Buscar

resumoSECREÇÃO CELULAR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SECREÇÃO CELULAR
A secreção celular é composta por carboidratos, lipídios e proteínas, principalmente glicoproteínas e lipoproteínas. Os compostos secretados são sintetizados no Retículo endoplasmático liso ou rugoso, são transportados pelo complexo de Golgi. Uma célula secretora tem essas organelas bem desenvolvidas e núcleo basal.
Essas organelas, muito provavelmente surgiram de involução da membrana plasmática. 
Secreção de Proteínas
As proteínas não-citosólicas teriam sua síntese iniciada no ribossomo livre, contudo, após leitura da sequencia sinal, o ribossomo adere ao retículo e a síntese continua, porém a proteína vai sendo sintetizada para dentro da luz do R.E. Enquanto as proteínas citosólicas ou de outras organelas, eram sintetizadas pelo ribossomo livre e liberadas no citoplasma. 
A importação de proteínas nucleares, de mitocôndrias e peroxissomos é pós-traducional, enquanto a de proteínas endereçadas ao RE, essa migração ocorre durante a tradução, é co-transducional.
Hipótese do sinal PRS
A partícula de Reconhecimento do Sinal é um complexo de 6 subunidades mais RNAr, que pode ser reconhecida também como uma terceira subunidade ribossomal. A PRS seria responsável por se ligar a sequencia sinal e interromper a síntese, levando o complexo para o RE e, então, se desligaria do complexo. Posicionando ele no complexo TRANSLOCON, que é um heterodímero, composto por três proteínas.
A PRS reconhece a sequencia sinal assim que ela emerge do ribossomo, então ela se liga ao complexo e o encaminha ao RE, onde é reconhecida pelo receptor de PRS e o ribossomo se acopla à membrana do retículo. A partir de então, a PRS já executou sua função e, a partir da hidrólise de GTP, ela se desliga do complexo. Após o desligamento o sinal é reconhecido pelo translocon, que tem um domínio transmembrana e também um canal, capaz de transportar a proteína. 
A cadeia polipeptídica nascente pode se associar ao poro aquoso lateralmente ou perpendicularmente, respectivamente, proteínas lipofílicas e hidrofílicas.
Se a cadeia for hidrossolúvel, entra pelo poro aquoso em direção à luz do RE, logo a sequencia sinal não será mais necessária e será clivada por peptidases. Nesta altura do processo proteínas BIP (binding proteins) se ligarão ao peptídeo, estabilizando a sua estrutura, impedindo o enovelamento, assim como hidroliza ATP, para o transporte da proteína. 
Novos estudos, porém, tem mostrado que o ribossomo mantem-se aderido ao RE independentemente da sequencia sinal e, portanto, a tradução começaria já no RE, inclusive a de proteínas citosólicas. 
Especula-se que os ribossomos permanecem aderidos ao RE pelo suporte do citoesqueleto e que isso seria útil para estabilizar o processo. 
Proteínas transmembrana:
>>Unipasso

Outros materiais