Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
1 pág.
PROVA PARCIAL DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA

Pré-visualização|Página 1 de 1

PROVA PARCIAL DE MICROBIOLOGIA CLÍNICA

NOME:                                                                                 RGM:


Questão 1 - CESPE - Perito Criminal - Ciências Biológicas e Biomedicina - Polícia Científica/PE – 2016 (Modificada).

HTML image 0

Os métodos de controle do crescimento microbiano visam inibir o crescimento, reduzir ou eliminar populações microbianas de determinado ambiente. Considerando os métodos de controle do crescimento microbiano e as informações sobre toxinas bacterianas na tabela apresentada, assinale a opção correta.

A) O tratamento com formaldeído, um método de controle químico, é eficaz para eliminar o potencial tóxico de endotoxinas, mas não reduz a toxicidade de exotoxinas.

B) A esterilização por autoclavagem e por filtração são metodologias eficientes para eliminar os riscos de toxinas em soluções injetáveis, como medicamentos endovenosos.

C) Exotoxinas presentes em bactérias gram-positivas dos gêneros Bacillus e Clostridium são problemas em contaminações de alimentos enlatados porque não são inativadas nos processos de pasteurização.

D) A resistência ao calor das endotoxinas é atribuída principalmente a suas propriedades pirogênicas.

E) Métodos de controle físicos baseados em calor podem lisar bactérias liberando endotoxinas, endotoxinas essas que, por serem resistentes ao calor, constituem risco potencial, mesmo em líquidos esterilizados em autoclaves.

Alternativa correta: E

Justificativa: O calor causa uma lise bacteriana, ou seja, ele atua desnaturando as proteínas microbianas, isso fará com que liberem as endotoxinas presentes dentro dos microrganismos, que irão ser degradadas pelo calor. Essas endotoxinas são responsáveis pela patogenicidade do microrganismo.

Questão 2 – UEPB - Biomédico - Pref. Catolé do Rocha/PB - 2015 (Modificada)

A segurança no material de laboratório e médico-hospitalar fica a cargo dos processos de esterilização e desinfecção destes materiais, cabendo aos profissionais de saúde habilitados promover o controle da proliferação de microrganismos através do uso de variadas técnicas. Analise as assertivas abaixo e marque a alternativa ERRADA e justifica a sua escolha:

A) Os compostos químicos empregados para matar microrganismos na superfície da pele e nas membranas mucosas são denominados antissépticos.

B) A esterilização é a eliminação ou remoção de todos os microrganismos, inclusive as formas altamente resistentes, que são os esporos bacterianos.

C) A desinfecção consiste na morte de muitos microrganismos, mas não de todos. Para uma desinfecção adequada, os patógenos devem ser mortos, apesar de alguns organismos, além de esporos bacterianos, poderem sobreviver ao processo.

D) A esterilização realizada pela autoclavagem consiste na exposição do material a ser esterilizado ao vapor de 121 ºC, sob pressão de 1 ATM, por 5 minutos.

E) O coeficiente fenólico é a razão entre concentração de fenol e concentração do agente requerida para proporcionar a mesma taxa de morte nas condições padrão do teste.

Alternativa correta: D

Justificativa: Na letra D ele afirma que a esterilização na autoclave é realizada em 5 minutos. O item está incorreto pois a autoclave pode atingir uma pressão de 15 lb/pol² e uma temperatura de 121ºC, nessas condições é possível matar esporos altamente resistentes de Cloristridium botulinum, mantidos em autoclavagem por 15-20 minutos.

Questão 3 - IDECAN Farmacêutico - Bioquímico - Pref. Simonésia/MG – 2016 (Modificada)

“O crescimento dos micro-organismos nos diferentes meios de cultura utilizados fornece as primeiras informações para a sua identificação. É importante conhecer o potencial de crescimento de cada meio de cultura e adequar ao perfil bacteriano esperado para cada material.” (Preparo de materiais em microbiologia; Meios de cultura usados no laboratório; Técnicas de semeadura e colorações. Luciana Debortoli de Carvalho.) Relacione adequadamente o meio de cultura ao tipo de bactéria e justifica a sua escolha.

