Buscar

Avaliação ll

Prévia do material em texto

O desenvolvimento ocorre de forma ordenada seguindo certos padrões gerais, entendendo-se que existe uma previsão sequencial: a criança senta antes de andar, usa os olhos antes de usar as mãos, balbucia antes de falar. (FRANCO, 1995).De acordo com o desenvolvimento humano, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
(    )É muito importante lembrar que o desenvolvimento da criança com deficiência
não se realiza como o da criança sem deficiência, no qual as etapas da conquista de autonomia e de conhecimento não seguem a mesma ordem e não acontecem pelas mesmas razões. 
(    )A única diferença é que a criança denominada normal consegue encontrar soluções para construir sua pessoa com mais facilidade, mesmo que o contexto não seja facilitador. (VAYER; RONCIN, 1989).
(    )Constata-se que, se o meio oferece ao sujeito sentimentos de segurança, de autonomia e confiança para poder agir, a criança, com deficiência ou não, terá condições de ter um desenvolvimento mais harmonioso. (VAYER; RONCIN, 1989).
(    )As divergências que poderão existir entre o desenvolvimento dessas crianças se restringem às fases do desenvolvimento, e na criança comprometida pela deficiência física ocorre de acordo com a cronologia estabelecida pelos teóricos que embasam a nossa prática. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F-V-V-F.
	 b)
	V-F-V-F.
	 c)
	V-F-F-V.
	 d)
	F-F-V-V
	2.
	A deficiência física integra os diversos tipos de deficiência e tem particularidades e evolução próprias, distinguindo-se das demais deficiências por comprometer o sistema locomotor, que compreende os sistemas muscular, esquelético e nervoso. Já as doenças neuromusculares são um grupo de desordens que podem ser de origem hereditária ou adquirida e que afetam o sistema nervoso central, bem como a unidade motora (músculo). No caso das distrofias musculares progressivas, temos uma deficiência hereditária de proteínas específicas do tecido muscular. Sobre o processo de aprendizagem de crianças com doenças físicas e doenças neuromusculares, associe os itens, utilizando o código a seguir.
I- Distrofia Muscular de Duchenne.
II- Osteogênese Imperfeita.
III- Artrogripose.
(    ) Esta deficiência física pode levar a criança a não desenvolver o andar, por esta gerar inúmeras quedas, as quais poderiam causar fraturas. Esta situação deve ser observada criteriosamente pela equipe de reabilitação, pois causaria a restrição a uma cadeira de rodas. O apoio e a troca de informação com esta equipe tornam-se imprescindíveis por causa desse quadro ortopédico.
(    ) Quedas frequentes, dificuldade para correr, pular e subir escadas. Aos poucos, passa a andar nas pontas dos pés, devido ao encurtamento da musculatura da panturrilha ("barriga da perna") e passa a ter um andar desajeitado, similar ao do "pato", devido ao balançar que o tronco realiza para a direita e para a esquerda no caminhar. Perda do equilíbrio e, por volta do fim da infância, ocorre a perda da marcha e a criança inicia o uso de cadeira de rodas.
(    ) Há um quadro de atraso motor devido à questão motora, o que caracteriza uma deficiência primária. Entretanto, esta criança, quando estimulada, pode não apresentar déficit cognitivo, significando que a aprendizagem pode ocorrer de forma normal. Esta criança pode apresentar preensão forte devido ao padrão motor, o que causará dificuldade para manusear objetos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	I - II - III.
	 d)
	II - I - III.
	3.
	Para que o processo de aprendizagem da criança com limitação motora possa se desenvolver, é necessário que o educador realize adaptações nas formas de lidar com ela e entendê-la, buscando orientações e atualização sobre a deficiência. Sobre o processo de aprendizagem do aluno com paralisia cerebral, analise as afirmativas a seguir:
I- O aluno cadeirante deve e pode participar das aulas de Educação Física, respeitando seu tempo de resposta e sua capacidade física.
II- Trabalhar com conceitos de lateralidade, organização do espaço, organização do tempo e desenvolvimento corporal, auxiliam o aprendizado de alunos com limitação motora.
III- As tecnologias assistivas são importantes ferramentas para auxiliar alunos com deficiência, porém com menor eficácia para o aluno com paralisia cerebral.
IV- Não retirar o aluno da cadeira de rodas para realizar atividades no chão ou na caixa de areia.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa IV está correta.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	Somente a afirmativa III está correta.
	4.
	O quadro motor dessa deficiência é limitante, mas o aluno apresentará outras formas para sua locomoção. Isso melhorará a autoestima, possibilitando um avançar no seu processo de aprendizagem. Sobre essa deficiência física, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Mielomeningocele.
II- Hidrocefalia.
III- Alterações neurológicas.
(    ) A criança pode apresentar alterações visuais, déficit de fala, comprometimento intelectual, lentificação motora. Estas situações dificultam o processo de aprendizagem, exigindo flexibilização do conteúdo e apoio do professor na realização das tarefas. 
(    ) A criança faz uso de uma válvula para a correção deste quadro clínico, pois sonolência, vômitos, enjoos, dores de cabeça, irritação e agitação sem motivos aparentes representam alterações no funcionamento desta válvula. Pode acarretar a esta criança as mesmas características de aprendizagem de uma criança com paralisia cerebral.
(    ) O aluno apresenta problemas ligados à área urológica, o que pode causar constrangimento perante os colegas. Por isso, é necessário preservarmos uma condição de individualidade, não permitindo a troca de fraldas em locais com a presença de pessoas estranhas ao convívio do aluno, bem como a presença de seus colegas. Este tipo de exposição pode comprometer o trabalho pedagógico, levando, em alguns casos, ao abandono da escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - III - I.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	III - II - I.
	5.
	Carlos tem 9 anos e apresenta atraso em seu desenvolvimento motor, devido ao quadro de fraturas e imobilizações em gesso e por conta da restrição dos desafios e estímulos, que podem acarretar prejuízos à sua saúde. Na aula de Educação Física, Carlos não pode fazer apoio com a cabeça no chão ensaiando uma cambalhota, devido à fragilidade óssea, a qual pode gerar uma fratura grave na coluna. O professor de Educação Física precisa ter muito cuidado com os movimentos realizados por Carlos, para que não gere múltiplas fraturas. A sala de aula precisa ser organizada, retirando cadeiras, para que Carlos não sofra nenhum tipo de queda ou batida, a qual geraria fraturas. Com base no exposto, como é denominada a malformação congênita descrita?
	 a)
	Tumores cerebrais.
	 b)
	Mielomeningocele.
	 c)
	Osteogênese Imperfeita.
	 d)
	Artrogripose.
	6.
	Adriane tem 8 anos e apresenta laudo de paralisia cerebral. Adriane em decorrência das limitações impostas pela deficiência é uma criança dependente de seus familiares, professores e colegas de classe para realizar as atividades de vida diária (AVD). Em sala de aula, Adriane não se comunica como os outros colegas, não segurar o lápis e não manuseia o livro. Mediante o contexto vivenciado por Adriane, vale destacar que torna-se imprescindível alguns aspectos para que a inclusão escolar de Adriane aconteça. Sobre os aspectos relevantes ao professor para que ocorra a inclusão escolar.
(    ) O professor necessita compreender que a Adriane não quebra. Por isso não há necessidade de medo ao retirá-la da cadeira de rodas.
(    ) O professor pode propor atividades no chão, na caixa de areia, pois a Adriane é uma criança como todas as outras deve brincar e interagir.
(    ) As tecnologias assistivas são importantes ferramentas para auxiliar Adriane em seudesenvolvimento. Neste contexto, o professor necessita adaptar jogos e atividades.
(    ) A impossibilidade de comunicação de Adriane não é uma barreira intransponível, pois temos recursos de Comunicação Alternativa Aumentativa (CAA), os quais possibilitam acesso ao processo de conceituação da aluna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - F.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A Paralisia Cerebral (PC) será classificada segundo o tipo, comprometimento topográfico e desenvolvimento motor, que dará o padrão motor da criança. Dessa maneira, quando a PC compromete os quatro membros: os membros inferiores (pernas) mais que os superiores (braços); apresenta um padrão em tesoura (cruzamento) dos membros inferiores devido ao comprometimento dos músculos gravitacionais (responsáveis por nos manter na postura em pé). Sobre a denominação desse comprometimento topográfico, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Hemiparesia.
