Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Prova de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental 2

Pré-visualização | Página 1 de 2

Prova de Sistema de Gestão e Planejamento Ambiental 2-2
Questão 1 de 10
Estima-se que mais de dez milhões de espécies formam a riqueza biológica do planeta, e todas as espécies têm seu papel a cumprir na natureza. Nesse sentido, leia o trecho a seguir:
“Os ecossistemas proveem a purificação da água e do ar, amenizam os fenômenos climáticos violentos (como ciclones, tornados e tufões) e protegem contra desastres naturais (por exemplo, tsunamis e deslizamentos de terra); decompõem o lixo, mantêm os solos férteis e ajudam no controle de erosões. Animais, como as abelhas, vespas e formigas, polinizam as plantas que, enquanto crescem, sequestram carbono da atmosfera. Outros, como a cotia e o mico-leão-dourado, ajudam as florestas e matas dispersando sementes. As fezes animais fertilizam o solo. Por sua vez, as florestas fornecem madeira, alimentos, substâncias medicinais, fibras e produzem recursos genéticos(...). Os sistemas fluviais disponibilizam água doce, o mais essencial dos recursos, movem hidrelétricas para produzir energia, quando navegáveis substituem estradas e são usados como áreas de lazer”.
Fonte: O ECO. Dicionário Ambiental. Disponível em < http://www.oeco.org.br/dicionario-ambiental/>
O conjunto de exemplos do trecho acima é denominado:
A - Desenvolvimento sustentável.
B - Ecossistema.
C - Pagamento por serviços da natureza.
D - Serviços ambientais.
E - Sistema de gestão ambiental.
Resposta Correta: D
Questão 2 de 10
A proteção ao meio ambiente no Brasil se fundamenta nos dispositivos legais que tratam do tema – leis, decretos e resoluções – e em políticas públicas e programas voltados à gestão ambiental. Analise as afirmações a seguir sobre o Sistema Ambiental brasileiro:
I - A Constituição de 1988 foi a primeira constituição a trazer uma preocupação explícita com o meio ambiente.
II - O Objetivo da Política Nacional de Meio Ambiente é integrar e coordenar a política ambiental nacional, compatibilizando a atuação de municípios, estados e governo federal para a proteção ambiental.
III - A legislação brasileira é apontada como uma das mais frágeis do mundo.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas
B - I, apenas
C - I, II e III
D - II e III, apenas
E - III, apenas
Resposta Correta: A
Questão 3 de 10
Para o estudo de gestão ambiental, recursos naturais são elementos utilizados no processo de desenvolvimento da civilização. Basicamente, os recursos naturais são classificados como:
A - Artificiais e potencialmente renováveis.
B - De uso contínuo e de uso moderado.
C - Potencialmente recicláveis e de uso moderado.
D - Recicláveis e não recicláveis.
E - Renováveis e não-renováveis.
Resposta Correta: E
Parte superior do formulário
Questão 4 de 10
O licenciamento ambiental, processo que envolve diversos órgãos governamentais, enfrenta críticas da parte de empresários em relação à sua complexidade e morosidade. Por outro lado, pesquisadores e organizações ambientalistas, principalmente, defendem com veemência a sua necessidade sem simplificações.
Sobre o processo de licenciamento ambiental, avalie as afirmações a seguir:
I - No caso de uma obra de significativo impacto ambiental, na fase da licença prévia o responsável deve providenciar o Estudo e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA).
II - O Estudo de Impacto Ambiental consiste em uma consulta pública à população sobre a necessidade do empreendimento em questão.
III – A competência para conceder a licença ambiental cabe ao Município, Estado ou União, e depende da abrangência territorial do empreendimento.
Está correto o exposto nas afirmações:
A - I e II, apenas.
B - I e III, apenas.
C - I, apenas.
D - I, II e III.
E - III, apenas.
Resposta Correta: B
Parte inferior do formulário
Parte superior do formulário
Questão 5 de 10
Os debates sobre o modelo econômico adotado após a Revolução Industrial resultaram na realização de estudos e propostas diversas. Observe os tópicos a seguir:
I - Satisfação das necessidades básicas.
II - Solidariedade com as gerações futuras.
