Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
Avaliação de Gestão e Normalização Uniasselvi

Pré-visualização | Página 1 de 2

Acadêmico:
	Cleber Barbosa Alexandre de Mello (1857640)
	
	Disciplina:
	Gestão, Normalização e Certificação para a Qualidade (EMC10)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:638293) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16559202
	Nota da Prova:
	4,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas "redescobriram" um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e os paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-processo-de-melhoria-continua/29794/. Acesso em: 29 nov. 2019.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - F - V - F.
	2.
	Uma empresa do setor automobilístico divulgou uma matéria em um jornal de grande circulação com a seguinte chamada: "Empresa automobilística dobra plano de investimentos no país para R$ 13 bilhões até 2019". Com essa divulgação a empresa visa garantir sua liderança no segmento automotivo e deixar bem claro que é uma empresa com forte atuação, mantém controle de seus processos organizacionais - mapeamento de processos, aplicação de normas da qualidade, sistemas e ferramentas da qualidade, negociação com fornecedores e entidades sindicais - e é detentora de vários prêmios e certificações da qualidade, entre elas a principal certificação no setor automobilístico, a ISSO/TS 16949:2002. Na mesma página do jornal, uma matéria relata que uma determinada fábrica continua fora do plano de investimentos. O motivo está vinculado à resistência e à intransigência do sindicato que representa os trabalhadores em fechar acordos longos, o que compromete a
Política de qualidade e o devido mapeamento de processos organizacionais. Considerando esse contexto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A fábrica tem encontrado dificuldade em realizar acordos trabalhistas de longo prazo com o sindicato dos metalúrgicos, o que compromete sua competitividade no mercado.
PORQUE
II- As certificações no setor automobilístico comprometem a manutenção da política de prêmios da qualidade e o mapeamento de processos organizacionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As asserções I e II são proposições falsas.
	 b)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	3.
	Conforme o Centro de Qualidade, Segurança e Produtividade - QSP (2008), nas empresas certificadas com a ISO 14000 no Brasil, 94% declararam possuir também certificação na norma internacional de qualidade ISO 9001. A integração dos processos ambientais com os da qualidade é um desafio para que ambos contribuam simultaneamente na construção da melhoria contínua da organização, de seus produtos e serviços. Sobre qualidade e competitividade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A qualidade dos produtos não chegava a ser uma grande preocupação há algumas décadas, pois os únicos fabricantes de produtos finais eram alguns países industrializados, e o que fosse produzido era consumido e utilizado internamente.
(    ) O mercado mundial de hoje se torna cada vez mais próximo e competitivo, há muitas empresas produtoras. Com o rápido aumento do conhecimento científico e a tecnologia cada vez mais evoluída, os produtores surgem fundamentando-se de forma intensiva na mão de obra, tendo a capacidade de competir com os produtores altamente industrializados.
(    ) O mercado atual indica que para uma empresa continuar introduzida em um ambiente com alta competitividade, os fatores fundamentais para a sobrevivência e o crescimento são a alta qualidade, o aumento da produtividade, o aumento de custos e a satisfação do cliente.
(    ) A busca pela qualidade é o fundamento para honra da empresa, almejando produtividade e aumento do lucro. É o que, basicamente, difere uma empresa excelente de uma regular.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.qsp.org.br/iso9001.shtml. Acesso em: 13 dez. 2019.
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	É uma decisão estratégica o fato da adoção de um sistema de gestão de qualidade, uma vez que envolve todos os níveis e departamentos de um negócio. Por outro lado, a ABNT NBR ISO 9001:2015 aponta alguns benefícios com a implementação da norma. Sobre os benefícios da implementação da NBR ISSO 9001:2015, analise as sentenças a seguir:
I- A capacidade de prover consistentemente produtos e serviços que atendam aos requisitos do cliente e aos requisitos estatutários e regulamentares aplicáveis.
II- Regimentar processos fiscais, legais e tributários no setor de atuação.
III- Avaliar o valor adicionado de um produto ou serviço por meio da análise de margem de contribuição.
IV- Facilitar oportunidades para aumentar a satisfação do cliente.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://www.abnt.org.br/publicacoes2/category/145-abnt-nbr-iso-9001?download=388:abnt-nbr-iso-9001-2015-como-usar. Acesso em: 29 out. 2018.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	O objetivo do controle das não conformidades é a organização identificar as falhas e o não cumprimento dos requisitos estipulados pela própria organização através da norma NBR ISO 9001:2015, investigando suas causas, corrigindo-as, tomando as devidas providências para que essas não conformidades não ocorram novamente e assegurando a melhoria. Sobre o papel da não conformidade, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://associacaodeinspetores.com.br/arquivos/arquivo_informativo/c2c76186249e40f1f5da5c8b09582702.pdf. Acesso em: 13 dez. 2019.
	 a)
	São os itens dentro das especificações do cliente.
	 b)
	São os bens e serviços que atendem aos requisitos do cliente.
	 c)
	Corresponde aos bens e serviços fora das especificações do cliente.
	 d)
	Representa os bens e serviços que se apresentam em conformidade com o ponto de vista do vendedor.
	6.
	A liderança aborda os processos gerenciais relativos à orientação filosófica da organização e o controle sobre sua direção, promovendo engajamento das lideranças, das pessoas e partes interessadas na sua causa. Além disso, liderança é uma atividade concentrada na produção eficiente de bens e serviços, desenvolvendo comunicação eficaz, relacionamentos e administrando conflitos com pessoas e equipes
Página12