Buscar

APOL Neurociência das Emoções 5 QUESTÕES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Neurociência das Emoções
O Sistema Límbico é responsável pelas emoções, e as funções executivas (ligadas à capacidade de planejamento), é quem analisa, interpreta, ordena e dá sentido às emoções. Isso mostra o quanto são interdependentes entre si, capazes de formar uma rede de alta complexidade no processo de ensino e aprendizagem. Sobre a relação entre as emoções e a capacidade de planejamento, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as falsas, e assinale a letra com a sequência correta.
( ) O Sistema Límbico se desenvolve na criança antes das funções executivas, visto que ela externaliza facilmente suas emoções, sem uma análise maior.
( ) A atenção tem ligação com as funções executivas, sendo que um de seus subtipos, a atenção sustentada, faz ligação direta com algumas estruturas do Sistema Límbico, como hipotálamo, amígdala e tronco cerebral.
( ) A memória de trabalho é outra parte das funções executivas que depende do sistema límbico; a memória situa-se no hipocampo, estrutura parte do sistema límbico.
( ) O córtex que realiza o controle executivo que governa as manipulações necessárias à codificação e recuperação da informação é o pré-motor.
Nota: 20.0
	
	A
	V-V-V-F
Você acertou!
O córtex pré-frontal é que realiza o controle executivo que governa as manipulações necessárias à codificação e recuperação da informação. (Tema 5: Relação entre as emoções e a capacidade de planejamento, p. 12-13)
	
	B
	F-V-V-F
	
	C
	F-F-V-V
	
	D
	V-V-F-F
Questão 2/5 - Neurociência das Emoções
O ser humano está em constante e crescente transformação, seja através de mudanças corporais, emocionais, culturais e sociais. Entender os fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento é fundamental para quem trabalha com a educação. A partir desta afirmação é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	Um deles seria a etapa de vida em que a pessoa se encontra, mostrando que a mesma experiência vivida em diferentes momentos da vida pode ter significados distintos.
Você acertou!
A ideia não é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, mas sim de compreender que em cada momento, através da interação com o meio ambiente, as novas experiências são capazes de moldar e adaptar o cérebro  e de formar novos conceitos a respeito de si mesmo, do grupo, e do mundo. Outro seria a influência cultural, social e histórica, envolvendo padrões culturais e sociais, pode ser distinto ou transformado conforme a evolução ou momento histórico específico. O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo, seria o significado de todas estas experiências na vida da pessoa, pode trazer consequências emocionais negativas para si, bem como no rendimento escolar e nos relacionamentos com grupos e autoestima. (Tema 3: Fatores que se relacionam com as mudanças no desenvolvimento das emoções e aprendizagem, p. 9).
	
	B
	A ideia é de entender o ser humano dentro da Psicologia Desenvolvimentista, onde cada comportamento ou atitude pertence exclusivamente a uma fase do desenvolvimento específica.
	
	C
	Outro seria a influência cultural e social, envolvendo padrões culturais e sociais, no entanto sem a influência histórica.
	
	D
	O fator envolvendo as experiências particulares de cada indivíduo não é forte o suficiente para acarretar dificuldades de aprendizagem.
Questão 3/5 - Neurociência das Emoções
Dentro das Neurociências, a expansão dos estudos sobre a relação entre as emoções e o processo cognitivo vêm crescendo consideravelmente. Na área educacional, as emoções desempenham um papel fundamental para a aprendizagem efetiva. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que melhor representa como ocorre este processo.
Nota: 20.0
	
	A
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções são vistas separadamente da cognição, onde um estado não é capaz de alterar o outro.
	
	B
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções e a cognição são interligadas, no entanto uma alteração emocional não pode produzir mudanças significativas à nível da cognição.
	
	C
	No processo de ensino e aprendizagem, as emoções e a cognição são interligadas, interdependentes, em que o cérebro é capaz de se moldar conforme às exigências em que o indivíduo é submetido.
Você acertou!
O ato de aprender se dá no SNC (Sistema Nervoso Central), ocorrendo modificações funcionais e condutivas, em conjunto com o ambiente. O SNC se modifica a partir da plasticidade cerebral. As emoções e a cognição estão interligadas, mediando e consolidando a aprendizagem efetiva. (Tema 1: Papel das Emoções no processo de ensino e aprendizagem, p. 4-5).
	
	D
	Dentro da conceituação atual, razão e emoção são aspectos distintos.
Questão 4/5 - Neurociência das Emoções
As emoções são expressas das mais variadas formas, podendo ser classificadas em emoções primárias, emoções secundárias e emoções mistas. A partir desta classificação, é correto afirmar:
Nota: 20.0
	
	A
	As emoções secundárias são compartilhadas por todas as culturas e estão associadas a estados físicos e biológicos específicos.
	
	B
	As emoções secundárias se dividem em um grupo de estados afetivos sensoriais e vitais, sendo emoções aprendidas.
Você acertou!
O conceito da alternativa (A) se refere às emoções primárias, e não às secundárias, já o conceito da alternativa (C) é sobre as emoções mistas. As emoções secundárias são emoções aprendidas, as quais se dividem em estados afetivos sensoriais e estados afetivos vitais. Os exemplos da alternativa (D) dizem respeito às emoções secundárias. (Tema 5: Como expressamos as nossas emoções, p. 13-14).
	
	C
	As emoções primárias são compostas de uma mistura de estados afetivos antagônicos e contrastantes.
	
	D
	Exemplos de emoções primárias seriam a inveja, remorso, culpa, ciúme, vergonha.
Questão 5/5 - Neurociência das Emoções
O lobo frontal é considerado o ramo executivo da inteligência humana. Na aprendizagem está ligado ao planejamento, controle de impulsos e resolução de problemas. A respeito da sua divisão e funções assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O lobo frontal divide-se em córtex pré-central e córtex pré-frontal.
	
	B
	O córtex pré-central tem como função a integração de atos motores e sequências aprendidas.
	
	C
	O córtex pré-frontal tem como função o planejamento e análise das consequências de ações futuras.
Você acertou!
O córtex pré-frontal é dividido em: córtex pré-central, córtex pré-motor e córtex pré-frontal. O córtex pré-motor tem como função a integração de atos motores e sequências aprendidas. O córtex que inclui a área motora suplementar e a área de Broca é o pré-motor. (Tema 4: Divisão do lobo frontal e ligação com a aprendizagem, p. 10)
	
	D
	O córtex pré-frontal inclui a área motora suplementar e a área de Broca.

Outros materiais