Buscar

Exercícios de Fluidos Corporais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Exercícios de Fixação – Urinálise e Fluídos Corporais
Bruna Malaquias Rufino – B13A30
1) Paciente de sexo masculino, 32 anos, atleta em treinamento para as olimpíadas, após uma seção de exercícios apresentou ao exame de urina uma relativa proteinúria sem causa aparente. O exame foi repetido dois dias depois e a proteinúria desapareceu. Qual dos dois exames estava errado? Por quê?
Resposta: Os dois exames podem estar corretos, pois os atletas devido a grande quantidade de exercícios físicos liberam proteínas musculares (produção de ácido lático), comum em atletas, por isso a presença de proteinúria. O segundo exame provavelmente é o mais coerente.
2) O padrão pontilhado sobre a almofada para sangue na tira reagente possui qual indicação?
Resposta: Indica eritrócitos que não estavam lisados, eritrócitos intactos, e que foram lisados em contato com a almofada 
3) Uma elevação de bilirrubina na urina com urobilinogênio normal é indicativo de: 
a. Cirrose do fígado 
b. Doença hemolítica 
c. Hepatite
d. Obstrução biliar
Explique o porquê de sua resposta.
Resposta: Cirrose do fígado ou obstrução biliar, pois ambas as situações interferem no transporte da bilirrubina para o intestino para que ela seja metabolizada. 
4) Testes de triagem de infecção urinária combinam o teste de esterase leucocitária com o teste de: 
a. pH 
b. nitritos 
c. proteína 
d. sangue 
Explique o porquê de sua resposta.
Resposta: Nitrito, pois se existe uma infecção bacteriana, existe a presença de leucócitos agindo na infecção identificando a presença de granulócitos através do teste de esterase leucocitária.
5) Faça uma breve observação sobre o vídeo assistido após a aula expositiva. Escreva suas considerações sobre o que foi apresentado.
Resposta: Ao realizar o processo de urinálise o primeiro passo é observar os aspectos físicos/macroscópicos da urina no tubo, como cor, aspecto (turvo, translucido, etc.); em seguida observa-se aspectos químicos de 10ml de urina em tubos cônicos utilizando as tiras reativas para observar parâmetros de densidade, glicose, urobilinogenio, proteína, bilirrubina, cetona, proteína, pH, sangue, nitrito e esterase leucocitária. Observa-se através da reação química colorimétrica, após esse procedimento a urina é centrifugada e observa a presença de sedimentos concentrados na amostra, em seguida realiza a preparação da lamina para ser observada no microscópio.

Outros materiais