENADE 2012):
	
	
	
	Vincent Van Gogh
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Físicos do Laboratório Nacional Fermi, entre eles Rob Roser, dos Estados Unidos, disseram estar 'absurdamente próximos' de provarem a existência da partícula subatômica chamada bóson de Higgs, considerada um elemento fundamental para a transformação dos restos da explosão espacial em estrelas e planetas. Segundo Don Tovey, professor de Física das Partículas na Universidade de Sheffield, "os resultados são particularmente importantes, porque eles usam uma forma completamente diferente e complementar de procurar o bóson de Higgs. Isso nos dá mais confiança de que o que estamos vendo é realmente a prova de uma nova física, e não apenas um acaso estatístico." Essa partícula subatômica é apelidada, no meio acadêmico, de:
	
	
	
	partícula de Deus
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É uma forma criativa de como a humanidade expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de alguns valores estéticos, como beleza, harmonia, equilíbrio. Ela pode ser representada através de várias formas, em especial na música, na escultura, na pintura, no cinema, na dança, entre tantas outras. Estamos nos referindo a:
	
	
	
	
	
	
	Arte
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Luiza estava estudando o conceito de CULTURA, para uma boa performance na prova de conhecimentos gerais do ENADE. Notou que uma das definições não servia para definir o termo cultura e portanto não se enquadrava de forma correta naquilo que havia aprendido. Qual teria sido esta definição equivocada sobre cultura?
	
	
	
	
	
	
	Disseminada de forma irredutível e inflexível nos grupos sociais
	
	
	
	
	
	
	
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quando Pedro estudou a invasão dos povos bárbaros na Europa, verificou que elas determinaram no século V a derrocada final do Império Romano. A partir daí, começa um período na História da Arte que vai representar este novo momento como caracterizado pelo teocentrismo. Pedro ficou meditando que tipo de arte poderia surgir a partir do teocentrismo que dominou a Europa na Idade Média. Você poderia ajudar Pedro a identificar as características deste tipo de arte neste período?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Valorização do espirito e visão de mundo dominada pela figura de Deus.
	
	
	
	
	
	
		
	Gabarito
Comentado
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Nas provas do ENADE são comuns abordagens de arte, cultura e filosofia. Como o candidato pode traçar uma relação entre estes assuntos que possibilite um bom roteiro de estudos?
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	CULTURA = ajuda a entender os comportamentos sociais. ARTE = mostra ideias e situações através do ponto de vista do artista. FILOSOFIA = contribui para uma reflexão mais profunda sobre as questões do nosso tempo.
	
	
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Quando Lucia estudava
Página12345