A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Portfólio Sistemas Estruturais Aço, Madeira e Concreto,

Pré-visualização | Página 1 de 1

...............................................................................................................................
ENGENHARIA CIVIL 
REGINALDO VIEIRA SOARES – RA 550052019
PORTIFÓLIO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO, AÇO E MADEIRA
........................................................................................................................................
GUARULHOS - SP
2020
REGINALDO VIEIRA SOARES
PORTIFÓLIO DE SISTEMAS ESTRUTURAIS CONCRETO, AÇO E MADEIRA
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia Civil do Centro Universitário ENIAC para a disciplina Sistemas Estruturais Concreto, Aço e Madeira.
Professor Jose de Carvalho
GUARULHOS - SP
2020
Respostas
....................................................................................................................
DESAFIO - 1
Pergunta:
Você, como arquiteto, foi convidado a participar de um concurso de projeto relativo a uma intervenção num edifício histórico no centro de Lisboa, área de preservação patrimonial. Trata-se de uma ampliação de um edifício do século XVIII utilizado atualmente como edifícios de escritórios.
Qual seria a sua proposta de intervenção, em nível estrutural, formal e de configuração dos espaços, em consideração ao edifício existente?
Resposta:
A proposta deve levar em consideração que se trata de uma edificação em área de preservação patrimonial e, portanto durante qualquer intervenção suas características originais devem ser preservadas de modo a manter a identidade histórica do edifício.
O novo projeto manterá a fachada preservada de modo que suas características de época não sejam alteradas e buscaria equacionar as necessidades de espaços solicitadas com a arquitetura original do edifício, de modo que haja harmonia entre o passado e o presente.
A ampliação estrutural seguiria padrões contemporâneos, contudo manteria as linhas características originais do edifício, para que não haja um conflito de visual.
 
DESAFIO – 2
Pergunta:
Você foi contratado por um cliente para fazer a ampliação de uma casa de praia que acabaram de comprar. Os clientes pretendem fazer uma churrasqueira para aproveitar o espaço exterior com uma vista linda para o mar!
Eles gostariam de uma edificação com um aspecto rústico e têm dúvidas em relação ao melhor material a utilizar, principalmente em relação aos pilares e às vigas que vão suportar a cobertura que será realizada com telhas de barro, em coerência com a casa já existente.
Quais materiais você apresentaria como opção para dar resposta a esta demanda?
Parte superior do formulário
Resposta:
Para deixar a área externa mais funcional e com o aspecto rústico solicitado, será construído um telhado colonial que deixa à mostra a estrutura de madeira.
As telhas ficam apoiadas sobre os caibros de madeira, componentes da estrutura do telhado.
A inclinação, que pode ser igual ou diferente em cada água, são unidas pela cumeeira, espigão e o rincão.
E como sustentação da estrutura do telhado, teríamos vigas continuas também de madeira, e pilares lineares executados em concreto armado, haja vista sua elevada resistência à compressão, sua capacidade de suportar esforços e tração e por ter um custo de manutenção muito baixo em comparação a outros materiais de construção. E para adequarmos a estética dos pilares e manter a característica rústica solicitada faria uso de um revestimento combinado de tijolos de barro na base do pilar, seguida de madeira até à altura das vigas.
DESAFIO – 3
Pergunta:
Como arquiteto você foi contratado por um banco, com o objetivo de desenvolver o projeto e o acompanhamento da reforma do edifício de sua nova sede. O edifício em questão possui 60 anos e não foi projetado para suportar grandes cargas e o banco exige que seu cofre fique em uma sala no segundo andar, no centro do edifício.
A perícia desenvolvida relata que os pilares suportaram a nova carga solicitada, porém as vigas dessa sala não suportarão tal peso, e que o efeito será o cisalhamento dessas vigas.
Qual a sua proposta como arquiteto para atender a solicitação do cliente, sem que isso traga riscos aos usuários do banco? Ilustre sua resposta com uma imagem exemplificando a proposta.
Resposta:
Levando em consideração que uma forma brusca de ruptura pode ocorrer por cisalhamento, devido à ação de uma carga concentrada e que a resistência à punção está diretamente ligada à inclinação da superfície de ruptura.
Como alternativa para aumentar a capacidade de resistência da ligação laje-pilar, podemos executar capitéis, que são elementos estruturais que aumentam a área de sustentação e do apoio das vigas facilitando a transferência das cargas nas lajes para os pilares.
Reforço de Capitel
Conclusão
Com esse trabalho é possível evidenciar algumas características arquitetônicas de edificações antigas, que por sua herança histórica se faz necessário manter suas características originais, bem como a adaptação de técnicas contemporâneas para reformas estruturais nesse tipo de edificação.
Verificamos que as necessidades apresentadas pelos clientes para o profissional, exigem uma solução que seja viável não só economicamente, mas também aceitáveis no ponto de vista social e ambiental.
O conceito de cisalhamento foi abordado, possibilitando seu entendimento, causas e uma das formas de prevenção. 
Referência Bibliográfica
ALLEN, Edward – LANO, Joseph: Fundamentos da Engenharia de Edificações, Materiais e Métodos, 5º Edição.
CHING, Francis D.K. – ECKLER, James F: Introdução à Arquitetura.
OLIVEIRA, Marcel Antônio A. M. de. Título: Cisalhamento em Vigas de Concreto de Alta Resistência Submetidas a Carregamento Reverso. Campinas, 1999. Dissertação de mestrado, Universidade Estadual de Campinas.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de Estruturas de Concreto.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6120: Cargas para Cálculo de Edificações.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.