Buscar

Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial 
	Nota da Prova:
	-
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A Vigilância Epidemiológica tem como objetivo a obtenção contínua de dados acerca dos componentes envolvidos com as condições de saúde e a ocorrência de doenças. Conforme Brasil (2007), a obesidade na população brasileira está se tornando bem mais frequente do que a própria desnutrição infantil, sinalizando um processo de transição epidemiológica que deve ser devidamente valorizado no plano da saúde coletiva. Com base nas informações apresentadas, explique a importância da Vigilância Epidemiológica na prevenção de doenças.
FONTE: BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Política nacional de alimentação e nutrição/Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica - 2. ed. rev. - Brasília: Ministério da Saúde, 2007. Disponível em: <http://conselho.saude.gov.br/biblioteca/livros/politica_alimentacao_nutricao.pdf/>. Acesso em: 3 jul. 2018.
	Resposta Esperada:
A Vigilância Epidemiológica é fundamental para prever as ações que o Estado deve realizar a partir da coleta de informações do perfil epidemiológico da população. A Vigilância Epidemiológica acompanha a evolução de determinadas doenças e adota medidas que impedem que as pessoas sejam expostas ao contágio de doenças transmissíveis. Deve oferecer apoio aos programas de prevenção, tanto no controle como na erradicação de doenças.
	2.
	O Brasil já foi uma monarquia até 15 de novembro 1889, quando teve uma ação militar, então comandado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, passando a ser uma República, com um período ditatorial. Em 1984, o país passou a ser um país democrático. A partir dessa mudança, o estado democrático passou a ter uma escolha, em que o povo escolhe um representante que garanta as necessidades da população, sendo o povo que governa. Descreva e justifique os dois tipos da democracia que podem ser representadas.
	Resposta Esperada:
a) Democracia direta: é o povo que escolhe se aceita ou não sistemas políticos e administrativos através de referendo e/ou plebiscito, para sua localidade, cidade, estado e para o país.
b) Democracia indireta: nesse modelo de democracia, o povo escolherá seu representante através de eleições e voto secreto, para esse tomar decisões em nome do povo que o escolheu.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais