Buscar

atividade-substitutiva-AV2-RacLog-842-2020_1

Prévia do material em texto

RACIOCÍNIO LÓGICO
ATIVIDADE SUBSTITUTIVA DA AV2 PRESENCIAL – TURMA 842 – 2020.1 Prof. Milton Alexandre da Silva Junior
Instruções gerais: Esta atividade consiste de 5 (cinco) exercícios, um para cada tema do conteúdo da AV2. Cada exercício vale 1,6 pontos, totalizando 8,0 pontos. A entrega deve ser feita, no link apropriado dentro do AVA, preferencialmente digitada e de forma organizada, impreterivelmente até o dia 03 de junho (03/06/2020). 
Observações Importantes:
1) O trabalho pode ser feito em grupos de NO MÁXIMO 3(três) alunos;
2) O envio deve ser feito por apenas um dos membros do grupo;
3) O trabalho obrigatoriamente deve conter de forma clara e visível o NOME COMPLETO e a MATRÍCULA de todos os membros do grupo e a TURMA correspondente;
4) Para obter a pontuação máxima é necessário apresentar as respostas e as justificativas de TODAS as questões;
5) O formato de envio é livre, dentro das opções disponíveis para envio no sistema na unicarioca;
6) O sistema permite o envio de apenas um arquivo;
7) O tamanho do arquivo enviado não pode ultrapassar os 20M.
QUESTÕES
Questão 1 (1,6 pontos) Todos os sócios de um clube esportivo que jogam handebol jogam também futebol, mas há sócios que jogam futebol e não jogam handebol. Alguns sócios que jogam voleibol jogam também basquete, mas nenhum sócio que joga basquete ou voleibol joga futebol. Logo, todos os sócios que 
d) jogam handebol não jogam basquete.
Sócios que jogam Handebol, jogam futebol. Mas nem todo sócio que joga futebol joga handebol. 
Alguns jogam basquete e vôlei ao mesmo tempo, mas nenhum desses joga futebol. Então todos que jogam handebol não jogam basquete.
Questão 2 (1,6 pontos) De três irmãos, Pedro, Ricardo e Mário, sabe-se que ou Pedro é o mais velho, ou Ricardo é o mais novo. Sabe-se também que ou Ricardo é o mais velho, ou Mário é o mais velho. Então, o mais velho e o mais novo dos três irmãos são, respectivamente: 
b) Mário e Ricardo 
Se o Pedro não for o mais velho Ricardo é o mais novo e se Ricardo não é o mais velho, Mario é o mais velho. Para que uma possa ser verdadeira a outra deve ser falsa. Sendo assim, Se Pedro é o mais velho, então Ricardo é o mais novo. Isso entraria em conflito com o seguinte que é ou Ricardo é o mais velho, ou Mario. Nenhum deles dois podem ser mais velhos se Pedro já é o mais velho.
Questão 3 (1,6 pontos) Sejam os conjuntos A = {-1, 0, 1, 2} e B = {-1,0,1,2,3,4} e a expressão matemática definida por f(x) = x2. Pede-se: 
(I) Verfique se f(x) é uma função de A em B; 
Para ser uma função.
Todo x possui y? Não. Cada x possui somente um y? Sim
Não é uma função.
(II) Faça o diagrama de flechas para f(x); 
(III) Determine o domínio, o contradomínio e a imagem de f(x); 
Domínio é sempre o conjunto de partida D(f)=A= {-1, 0, 1, 2}
Contradomínio é sempre o conjunto de chegada CD(f)=B={-1,0,1,2,3,4}
Imagem são os elementos correspondentes de AB
Im(f)={0,2,4}
(IV) Escreva os pares ordenados de f(x).
F(x)={(-1,-2),(0,0),(1,2),(2,4)}
Questão 4 (1,6 pontos) O movimento de um projétil, lançado para cima verticalmente, é descrito pela equação y = - 40x² + 80x, onde y é a altura, em metros, atingida pelo projétil x segundos após o lançamento. Qual a altura máxima atingida pelo projétil? 
a) 40 metros. 
Questão 5 (1,6 pontos) Considere o que estudamos sobre funções, leia cada sentença abaixo e julgue-as. 
(I) O gráfico de uma função constante, f(x) = k, é uma reta com inclinação positiva se k >0 e negativa se k<0. Toda função constante é constante pois fica paralela ao eixo x, ou seja, não pode ter inclinações.
(II) O gráfico de uma função do primeiro grau é uma reta paralela ao eixo x. Nem toda função de primeiro grau é paralela ao eixo x
(III) O gráfico de uma função do segundo grau é uma parábola com a concavidade voltada para cima, ou para baixo. SEMPRE pois apresenta 2 resultados x1 e x2 pela formula 
É correto o que está afirmado: 
a) apenas em III. 
BOA SORTE!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes