Buscar

Resenha - O poder do hábito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Livro: O poder do hábito
O autor, Charles Duhigg traz reflexões e explica como nossos hábitos impactam na forma em que vivemos e consumimos, e também o porquê de cairmos em rotinas. Hábitos são atividades que fazemos e que não exige gasto de energia, são as atividades que repetimos todos os dias como se estivéssemos no modo automático, como por exemplo, acordar e ir ao banheiro escovar os dentes, tomar banho, antes de sair para o trabalho pegar as chaves de casa ou do carro, apagar as luzes etc. Esse ciclo se repetindo todos os dias faz com que essas atividades fiquem enraizadas no nosso cérebro, tornando mais difícil abandonar um hábito negativo.
Charles traz um estudo chamado Loop do Hábito feito pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), onde foi descoberto que todos os hábitos por mais simples que eles sejam, possuem 3 etapas. São elas: 
· A deixa: Representa o estímulo que faz o cérebro desperte para começar a fazer algo.
· Rotina: Forma como executamos a deixa.
· Recompensa: O que ajuda o cérebro a entender a situação e perceber se é importante gravar aquele hábito. Essa recompensa pode ser qualquer coisa, como o alívio de um fumante depois de passar muito tempo sem seu cigarro, por exemplo. O autor explica também que sem essa recompensa, gera ansiedade nas pessoas no que diz respeito ao resultado esperado, pois desejam uma sensação boa. 
Na segunda parte do livro “Os hábitos de organizações bem-sucedidas", o autor traz o caso da Alcoa, uma empresa que inventou o processo de fundição do alumínio. Paul O’Neill que foi o escolhido para ser o novo diretor executo da empresa, deu um discurso diferente dos que os investidores estavam acostumados a ouvir, que eram sempre com diretores se apresentando e falando sobre os planos que farão a empresa alcançar os lucros. O’Neill começou falando sobre a segurança no trabalho pois acreditava que para melhorar a empresa era necessário focar na segurança, tendo em vista que os funcionários corriam riscos de se machucarem com as máquinas e a alta temperatura dos metais.
Mesmo com a expressão de confusão no rosto das pessoas que estavam assistindo seu discurso, Paul continuou defendendo sua ideia de que os hábitos principais na empresa a serem melhorados eram os de segurança. E ele conseguiu, depois que seu plano de segurança foi implantado o índice se acidente diminuiu e os lucros da empresa aumentaram. Então, focando somente em um dos hábitos, ele fez que gerasse mudanças em toda a organização.

Continue navegando