A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
29 pág.
Simulados Cultura Brasileira

Pré-visualização | Página 1 de 8

ATIVIDADE E SIMULADO
	1a Questão
	
	
	
	Os conceitos de Globalização e Multiculturalismo são trabalhados pelo conteúdo da disciplina, levando em conta:
	 
	Os seus efeitos sobre a cultura
Explicação:
São trabalhados, pelo conteúdo da disciplina,  quatro conceitos: Cultura e Identidade nacional brasileira, numa perspectiva histórica e Globalização e Multiculturalismo, levando em consideração seus efeitos sobre a cultura.
	2a Questão
	
	
	
	A disciplina de Cultura Brasileira pretende refletir sobre a complexidade da cultura e da identidade cultural; proporcionar o domínio razoável das questões fundamentais das principais linhas de interpretação da sociedade brasileira no século XX, identificando-as, inclusive, numa perspectiva histórico-sociológica.
Marque a alternativa que não está relacionada à importância do estudo dessa disciplina.
		
	
 
	Não há relação entre a disciplina de Cultura Brasileira com as demais disciplinas do curso.
	3a Questão
	
	
	
	Os temas abordados por esta disciplina Cultura Brasileira, num sentido mais amplo,  sempre estão voltados para:
 
		
	 
	Uma consciência histórico-cultural
Explicação:
Os temas abordados pela disciplina sempre estão voltados para uma consciência histórico-cultural indispensável à construção do conhecimento e de um senso crítico, fundamentais à formação de qualquer profissional.
	4a Questão
	
	
	
	 
Analise as proposições:
 
I - O Estudo da Cultura Brasileira permitir a compreensão da história de nossa cultura e o papel dos indivíduos na construção de nossa sociedade;
 
II - O Estudo da Cultura Brasileira contribuiu para a melhor compreensão do Brasil contemporâneo, de noções de cidadania e, consequentemente, ensejará uma visão mais crítica da realidade e um compromisso ético de sua profissão;
 
III - O Estudo da Cultura Brasileira contribui para a compreensão da complexidade da nossa cultura e da formação da identidade cultural.
 
Estão corretas:
  
		
	 
	 
I, II e III
Explicação:
 
Como visto na aula 2, o Estudo da Cultura Brasileira permitir a compreensão da história de nossa cultura e o papel dos indivíduos na construção de nossa sociedade; contribuiu para a melhor compreensão do Brasil contemporâneo, de noções de cidadania e, consequentemente, ensejará uma visão mais crítica da realidade e um compromisso ético de sua profissão e também, para a compreensão da complexidade da nossa cultura e da formação da identidade cultural.
	5a Questão
	
	
	
	A Escola é uma instituição que está inserida em um contexto social, político e econômico. Assim, é importante compreender que as mudanças que ocorrem nas diversas esferas sociais, impulsionam o desenvolvimento de Políticas Públicas e mudanças educacionais. O Estado é responsável pelo desenvolvimento de Políticas Públicas (programas e ações) de âmbito Federal, Estadual ou Municipal que visem o bem coletivo. Neste sentido, é correto afirmar que:
	
 
	A educação é uma das políticas públicas sociais, assim determinadas pela Constituição Federal de 1988.
Explicação:
A educação é uma das políticas públicas sociais, determinadas pela Constituição Federal de 1988.
	6a Questão
	
	
	
	A  "Cultura Brasileira", como já pudemos perceber, tece uma rede complexa de conhecimentos, através da sociologia, da história, da política e da literatura, assim, é
uma disciplina que, por suas próprias características, envolve nossa formação profissional.
 Qual seria a razão?
	
