Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais prova IV

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Alexandre de Jesus Santana (1180728)
	
	Disciplina:
	Assessoria e Consultoria nas Instituições e Projetos Sociais (SES97)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657667) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24518758
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Além da definição sobre o significado de monitoramento, também é importante reconhecer algumas características deste típico procedimento para a efetividade de programas sociais e políticas, sejam elas executadas pela esfera governamental, seja pelo Terceiro Setor, seja em sinergia entre as esferas governamental e da sociedade civil. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(   ) O acompanhamento cotidiano de projetos e programas sociais é uma característica dos monitoramentos.
(   ) O controle das metas dos projetos e programas sociais é uma característica dos monitoramentos.
(   ) O monitoramento serve como instrumento de controle governamental sobre os movimentos sociais.
(   ) O monitoramento serve como instrumento de correção dos rumos de um projeto ou programa social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - V - V - V.
	2.
	Tanto nas instituições públicas quanto privadas, muitas vezes é necessário buscar o conhecimento de outros profissionais, de um consultor para auxiliar em pontos específicos, em um tempo determinado e com conhecimento específico. Sobre a consultoria, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O consultor fornece ajuda e conselhos, elaborando relatórios e pareceres sobre determinado assunto de sua especialidade, que necessitará de ações específicas, ampliando a possibilidade de se chegar na melhor solução para o problema por possuir um enfoque mais pontual com a problemática envolvida.
(    ) Dentre os conhecimentos do consultor, este deve possuir raciocínio lógico e inteligência empresarial. Necessita também de sustentação conceitual e prática, bem como saber como e onde buscar informações e administrar o tempo.
(    ) Pela própria natureza dos trabalhos de consultoria, um fator importante é a intangibilidade do serviço, ou seja, a impossibilidade de vê-lo antes de ser comprado e, por consequência, ser finalizado.
(    ) Com relação ao contorno e à extensão dos trabalhos dos consultores, no que se refere às formas de trabalho, não é necessária a averiguação de este desempenhar o trabalho em equipe, assumindo responsabilidade exclusiva nos resultados esperados.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	As organizações podem ser classificadas de acordo com o objetivo de sua existência. Estes objetivos permitem desenvolver suas atividades com maior foco no mercado e em seu público-alvo. Sobre organizações com objetivos econômicos, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As indústrias de transformação têm foco econômico, independentemente do tipo de atividade.
(    ) Organizações privadas do setor de comércio (varejo e atacado) e prestação de serviços têm foco econômico.
(    ) A previdência social é uma organização pública com o objetivo de gerar riqueza ao Estado (governo).
(    ) Após atender os objetivos sociais e culturais, organizações como teatro, museus e hospitais públicos têm foco na geração de lucro.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	4.
	No interior dos trabalhos de monitoramento de projetos e programas sociais, o assistente social percebe também a importância estratégica dos indicadores de monitoramento. Da mesma maneira que o assistente social precisa definir os termos com a maior precisão possível, cabe também à compreensão sobre o significado dos indicadores. Sobre a definição conceitual do mencionado termo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) São as principais ferramentas de monitoramento, que permitem avaliar o progresso alcançado no desenvolvimento de um projeto.
(    ) São variáveis que permitem avaliar quantitativamente em que medida os objetivos traçados num projeto foram alcançados.
(    ) Constituem um elemento de quantificação da realidade, que permite melhor planejamento sobre o tipo de intervenção nessa realidade.
(    ) São itens de utilidade secundária nos processos de monitoramento ao assistente social, devido ao caráter predominantemente qualitativo da análise deste profissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Sistemas de monitoramento e avaliação constituem uma das etapas mais sensíveis na gestão de programas e políticas sociais, sobretudo de desenvolvimento social. A avaliação de programas ou projetos sociais é necessária para a obtenção dos resultados almejados. A respeito da avaliação, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Avaliar significa envolver todos os profissionais de projetos e programas, bem como parceiros e políticos na redistribuição de benefícios sociais para a população.
	 b)
	Avaliar significa coordenar as ações planejadas com as ações realmente desejadas pelos gestores dos programas ou projetos para atender aos anseios de seus dirigentes e parcerias, no sentido de garantir o financiamento e engajamento de projetos de interesse particular e público.
	 c)
	Avaliar é atribuir valor sobre o grau de eficiência, eficácia e efetividade de políticas, programas e projetos sociais.
	 d)
	Avaliar é controlar e determinar que todos os servidores públicos estejam atentos e à disposição ao que acontece com a população para realizar os serviços que a população deseja e solicita.
	6.
	A avaliação faz parte constante de nossas vidas, principalmente profissional, pois a todo o momento é necessário avaliar o processo de trabalho. A avaliação é sempre executada por profissional que possui parâmetros e mérito para comparar subsídios, no qual devem ser comparados. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O avaliador precisa possuir obrigatoriamente uma referência para a comparação.
II- Um processo de avaliação não faz parte do cotidiano do profissional de Serviço Social, pois constantemente somos levados a gerar juízo de valor sobre a demanda profissional a ser trabalhada.
III- Sempre que for avaliar um programa social, é necessário apresentar parâmetros e conhecimentos para fazer de forma coerente e qualificada.
IV- A avaliação não é comparativa, um juízo que fazemos, mas ela é igual, e existem diversos modos de serem executadas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	7.
	A assessoria em instituições privadas é o mais popular entre as organizações, pois podemos observar que as instituições privadas utilizam estes serviços de assessoria há muito tempo. A contratação dos assessores em diversas áreas técnicas profissionais vem crescendo, pois apontam caminhos que proporcionam às instituições melhorias de seus processos e atividades. Referente à assessoria em instituições privadas, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O assessor institucional privado não busca atuar como parceiro dos executivos e profissionais da empresa/cliente.
	 b)
	Planejamento estratégico, planejamento tático e planos diretores aplicáveis à gestão organizacional não fazem parte da assessoria.
	 c)
	É uma forma de qualificar os processos e a gestão. Na maioria das vezes, os assessores são inseridos nas práticas de responsabilidades sociais.
	 d)
	Se antes as empresas buscavam assessoria para qualificar a gestão de negócios, hoje elas não buscam
Página12