A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Brasil colonial 1

Pré-visualização | Página 1 de 2

isciplina:
	História do Brasil Colonial (HIS29)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:656956) ( peso.:1,50)
	Prova:
	22368399
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Um dos aspectos interessantes da Expansão Ultramarina Ibérica se relaciona ao desenvolvimento da técnica de navegação, pois alguns aspectos da marinharia mediterrânica foram adaptados para a navegação de longo curso que vinha sendo realizado no Atlântico, o ?Mar Tenebroso?. Muitos dos marinheiros que trabalharam para os reinos ibéricos eram de origem italiana, como o Almirante Peçanha, que estruturou a Marinha Portuguesa na época de D. Dinís, ou mesmo Cristóvão Colombo, o ?descobridor? da América. Estas trajetórias individuais são exemplos de que muito da marinharia ibérica é uma adaptação da marinharia mediterrânica. Sobre o desenvolvimento técnico da navegação portuguesa da expansão ultramarina, analise as sentenças a seguir:
I- A vela latina, que conseguia navegar mesmo sem vento na popa. 
II- A caravela, embarcação símbolo das grandes navegações portuguesas. 
III- O submarino, invenção de portugueses do século XVII. 
IV- O contratorpedeiro, embarcação militar medieval portuguesa.  
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	2.
	O ano de 1500 ficou marcado na história pela chegada dos portugueses às terras do Brasil,  já o ano de 1531 ficou marcado por ter sido o ano em que a primeira expedição colonizadora, comandada por Martin Afonso de Souza, chegou ao país. Este período ficou conhecido como os "anos esquecidos", por não ocorrer a colonização efetiva. Sobre as ações realizadas por Portugal no Brasil, neste período de pré-colonialismo, analise as sentenças a seguir:
I- Não houve interesse por parte de Portugal em colonizar as terras brasileiras, apenas pelo fato de possuírem uma baixa taxa demográfica.
II- A efetiva colonização não foi realizada pelo fato que os portugueses não encontraram metais preciosos nesse período.
III- Através do escambo, os indígenas foram convencidos a trabalhar no corte e no carregamento, na exploração do pau-brasil.
IV- Nesse período de pré-colonização, Portugal enviou expedições guarda-costas e de reconhecimento territorial.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	3.
	As obras ficcionais sobre o período das grandes navegações ultramarinas empreendidas pelas coroas portuguesas e espanholas, em grande parte, contradizem as condições nas quais viviam os marujos das caravelas, naus e galeões que singravam os mares, pois, enquanto os poetas cantavam as glórias das nações ou o cinema retratava as aventuras dos piratas, os marujos viviam a bordo das naus, cercados por dificuldades na faina cotidiana de alto-mar. Sobre as condições de vida dos marujos na época da expansão ultramarina, analise as sentenças a seguir:
I- Escorbuto, doença comum nas embarcações, em geral causada pela falta de ?vitamina C?. 
II- Ratos nas embarcações, que eram comuns nas naus quinhentistas, por não serem boas às condições sanitárias de bordo. 
III- Boas condições sanitárias, que possibilitavam a vida de bordo, apesar do perigo representado pelos piratas.  
IV- Farta comida de bordo, que motivava o recrutamento voluntário da população empobrecida de cidades como Lisboa, Aveiro e Porto para as armadas lusitanas. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	4.
	Entre 1500 (data da chegada da expedição de Pedro Álvares Cabral) e 1530 (expedição de Martim Afonso de Souza), a história oficial afirma serem os anos esquecidos da colonização, ou mesmo classificado como período pré-colonial. Alguns dados empíricos são levantados para a emergência de tais conclusões. Dentre os eventos históricos que permitem classificar as três primeiras décadas da colonização portuguesa como ?anos esquecidos? ou período pré-colonial, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os náufragos e os degredados foram os principais agentes colonizadores, que não estavam diretamente ligados à nobreza lusitana.
(    ) O principal interesse da coroa portuguesa estava na Ásia, devido aos lucros aferidos com o comércio das especiarias.
(    ) D. Manuel era interessado no tráfico do pau-brasil, por ser ele mais rentável que as especiarias asiáticas.
(    ) Um dos mais renomados náufragos do período pré-colonial foi D. João V, rei do Ouro do Brasil.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Na história do Brasil houve um período de pelo menos trinta anos de "esquecimento", desde a chegada dos portugueses às terras da América, até sua efetiva colonização. Os anos esquecidos ficaram para trás após a tão esperada expedição de Martim Afonso de Souza, que teve como principal objetivo a introdução da produção de cana-de-açúcar para colonizar de vez as terras no Brasil, sendo que essas terras estavam sendo visitadas por povos de outras nacionalidades. O trabalho escravo foi a base para a consolidação do processo de expansão da produção agrícola, seja pela mão de obra nativa ou africana. Brancos, negros e indígenas deram origem à miscigenação brasileira. Com relação às contribuições dos povos africanos que perduram na sociedade atual brasileira, analise as sentenças a seguir.
I- Tradições religiosas como o candomblé, a umbanda, a quimbanda e o carimbó são alguns dos exemplos.
II- Dentro da culinária, temperos como pimentas e o azeite de dendê foram trazidos da África.
III- A desigualdade econômica e o preconceito racial, praticamente são inexistentes no Brasil.
IV- O vocabulário brasileiro foi enriquecido com palavras herdadas dos africanos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	6.
	A Expansão Ultramarina Portuguesa se iniciou em 1415, com a Conquista de Ceuta, cidade do Marrocos, e teve seu auge em 1498, com a viagem de Vasco da Gama, Cavaleiro da Ordem de Santiago, responsável por liderar uma Armada com destino à Índia. Antes de se completar o périplo africano, tivemos outras importantes viagens, como a liderada por Bartolomeu Dias, que atingiu o Cabo das Tormentas, rebatizado de Cabo da Boa Esperança. Com relação às condições para que tais empreendimentos navais fossem realizados, analise as afirmativas a seguir: 
I- A existência de um Estado Nacional organizado. 
II- A experiência do comércio de longa distância desde o século XIV.
III- A presença de diversos reinos no interior de Portugal, causando uma rivalidade entre Lisboa e os outros reinos, como Braga e Évora. 
IV- A descentralização monetária, sendo o dinheiro do Porto o ?portista? e o dinheiro usado em Lisboa o ?cruzado?. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e III estão corretas.
	7.
	A viagem de Vasco da Gama, que partiu do Tejo em 1497, o mesmo ano da conversão forçada dos judeus em Portugal, foi um grande empreendimento militar e econômico, que teve grande repercussão na história, sendo considerado por Adam Smith um dos principais feitos humanos em todos os tempos. Sobre a viagem de Vasco da Gama, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A expedição foi comandada por Vasco da Gama por ser ele