Buscar

AV3 RESPIRATÓRIA 2020.1 (1)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

4059708409
24/06/2020 10:23
Nome: Nayana Cássia Cavalcante de Oliveira		Matrícula: 201102024872	
Disciplina: SDE3879 / FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA	Data:02 	/ 07	/ 2020	
Período: 2020.1 / AV3	Turma: 3001
OBSERVAÇÕES:
Leia com atenção as questões antes de responder. As questões devem ser respondidas somente à caneta azul ou preta, na folha de respostas.
Será observada uma tolerância máxima de 30 minutos para a entrada dos alunos após o início da prova. Nesse período, nenhum aluno poderá deixar a sala. Terminada a prova, o aluno deverá entregar ao professor a folha de questões e a folha de respostas, devidamente identificadas.
É proibido o uso de equipamentos eletrônicos portáteis e consulta a materiais de qualquer natureza durante a realização da prova. Questões objetivas e discursivas que envolvam operações algébricas devem possuir a memória de cálculo na folha de respostas. Boa prova.
1.	 	de 2,00
Liste 1 alteração comum, presente nos brônquios de um asmático e de um bronquítico, a qual necessita de intervenção fisioterapêutica e em seguida, aponte 2 técnicas (manuais ou mecânicas) adequadas para resolver essa alteração.
As tecnicas para reverter essa alteração podemos usar a técnica de flutter e vibrocompressão tórax.
2.A Tuberculose, em 2017 o Ceará já soma 1.608 casos conformados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação Compulsória (SINAN) do Ministério da Saúde, entre os meses de janeiro a julho DE 2017, sendo 45 deles evoluíram para óbito. As informações estão na mais recente atualização semanal de doenças de notificação compulsória, divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado ( Notícia Jornal "O POVO" - setembro 2017). Com base nas informações e usando seus conhecimentos sobre Tuberculose pulmonar. Responda: a.Cite 2 fatores determinantes para o aumento da incidência de Tuberculose b.Cite a via de contágio e o tratamento da Tuberculose Pulmonar
Fatores que aumenta a incidência de tuberculose,são co-infeccao pelo HIV, tabagismo, alcoolismo.
O contágio ocorre pelo ar, através da tosse,espirro e fala da pessoa que está doente que lança os bacilos no ambiente, tratamento e feito por antibióticos como rifampicina,pirazinamida,etambutol,inaloterapia e oxigênio e também com fisioterapia respiratória..
3.A avaliação ou semiologia respiratória é uma avaliação completa do sistema respiratório, incluindo a história do paciente, exames físicos, exames de imagem, análise da gasometria arterial e testes da função pulmonar. O principal objetivo da avaliação da função pulmonar é identificar a severidade de distúrbios pulmonares. O teste da função pulmonar apresenta propósitos diagnósticos e terapêuticos e ajuda o clínico a responder algumas questões gerais sobre os pacientes com doença pulmonar. Com base na clínica descreva e explique os tópicos da avaliação respiratória
A avaliação ou teste respiratório ou pulmonar é uma avaliação completa do sistema respiratório, incluindo a história do paciente, exames físicos, exames de raio-X, análise da gasometria arterial e testes da função pulmonar . O principal objetivo da avaliação da função pulmonar é identificar a severidade de distúrbios pulmonares. O teste da função pulmonar apresenta propósitos diagnósticos e terapêuticos e ajuda o clínico a responder algumas questões gerais sobre os pacientes com doença pulmonar.
4. Explique o que é e a função do surfactante para a ventilação pulmonar.
O surfactante pulmonar é um líquido que reduz de forma significativa a tensão superficial dentro do alvéolo pulmonar, prevenindo o colapso durante a expiração.Ela se origina porque as forças de atração entre as moléculas adjacentes do liquido são muito mais fortes do que aquelas entre o liquido e o gás, resultando em diminuição da superfície liquida, gerando uma pressão dentro do alvéolo.
Sua ação permite que os alvéolos pulmonares, que são pequenos sacos responsáveis pelas trocas gasosas, fiquem abertos durante a respiração, através de uma tensão, o que facilita a entrada de oxigênio na circulação de sangue. 
Os recém nascidos muito prematuros podem ainda não ter uma produção suficiente de surfactante pulmonar para garantir uma respiração eficiente e, por isso, podem desenvolver a síndrome do desconforto respiratório infantil, causando intensa dificuldade para respirar.
5- Na anatomia respiratória, as vias aéreas são divididas em áreas em 2 zonas: condutoras e respiratória. Qual a função delas? Cite um segmento das vias aéreas inferiores que façam parte de cada uma destas zonas.
As vias do trato respiratório dividem-se em: 
1) porção condutora: constituída pelas cavidades nasais (durante a respiração forçada, a cavidade oral também faz parte dessa porção), faringe, laringe, traqueia, brônquios e bronquíolos;
2) porção respiratória: formada pelos bronquíolos respiratórios, ductos alveolares, sacos alveolares e alvéolos.
A porção condutora tem a função de acondicionar o ar, fazendo com que ele seja aquecido, umidificado, além disso, tem a função de retirar do ar as partículas indesejadas. Já a porção respiratória é aquele local onde ocorre a troca gasosa entre o ar e o sangue.
A principal função do sistema respiratório é a troca gasosa nos pulmões. A base estrutural para a realização dessa função é a relação de organização estabelecida entre os capilares pulmonares e os alvéolos durante a irrigação pulmonar.
Campus:
CENTRO (CE)
Prova Impressa em 24/06/2020 por
GEORGIA GUIMARAES DE BARROS
Ref.: 4059708409	Prova Montada em 24/06/2020

Continue navegando