Buscar

PROVA COLEGIADA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL UNG

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PROVA COLEGIADA ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL 
1. A escolha profissional tem merecido cada vez mais estudos dentro da Psicologia, uma vez que se trata de um processo cada vez mais complexo diante da multiplicidade de exigências sociais, frequentemente contraditórias, que o adolescente tem de enfrentar. R. Levenfus adota uma perspectiva psicodinâmica para compreender esse processo. Com relação a essa perspectiva, assinale a alternativa correta: A escolha madura gera ansiedade e pressupõe a elaboração de lutos.
2. Acerca dos objetivos da Orientação Profissional assinale com V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas
I- Exercer reflexões críticas com relação as profissões (V)
II- Refletir o mercado de trabalho, dentro da visão sócio-político-econômica e fatores como competitividade (V)
III- Discutir a construção da identidade e os valores individuais (V)
IV- Refletir a identidade como sendo formada a partir das relações sociais e que estão em constante processo de mudança. (V)
3 - Super, propôs uma concepção de escolha profissional com base em conceitos (maturidade, interesses, valore, etc) que indicam um processo de desenvolvimento. A este respeito, ele aponta a necessidade de considerar várias perspectivas. Assinale a que NÂO tem qualquer ligação com estas perspectivas: Modelo de Sexo e Gênero
4 – Objetivo do psicólogo em OP. Marque a alternativa INCORRETA: O psicólogo fara um diagnóstico e prognostico como formula de decisão
5 – A proposta de OP na abordagem sócio histórica (Bock) apresenta um programa desenvolvido em 3 unidades assim denominadas: 
Módulo I: significado da escolha profissional
Módulo II: o trabalho
Módulo III: autoconhecimento e informação profissional
6 – 
7- A Orientação Profissional/Vocacional pode ser descrita como um processo facilitador para a escolha profissional, que engloba o autoconhecimento e o conhecimento das atividades profissionais. Existem 2 métodos de intervenção em OP;
I – O primeiro estatístico-psicométrico, que tem como base a teoria de Traço e Fator, de Frank Parsons. Tal como previsto por esta concepção, os testes psicométricos são considerados fundamentais para que o orientador avalie os interesses e as características individuais do indivíduo.
II – O segundo método tem como foco a escuta e o diálogo, sendo que o orientador ajuda ao indivíduo escutar-se e desta forma, tende a promover a reflexão de questões referentes a dúvidas e dificuldades, apresentar suas expectativas, revelar suas fantasias, além de aumentar seus conhecimentos sobre os cursos e oportunidades ocupacionais. Esse método, chamado clinico-operativo, engloba teste padronizados, técnicas, testes projetivos, dramatizações entre outros.
Sobre a eficácia no trabalho de OP podemos afirmar: as duas abordagens (com o uso de ambos os métodos) oferecem perspectivas de melhor condução neste processo de escolha.
8 – A utilização inoportuna de técnicas, levando-se em conta suas relações com esses momentos e necessidades grupais, pode levar a mobilização de conteúdos de natureza difícil, implicando no desrespeito dos limites dos clientes, levando-os a se sentirem invadidos, o que pode inclusive prejudicar sua evolução e adesão ao processo de orientação de grupo. São técnicas usuais no trabalho de OP individual e/ou em grupo o seguinte conjunto de propostas:
Entrevistas/ Técnicas dramáticas e lúdicas/ Testes e recursos psicométricos/ Técnicas de informação profissional
9 – As mudanças contemporâneas no mundo do trabalho tem chamado a atenção para a necessidade de ampliar as finalidades e objetivos de OP, para além do fornecimento de recursos de autoconhecimento e de informações sobre atividades ocupacionais, opções educacionais e formativas, visando as escolhas e decisões relacionadas ao futuro profissional.
Porque