	 b)
	Tetraparesia.
	 c)
	Diparesia.
	 d)
	Paraplegia.
	8.
	Para que o processo de inclusão e a aprendizagem ocorram para crianças com esta deficiência, algumas modificações precisam ocorrer na escola. A organização da sala para o aluno por exemplo, para não sofrer nenhum tipo de queda ou batida que geraria uma fratura, informar todos os alunos sobre o que é o problema do colega, devem-se também usar gestos delicados e cuidadosos na higiene, alimentação, retirada da cadeira e da cadeira de rodas para evitar situações de risco. Estes cuidados referem-se a qual má-formação congênita em crianças?
	 a)
	Artrogripose.
	 b)
	Osteogênese Imperfeita.
	 c)
	Tumores cerebrais.
	 d)
	Mielomeningocele.
	9.
	Quando se trata de Lesões Encefálicas Infantis Adquiridas (LEIAs), a evolução motora varia de acordo com o local da lesão, sua extensão e o tipo, caracterizando um quadro específico para cada indivíduo. Uma lesão causada por um acidente de carro tem sequelas diferentes das de um acidente vascular cerebral, e assim por diante. De acordo com os tipos de lesões encefálicas infantis adquiridas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Traumatismo Crânio-Encefálico (TCE).
II- Acidente Vascular Encefálico (AVE).
III- Anóxias cerebrais (falta de oxigenação no cérebro).
IV- Infecções do Sistema Nervoso Central (meningite).
(    ) O tipo de tônus (trabalho do músculo) encontrado é o espástico, tendo como comprometimento comum a hemiparesia (compromete os movimentos de um lado do corpo). As sequelas refletem a localização e a extensão da lesão vascular; podem apresentar alterações nas atividades de vida diária, mobilidade e comunicação.
(    ) As crianças que sofreram lesão cerebral por infecções apresentam sequelas motoras como hemiplegia, espasticidade (rigidez e comprometimento de um lado do corpo) ou tetraparesia espástica (rigidez e comprometimento dos quatro membros). Pode também apresentar hidrocefalia e atraso da fala.
(    ) Apresentam dificuldade visuoespacial (organização visual de objetos), lentificação motora e alterações na marcha. Geram diversos graus de comprometimento no funcionamento do sistema nervoso central, incluindo prejuízos no funcionamento cognitivo, como memória, organização e planejamento, iniciativa, atenção. 
(    ) Gera sequelas cognitivas, limitando a criança nas habilidades de pensamento, como atenção, organização, planejamento, segurança, raciocínio, percepção de limites, memória. Necessita de acompanhamento durante os primeiros dois anos do pós-trauma, pois neste período o indivíduo passa por muitas mudanças significativas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - IV - III - II.
	 b)
	II - IV - III - I.
	 c)
	I - III - II - IV.
	 d)
	III - I - II - IV.
	10.
	As adaptações podem auxiliar e facilitar o desempenho das crianças com artrogripose nas atividades de autocuidado, como também em tarefas que envolvem a utilização de materiais escolares. A artrogripose é uma doença rara e tem como característica o comprometimento em múltiplas articulações, que interfere no desempenho de atividades de vida diária e escolares. A artrogripose se caracteriza pela malformação das articulações do corpo, podendo ter um grau variável de comprometimento. Sobre o desenvolvimento desta malformação congênita, analise as afirmativas a seguir:
I- A maior limitação da criança está na área motora, devido ao impedimento de realização dos movimentos de dobrar ou girar uma articulação, impedindo a realização de atividades da vida diária, como escovar os dentes, pentear os cabelos etc.
II- A artrogripose caracteriza-se por uma deficiência física e afeta o desenvolvimento cognitivo da criança e sua aprendizagem escolar.
III- A fala e a comunicação podem estar presentes sem alterações, mas a questão motora estará limitada e dependerá do nível das articulações comprometidas, ou seja, quanto mais altas as articulações, maior será o comprometimento.
IV- Esta criança pode apresentar preensão forte devido ao padrão motor, o que proporcionará facilidade para manusear objetos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa III está correta.
	 b)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a afirmativa II está correta.
	 d)
	As afirmativas I e IV estão corretas.

Outros materiais

Perguntas Recentes