 
	Através de processos educativos estaremos formando cidadãos críticos
Explicação:
Vimos como o  conteúdo da disciplina Cultura Brasileira pode contribuir para  uma boa formação profissional,  ajudando a construir uma melhor compreensão do Brasil contemporâneo, assim como das noções de cidadania e, consequentemente, estimulando uma visão crítica da realidade e um compromisso ético com qualquer profissão. É válido ressaltar que, ao enfatizar uma consciência crítica, a disciplina, certamente proporcionará ao aluno uma maior solidez em sua formação; e solidez significa segurança, que é um fator determinante para a empregabilidade.
	7a Questão
	
	
	
	Marque a alternativa incorreta: Para compreender a CULTURA BRASILEIRA é necessário:
		
	 
	Compreender a realidade brasileira objetivamente
	8a Questão
	
	
	
	A  "Cultura Brasileira", como já pudemos perceber ela tece uma rede complexa de conhecimentos, atrav és da sociologia, da história, da política e da literatura, assim, é
uma disciplina que por suas próprias características envolve nossa formação profissional Qual seria a razão?
	
 
	Através de processos educativos estaremos formando cidadãos críticos
	1a Questão
	
	
	
	Qual a afirmação que contradiz uma visão de mundo calcada no Relativismo Cultural?
	
 
	Percebe a realidade a partir de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsidera a alteridade e percebe os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos;
	2a Questão
	
	
	
	Vinda do verbo latino colere (cultivar, criar, tomar conta e cuidar). Cultura teve diversos significados. Indique aquele INCORRETO:
		
	
 
	Erudição
	3a Questão
	
	
	
	O conceito de Cultura no século XVIII era entendido como o resultado da formação ou educação formal (escolaridade) dos seres humanos. Ela englobaria diversos aspectos, como artes, ciências, Filosofia, ofícios, religião. Neste sentido a cultura seria sinônim de:
		
	 
	grau de civilidade, de cidadania e vida cultural
	4a Questão
	
	
	
	Do que é formada nossa identidade cultural? Identifique nas alternativas que se seguem:
	
 
	Todas as opções
	5a Questão
	
	
	
	Sobre o conceito de cultura, pode-se afirma, exceto:
	
 
	Cultura é algo que pertence a certas camadas sociais socialmente privilegiadas.
	6a Questão
	
	
	
	É certo que a Cultura é uma preocupação contemporânea, muito presente nos tempos atuais. Porém, a ela foram atribuídos vários significados ao longo da história. Marque a alternativa que não corresponde a nenhum desses significados aludidos em nossa segunda aula.
	
 
	O cuidado com os idosos, respeitados pelos gregos antigos
	7a Questão
	
	
	
	Leia com atenção:
 "Cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Portanto, fazem parte da cultura de um povo as seguintes atividades e manifestações: música, teatro, rituais religiosos, língua falada e escrita, mitos, hábitos alimentares, danças, arquitetura, invenções, pensamentos, formas de organização social, etc". (Dicionário inFormal, SP, 2009).
Sobre a origem e conceitos da palavra "cultura" é possível afirmar:
I O termo tem origem no verbo latino "colere" (cultivar, criar, tomar conta e cuidar).
 II Consiste em idéias, abstrações e comportamento.
III Engloba os modos comuns e aprendidos da vida, transmitidos pelos indivíduos e grupos, em sociedade.
IV Constitui-se de elementos como: conhecimentos, crenças, valores, normas e símbolos.
 Das alternativas acima:
		
	 
	 Todas as alternativas estão corretas.
	8a Questão
	
	
	
	A formação da Identidade nacional de um povo:
	
 
	Encontra em elementos simbólicos, na literatura e em outras manifestações artísticas elementos potentes para o reconhecimento dos membros de um estado-Nação.
	1a Questão
	
	
	
	São práticas presentes entre os agentes da cultura erudita:
	
 
	A ópera e o balé
	Explicação:
As práticas que passam pelo domínio da cultura erudita passam por academias, bibliotecas, conservatórios musicais, dança clássica, etc., que selecionam o material e impõem regras rígidas e complexas elaborações. Os produtores da chamada cultura erudita fazem parte de uma elite cultural cujo conhecimento é proveniente do pensamento científico, dos livros, das pesquisas universitárias ou do estudo em geral (erudito significa que tem instrução vasta e variada adquirida sobretudo pela leitura). A arte erudita (a música clássica, a ópera, o balé, o teatro, as artes plásticas etc.) é produzida visando museus, críticos de