Buscar

Atividade 3 - Educação e Sexualidade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Atividade 3:
Educadores devem lembrar que, durante a infância e a adolescência, as crianças ainda estão em processo de formação – e isso inclui sua sexualidade. Catalogar objetos, cores, roupas como “para meninos” e “para meninas” acaba por gerar uma distorção na compreensão da realidade dos pequenos; é saudável é permitir que eles explorem suas alternativas sem julgamento. Pesquisas já mostraram que o sistema educacional é um fator relevante no estabelecimento de uma ordem social – que pode, inclusive, já estar obsoleta.
Para evitar que tais atitudes se perpetuem e garantir uma criação mais livre, é preciso reformular alguns hábitos já instaurados à nossa sociedade. “Para a construção de uma sociedade baseada na igualdade, precisamos que esse princípio seja inserido na educação, tanto na escola quanto em casa. A educação tem o poder de ajudar a mudar os valores de uma sociedade” – afirmou a ministra-chefe da Secretaria de Políticas para as Mulheres, para a revista Educar para Crescer. E isso vai desde o ensino no ambiente escolar até a educação em casa – por isso, é essencial que a instituição mantenha diálogo com as famílias sobre a importância da igualdade de gênero e da abordagem não sexista.
É preciso oferecer um leque amplo de opções para os alunos quanto aos seus interesses e brincadeiras. Não é obrigatório que um menino brinque de boneca se ele não mostrar vontade de fazê-lo, mas, caso ele tenha a iniciativa, isso deve ser estimulado. Brincar de casinha é uma ótima prática para se iniciar uma discussão sobre o trabalho doméstico – se um casal convive junto, por que uma pessoa cuida mais do que a outra? Todos podem ajudar!

Outros materiais