1. Ágar-Chocolate.

2. Caldo tioglicolato com indicador.

3. Caldo tioglicolato sem indicador.

4. Ágar-MacConkey.

5. Ágar-Manitol.

(  ) Diferencial para espécies fermentadoras da lactose.

(  ) Moraxella spp.

(  ) Micro-organismos aeróbios, microaerófilos e anaeróbios.

(  ) Diferencial para Staphylococcus aureus.

(  ) Micro-organismos anaeróbios.

A sequência está correta em

A) 3, 5, 1, 4, 2.

B) 4, 1, 2, 5, 3.

5, 3, 2, 4, 1.

C) 2, 1, 5, 3, 4.

D) 5, 3, 2, 4, 1.

Alternativa correta: B

Justificativa: O agar chocolate “favorece o crescimento da maioria das bactérias, incluindo algumas que não crescem em Agar sangue”, então não pode ser considerado um meio diferencial. O tioglicolato com indicador é utilizado para “avaliar a presença de bactérias aeróbias”, e além dos aeróbios, avalia a presença de microaerófilos e anaeróbios, enquanto o tioglicolato sem indicador é “usado para cultivo de microrganismos anaeróbios”. O AgarMacConkey é “meio seletivo para bactérias Gram-negativas e diferencial para bactérias fermentadoras e não fermentadoras de lactose”. E o manitol é “meio seletivo usado para o isolamento de estafilococos patogênicos, e o principal patógeno isolado nesse meio é o S. aureus.

Questão 4 - COVEST - Biomédico – UFPE - 2015 (Modificada)

Um estagiário do laboratório de Microbiologia Clínica recebeu uma lâmina contendo esfregaço de Escherichia coli e uma lâmina contendo esfregaço de Staphylococcus aureus para serem coradas pela coloração de Gram (cristal violeta, lugol, álcool, fucsina diluída). Após fixar os esfregaços pelo calor, o estagiário realizou a coloração, porém inverteu a ordem da utilização dos corantes (fucsina, álcool diluído, cristal violeta, lugol). Qual foi o resultado da coloração observado ao microscópio para E. coli e S. aureus, respectivamente? Justifica sua escolha:

A) Bacilos vermelho claros e cocos vermelho-escuros.

B) Bacilos vermelho-claros e bacilos violeta-escuros.

C) Bacilos e cocos vermelho-claros.

D) Bacilos e cocos violeta-escuros.

E) Cocos vermelho-claros e cocos violeta-escuros.

Alternativa correta: A

Justificativa: A E. coli é um bacilo gram-negativo, ao analisarmos essa cepa no microscópio, ela irá apresentar a forma bacilar e por ser um microrganismo gram-negativo deverá apresentar coloração avermelhada/vermelho claro. Já o S. aureus, é uma bactéria do grupo cocos gram-positivo, ou seja, apresentaram forma de cocos (ou cachos de uva) e coloração vermelho-escuro/roxo/azul-escuro.

Questão 5 - FAFIPA - Serviço de Biomedicina - Pref. Londrina/PR – 2015 (Modificada)

Sobre o método de Ziehl-Nielsen para bacterioscopia direta, indique a alternativa CORRETA e justifique sua resposta:

A) É sempre utilizada em associação com o método de impregnação em prata.

B) O corante empregado é o Albert-Layborn, capaz de penetrar no interior do Mycobacterium tuberculosis.

C) Esta metodologia categoriza as bactérias em álcool-ácido-resistentes e não álcool-ácido resistentes.

D) Deve ser confirmado por microscopia de campo escuro ou pelo método de tinta nanquim.

E) Utiliza um corante que pode se tornar fluorescente na microscopia óptica.

Alternativa correta C

Justifique: Este método baseia-se nas propriedades que alguns gêneros bacterianos apresentam de resistir ao descoramento feito por uma solução álcool-ácido, que fazem com que essas bactérias permaneçam coradas de vermelho depois de serem tratadas com fucsina. Chamamos essas bactérias de Bacilo-Álcool-Ácido-Resistente – BAAR.

Quer ver o material completo? Crie agora seu perfil grátis e acesse sem restrições!