III - Participação da população envolvida.
IV - Preservação dos recursos naturais.
V - Elaboração de um sistema social com emprego, segurança social e respeito a outras culturas.
VI - Programas de educação.
Os aspectos acima fazem parte da proposta de:
A - Desenvolvimento sustentavel
B - Ecodesenvolvimento.
C - Economia alternativa.
D - Gestão ambiental.
E - Revolução Industrial.
Resposta Correta: B
Questão 6 de 10
Sabemos que a natureza é formada por vários tipos de ambientes, e que cada ambiente é ocupado por uma infinidade de seres vivos diferentes, responsáveis pelo equilíbrio ecológico. O conjunto formado pela variedade de seres vivos e de ambientes é chamado de:
A - Biodiversidade.
B - Gestão Ambiental.
C - Patrimônio Natural.
D - Recurso Genético.
E - Unidade de Conservação.
Resposta Correta: A
Questão 7 de 10
O principal objetivo da ISO é desenvolver e promover, por meio de sistemas de gestão, normas e padrões que possam ser inseridos nas redes mundiais do setor econômico e produtivo e que busquem alinhar o consenso dos diferentes países do mundo de forma a fomentar e potencializar as relações comerciais internacionais.
Fonte: Souza, A. M. de. Sistema de gestão e planejamento ambiental. Curitiba: IESDE Brasil, 2017. 176 p.
 Em relação a ISO 14.000, avalie as afirmações a seguir:
I. No Brasil, as normas ISO foram traduzidas e adequadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT e têm em média uma revisão sugerida a cada oito anos.
II. A ISO 14.000 traz para dentro da empresa um processo de gerenciamento baseado na melhoria contínua, garantindo redução ou mitigação dos impactos negativos relativos ao meio ambiente com ações executivas de comando e controle.
III. A ISO 14.005 complementa a ISO 14001 provendo diretrizes adicionais para ecodesign.
IV. A certificação no processo da ISO 14.000 é realizada pela própria empresa, por meio da verificação se seus processos internos estão cumprindo as conformidades referenciadas das normas para determinado setor produtivo.
V. A incorporação de políticas de certificação ambiental tem possibilitado um grande avanço na conservação de recursos naturais associada a geração de trabalho, renda e respeito ao trabalhador.
É correto apenas o que se afirma em:
A -
I, II e IV
B -
II e IV
C -
II e V
D -
III e IV
E -
IV e V
Resposta Correta: C
Questão 8 de 10
Uma empresa do setor de energia está investindo em pesquisas sobre fontes de energias renováveis, como a solar e a eólica. Uma indústria automobilística passou a fabricar carros com motores híbridos, na tentativa de contribuir para a diminuição do uso de combustíveis minerais. Com base no conteúdo estudado, podemos afirmar que essas ações relacionam-se a:
A - Bluewashing.
B - Greenwashing.
C - Inovações criativas.
D - Inovações sustentáveis.
E - Planejamento estratégico.
Resposta Correta: D
Questão 9 de 10
O aumento no uso de energias renováveis passa por uma mudança de mentalidade, com planejamento urbano, legislação atualizada e profissionais preparados. É a opinião dos especialistas do setor energético que participaram do debate promovido pela Comissão Senado do Futuro (CSF), nesta segunda-feira (12).
A discussão faz parte do ciclo de debates intitulado 2022: O Brasil que Queremos, que tem o objetivo de discutir medidas para o desenvolvimento social, tecnológico e econômico do país.
Fonte: Senado notícias. Ampliação de energias renováveis requer planejamento e nova legislação, dizem especialistas. Disponível em: https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2018/03/12/ampliacao-de-energias-renovaveis-requer-planejamento-e-nova-legislacao-dizem-especialistas. Acesso em: 16/03/2018.
 Em relação ao planejamento urbano, avalie as afirmações a seguir:
I. O Zoneamento Ecológico-Econômico – ZEE é um dos instrumentos de planejamento urbano, que possui regras e ordenamentos jurídicos.
II. O Plano Diretor Municipal é um instrumento jurídico que não tem relação com o planejamento urbano.
III. Os Planos de Bacias são documentos orientadores definindo metas, objetivos,
Página12