Buscar

AV1 DO SANDRO ANALISE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV1 DE (ANÁLISE DE MERCADOS E PROJEÇÃO DE CENÁRIOS)
1.Segundo Calsing (2015) a avaliação de informações pelo método de séries temporais utiliza a base de dados pregressa para realizar uma previsão do futuro, assumindo que o comportamento observado no passado, como tendência e sazonalidade, não irá sofrer alterações.
Com base no trecho do texto acima, descreva qual a importância da utilização de Séries temporais na Gestão empresarial:
R=A partir do passado você poderá desenvolver um conhecimento razoável sobre o futuro permitindo que você realize previsões, cuja acurácia é muito maior aquelas previsões feita com base intuitiva com base unicamente da sua experiência profissional.
Respostas corretas: A partir do passado você poderá desenvolver um conhecimento razoável sobre o futuro permitindo que você realize previsões, cuja acurácia é muito maior àquelas das previsões feitas com base intuitiva, guiadas exclusivamente nas suas experiências pessoais e profissionais. 
2.Diferentemente do planejamento estratégico convencional, norteado por estimativas e previsões de um mundo razoavelmente estável, o planejamento por cenário incorpora modificações disruptivas como possíveis trajetórias futuras para as Organizações. Explique a importância da Análise de Cenários pelas Organizações nos dias atuais:
R=Analise de cenário permite que planos estabelecidos explicações futuras, fatores que podem impulsionar empreendimento comercial e esperando que obtenha um avanço diversos tipo de cenário no planejamento estratégico, é a análise de cenário que vai estabelecer a estratégia da empresa. Com isso é importância do ponto de vista do planejamento estratégico, e sua função é analisar a condição interna e externa da empresa está atuando e com isso sua principal função não é prever o cenário futuro e sim comprovar elementos que se torna reais ao um período longo prazo.
Respostas corretas: A Análise de Cenários permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro. Neste caso, fatores que podem impulsionar o negócio são identificados, esperando-se obter um avanço perante diferentes tipos de cenários no planejamento estratégico. É a Análise de Cenários que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso é de extrema importância na concepção do Planejamento Estratégico. Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida. É importante destacar que a principal função da construção de cenários no planejamento estratégico não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo.
3.Quando falamos no macroambiente de uma empresa, estamos nos referindo ao que acontece além do seu espaço interno e levando em conta todas as variáveis externas que impactam direta e indiretamente naquele negócio. Este conjunto de elementos permeia questões políticas, econômicas, sociais, tecnológicas, ambientais e legais que, com o passar dos anos, expandiram para questões demográficas, interculturais, éticas e ecológicas. Explique e exemplifique como os fatores econômicos impactam o negócio de uma Organização.
R= As situações econômicas não são das melhores, tantos fatores que inclui o crescimento da economia, cambio alto, inflação alta, taxas de juros, índice de pessoas desempregada, e entre outros. Com esse índice alto podem sim impactar direta ou indiretamente as organizações. E com isso afetando a rentabilidade comercial dos consumidores e mudando a referência de oferta e demanda do mercado, e com tudo isso afetando a política de preços.
Respostas corretas: Fatores econômicos são determinantes da performance de uma economia. Tais fatores incluem crescimento econômico, taxas de câmbio, taxas de inflação, taxas de juros, tributação renda disponível de consumidores e taxas de desemprego. Estes fatores podem ter impacto direto ou indireto no longo prazo em uma organização, uma vez que afeta o poder de compra de consumidores, podendo mudar os modelos da oferta e da demanda na economia. Consequentemente isto também afeta a política de preços de uma empresa.
4.No estudo de mercado e projeção de cenários observa-se a utilização de ferramentas que permitem a realização de um diagnóstico adequado e capaz de proporcionar uma análise de mercado com projeções que permitam a organização a obtenção de uma vantagem competitiva.
Descreva no mínimo quatro ferramentas, bem como suas características e a aplicabilidade nas práticas de gestão e análise de mercado e projeção de cenários para que possam obter vantagem competitiva.
R=Analise da Matriz Swot a onde podemos identificar os Pontos Fortes e Fracos, Analise de Pest consiste num enquadramento de fatores macro ambientais usados como uma ferramenta na gestão estratégica, e a BCG Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou de unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida do produto.
Respostas corretas: O aluno deverá apresentar no mínimo 4 ferramentas aplicadas na análise de mercado, bem como suas características, aplicabilidade, e a importância para que as organizações obtenham uma vantagem competitiva: SWOT, BCG, Forças de Porter, Análise PESTEL, etc.

Outros materiais