Buscar

Cultura e Currículo na Educação de Surdos

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Maria Lucia Martins (2577087)
	
	Disciplina:
	Currículo e Didática na Educação dos Surdos (LBR103)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:656028) ( peso.:4,00)
	Prova:
	23069858
	Nota da Prova:
	9,50
	
	
Parte superior do formulário
	1.
	A cultura surda consiste no jeito de o sujeito surdo entender o mundo e de modificá-lo a fim de torná-lo acessível e habitável ajustando-o com as suas percepções visuais. Isso significa que essa cultura abrange a língua, as ideias, as crenças, os costumes e os hábitos do povo surdo, considerando sua realidade social. Disserte sobre a singularidade da cultura surda.
	Resposta Esperada:
É urgente repensar os métodos e as práticas atuais na educação de surdos. Os alunos surdos em sala de aula estão de diversas formas excluídos de forma significativa. É interessante perceber a reação das pessoas quando ouvem falar em cultura surda. Muitas pessoas pensam que os surdos vivem isolados e, para sua integração à sociedade, é preciso acompanhar o universalismo vigente, ou seja, que eles sigam o padrão normalizador da sociedade e que eles sejam modelados a partir da representação hegemônica que é a cultura ouvintista. O conceito de cultura é transmitido e sentido de várias formas, como teatro, poesia, literatura em língua de sinais e tecnologia
	2.
	É necessário entender o Currículo moldado pelos professores. Diante disso, sabemos que essa questão implica em uma série de questões, uma delas é a mediação, entre o currículo moldado pelo docente e o currículo que é de obrigação de normas e leis educacionais. Com base nessa analise, podemos considerar uma das formas de mediação. Disserte sobre como podemos mediar, inserir o aluno no currículo moldado, e como podemos refletir sobre essa didática.
	Resposta Esperada:
Essa ideia de mediação, transferida para a análise do desenvolvimento do currículo na prática, significa conceber o professor como um mediador decisivo entre o currículo estabelecido e os alunos, um agente ativo no desenvolvimento curricular, um modelador dos conteúdos que se distribuem e dos códigos que estruturam esses conteúdos, condicionando, com isso, toda a gama de aprendizagens dos alunos.
Dessa forma, os professores podem refletir sobre a sua didática (atuação docente) e a ação educativa que será organizada no trabalho pedagógico a partir da realidade social, cultural e escolar. Exemplos de currículo moldado pelos professores são os projetos político-pedagógicos elaborados efetivamente por cada instituição, os projetos educativos formulados pelos professores em períodos determinados e o planejamento das práticas, que pode ser individual ou coletivo.
Parte inferior do formulário

Continue navegando