Buscar

Avaliação final- Individual Semipresencial estatistica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Estatística e Indicadores Ambientais (GAM32)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:637468) ( peso.:4,00)
	Prova:
	17112076
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	Entre os índices mais conhecidos para estudar a diversidade, temos o Índice de Shannon-Weaver e o Índice de Simpson. Destes dois, o mais conhecido e utilizado é o índice de Shannon. Com relação ao índice de Shannon, explique qual é a maior limitação que ocorre ao utilizar este índice.
	Resposta Esperada:
O principal problema ao utilizar o índice de Shannon é que ele atribui o mesmo peso de importância às espécies raras e comuns que habitam uma região, não diferenciando a sua ?influência? para a composição do ambiente.
	2.
	A forma como a amostragem é realizada pode influenciar de forma direta o resultado de um experimento. Portanto, escolher a forma certa de realizar a amostragem é fundamental. De acordo com a população que será estudada, deve-se realizar a escolha da amostragem que selecione a amostra de forma mais aleatória e imparcial possível, garantindo a autenticidade dos dados e representatividade da amostra. Entre as várias formas de realizar uma amostragem, temos a amostragem aleatória simples e a amostragem sistemática. Disserte sobre essas duas modalidades de amostragem.
	Resposta Esperada:
Na amostragem aleatória simples, cada um dos indivíduos da população deve ter a mesma chance de ser selecionado para, dessa forma, compor a amostra. Uma maneira de fazer isso é realizar um sorteio dos indivíduos que comporão a amostra. Na amostragem sistemática, como os dados já estão ordenados, sorteia-se o intervalo de dados que será usado para colher os elementos da amostra dentro da ordenação dos dados.
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Outros materiais