O campo de OP se torna mais complexo, já que, de modo eficaz, deve atender uma demanda heterogênea, contemplando as diversidades dos setores da atividade econômica, padrões tecnológicos e necessidades subjetivas. Passa a lidar com pessoas diferentes do ponto de vista socioeconômico, lugares de proveniência, escolaridade, experiência de trabalho, gênero, entre outros aspectos, alguns destes com capacidade de reforçar regressivamente os fatores de exclusão social. Enfim, todas as pessoas que necessitam se conhecer melhor e fazer a gestão dos seus conhecimentos formais ou tácitos e incrementar o seu percurso formativo e profissional 	com base em informações contextualizadas, confrontadas e confiáveis.
As duas afirmações são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
10 – No processo de OP, algumas considerações serão importantes para a tomada de decisão dos jovens. Assinale V ou F:
(V) A influência que o processo de escolha de uma profissão terá na vida de um indivíduo e como afetara suas outras futuras decisões, dependera principalmente o modo em que poderão ser trabalhadas as perdas em relação ao que deixou de escolher e aos ganhos que terá com sua escolha profissional.
(V) Uma das etapas importantes para esse processo engloba a avaliação de seus interesses, aptidões e características de personalidade, para ajudar o jovem na facilitação do autoconhecimento. A entrevista psicológica, os testes de personalidade e um conjunto de técnicas são instrumentos que auxiliam na introspecção, contribuindo para que o adolescente tenha um olhar para si mesmo.
(V) O conhecimento das oportunidades profissionais é de extrema importância que o orientando tenha o máximo de informações possíveis sobre a realidade profissional, o mercado de trabalho e os cursos de seu interesse.
(F) Uma vez que o adolescente passe por um período de intensas e significativas transformações, bem como as mudanças físicas, psicoafetivas e nos valores pessoais e sociais, o professor não pode ser uma referência para o aluno e nem ser considerados um dos principais substitutos afetivos dos pais.
11 – Não basta orientar uma pessoa para a descoberta de si. A OP precisa ser feita com o olho no mundo. Com consciência e muito trabalho, muita busca de união, de troca, de compartilhamento. Consciência e ética dirigida ao nosso compromisso com os orientandos/seres sociais/brasileiros. Consciência, reflexão e ação. Consciência e pesquisa. Sobre o PAPEL DO ORIENTADOR, convém destacar as informações abaixo, EXCETO: O trabalho de OP deve conceber uma condição ideal de construção futura dissociando-se, inclusive, dos demais aspectos experenciados que geraram insatisfação e sofrimento psíquico: a escolha profissional deve ser otimista e avessa a condições de sofrimento social e familiar.
12 – 
13 – Segundo a Associação Internacional de Orientação Vocacional e Educacional – IAEVG, o exercício pleno de OP exige o desenvolvimento de competência centrais são estas:
I – Demonstrar respeito e consideração às diferenças culturais dos clientes para interagir efetivamente com todos os públicos-alvo;
II - Ter capacidade de elaborar, implementar e avaliar programas e intervenções de aconselhamento e orientação profissional;
III – Obter as informações atualizadas sobre questões educacionais, de formação, tendências de emprego, mercado de trabalho e sociedade em geral.
É correto que se afirma em: I, II e III.
14 – É considerado o precursor da Orientação Mundial, pois foi um dos primeiros a executar sistematicamente trabalhos de Orientação Vocacional: Frank Parsons.
15 – Rascován (2004) afirma que a OV surgiu como resposta as demandas socioeconômicas do começo do sec. XX e pode, dessa forma, estabelecer-se como uma disciplina e uma prática social, voltada a escolha e realização de um fazer humano relativo aos problemas genericamente chamado de vocacionais e laborais.
Em face do exposto, avalie as asserções a seguir, assinale a alternativa correta: 
I – A OP surge com vários problemas e com um dado importantíssimo: a emergência da prática impediu uma elaboração filosófica e teórica mais aprofundada.
Porque
II – Mudanças ocorreram no mundo criando da necessidade de orientação para as pessoas nas mais variadas esferas (educação, trabalho) e profissionais assumiramessa tarefa como uma urgência prática, e não como uma descoberta teórica.
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.

Continue navegando