Buscar

Fund Redes e Com 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Os dispositivos finais de rede (também chamados de hosts) são os mais próximos das pessoas, formam a interface entre usuários e a rede.
Um dispositivo de host é a origem ou destino de uma mensagem, são exemplos de dispositivos finais: computadores, impressoras de rede, telefones VoIP, terminais de videoconferência, câmeras de segurança e dispositivos móveis.
Intermediários são os dispositivos que interconectam os dispositivos finais, fornecendo conectividade, e funcionam em segundo plano, conectam os hosts individuais à rede (switches e pontos de acesso sem fio, de interconexão (roteadores) e de segurança (firewalls).
Concentradores de rede
São intermediários de rede: hubs e switches.
Hub é responsável por repetir, amplificar e regenerar um sinal para toda rede, operando na camada física do modelo OSI, através de cabos de pares metálicos, foi o primeiro equipamento para redes locais de topologia física em estrela, mas se comparta como barramento lógico.
O hub é conhecido como repetidor multiporta pois repete os bits de uma porta para todas, sem processo inteligente, não tem conhecimento dos hosts que estão interligados às suas portas, por isso é referido como burro.
Em redes com muitos hosts não é recomendável o hub por aumentar o número de colisões, degradando assim o desempenho da rede.
Mas suas repetições são uteis quando se deseja estender o alcance de uma rede local, interligando nós de rede separados por uma grande distância.
OBS: Em redes locais a maior distância entre o concentrador e um host é (com cabo UTP) é de 90 m.
O Switch embora parecido com o hub, opera na camada de enlace do modelo OSI, pois conhece os hosts que estão interligados a suas portas, através do endereço físico que cada host possui, o endereço MAC.
OBS: MAC significa Controle de Acesso ao Meio, é um padrão da camada de enlace.
Dessa forma ele encaminha as informações apenas para o endereço físico correto, aumentando a eficiência, ele faz isso graças a uma tabela interna de endereços MAC que ele constrói e armazena, por essa característica de chavear/comutar a informação de uma porta para outra faz com que seja conhecido como chaveador/comutador.
Roteadores
Um dos principais dispositivos usados em redes locais e de grande distância, interconecta diferente segmentos de rede, que podem estar no mesmo prédio ou a milhares de quilômetros, ele encaminha os pacotes de dados entre as redes, atuando na camada de rede do modelo OSI.
Através do roteamento, ele escolhe o melhor caminho para o tráfego da informação, roteando pacotes de dados, através da construção de tabelas de roteamento que ele mantem para executar adequadamente os seus processos e assim facilitar a comunicação de dados.
Ele pode também limitar o tamanho do domínio de broadcast, impedindo as mensagens de sair de uma rede para outra.
OBS: Comunicação broadcast é executada de host para todos os hosts da rede, já unicast é de um host para um outro host.
Possui também a capacidade de interligar redes de topologias, arquiteturas e tecnologias totalmente diferentes, isso pois essas questões são de outros níveis de protocolo, que são transparentes para os roteadores, Ex: podem ligar redes Token Ring e Ethernet.
Outros dispositivos de rede
Placa de rede, é responsável pela conexão do computador à rede, cada uma delas possui um endereço MAC único.
Servidor é outro equipamento crucial, principalmente em arquiteturas cliente-servidor, eles controlam e compartilham os recursos de uma rede, podem ser classificados como: de impressão, de arquivos, de proxy, de comunicação, entre outros.
 Operando na camada física, os modems são importantes principalmente em longa distância, tem o objetivo de transformar os sinais digitais em sinais analógicos para transmissão por meio do processo de modulação, na recepção executam a demodulação, que é a transformação do sinal analógico em digital.
2. Canal de Comunicação
Conceito e características dos canais de comunicação
Meios físicos
Também conhecidos como canais de comunicação, são os meios de transporte da transmissão de dados, são fundamentais na comunicação de redes, por isso em sua determinação tem critérios como: velocidades suportadas, imunidade a ruído, taxa de erros, disponibilidade, confiabilidade, atenuação e limitação geográfica.
Podem ser classificados em confinados e não confinados, os confinados são os cabos coaxiais, de pares metálicos e as fibras ópticas, já os não confinados são os que utilizam comunicação sem fio: via satélite, enlaces de micro-ondas, bluetooth e radiofusão de modo geral.
Muitas empresas e organizações consideram o projeto desses meios físicos como um investimento de longo prazo e para

Outros materiais

Perguntas Recentes