Buscar

Política Ambiental Global

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

1.
		Em relação aos limites do crescimento um outro elemento de grande importância deste relatório foi a ideia de ¿eco-desenvolvimento¿, trazendo pela primeira vez ao debate internacional uma postura diferenciada de desenvolvimento econômico e industrial, baseado na premissa ambiental de limites e posturas voltadas à preservação da natureza e garantia dos recursos para as gerações futuras. Os eco-desenvolvimentistas demandavam:
	
	
	
	Não uma solução específica para questões regionais
	
	
	Uma solução única em termos globais
	
	
	Recomendava a pesquisa de soluções globais para questões regionais
	
	
	Uma solução genérica em termos globais
	
	
	Não uma solução única em termos globais
	
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo o relatório "Limites do Crescimento" o mundo passava de um processo de crescimento global para equilíbrio global devendo debater novas políticas que corrigissem a degradação provocada no período de rápido crescimento econômico. Nesse sentido, pode-se afirmar que:
	
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão não estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	
	A cooperação entre as nações, a conscientização e o planejamento global em busca de um equilíbrio, não seriam os meios viáveis e eficientes na transformação da percepção individual e dos Estados.
	
	
	Embora lento e de custos altos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o crescimento econômico e o meio ambiente.
	
	
	Embora lento e de custos baixos, esse seria o único caminho rumo a uma mudança que de fato pudesse garantir um futuro harmônico entre o homem, o desenvolvimento econômico e o meio ambiente.
	
	
	Para os autores envolvidos, a saída para essa questão estava plenamente ao alcance dos homens, dependendo apenas de uma decisão política em assumir os custos de uma nova postura econômica frente ao meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Na década de 1980, a Assembléia Geral das Nações Unidas toma um importante passo rumo a estruturação de um escopo político e acadêmico para a compreensão da questão ambiental, o desenvolvimento e o papel do homem. Se valendo do apoio de grupos ambientalistas e ONGs ligadas ao tema, que prestaram ajuda na construção de um relatório o mais amplo possível e dentro das expectativas dos países dos hemisférios Norte e Sul, em 1988 é publicado um texto, cujas revelações não poderiam mais ser ignoradas pelos governos e que demandavam por uma nova postura política e legislativa. Marque a alternativa que representa este texto
	
	
	
	Nosso futuro comum
	
	
	Limites do crescimento
	
	
	Carta da nações
	
	
	Clube de Roma
	
	
	Agenda 21
	
	
	
	
	 
		
	
		4.
		É importante compreendermos que a ascensão do tema ambiental ao cenário internacional pode ser considerado, também, uma consequência da descentralização global em torno de que temas?
	
	
	
	Educação e política
	
	
	Saúde e Saneamento
	
	
	Saúde e economia
	
	
	Economia e política
	
	
	Desenvolvimento e segurança
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Indicar a necessidade de se alterar os valores sociais frente a limitação ambiental em termos de renovação de recursos e capacidade de sobrevivência sob a exploração industrial, além de questionar as bases do comportamento humano sobre a natureza e o meio ambiente, é referente a qual documento produzido na área ambiental?
	
	
	
	Os Limites do Crescimento
	
	
	Agenda 21
	
	
	ISO 14000
	
	
	Relatório Brundtalnd
	
	
	ISO 9001
	
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A intensificação dos problemas de ordem ambiental despontou para o processo de mobilização em torno do meio ambiente, que foi divulgado e se consolidou através de estudos técnicos, da literatura científica e da realização de Conferências Internacionais. Sobre essas conferências é CORRETO afirmar:
	
	
	
	A primeira mobilização internacional em favor das questões ambientais ocorreu em Estocolmo, em 1972. Esse evento significou a tentativa mundial de equacionar os problemas ambientais, chamando atenção à recusa dos Estados Unidos em assinar o Protocolo de Kyoto.
	
	
	Foi na Rio-92 que o conceito de desenvolvimento sustentável foi amplamente divulgado como um princípio de que o atendimento às necessidades básicas das populações do presente não devem comprometer a qualidade de vida das futuras gerações, assim como a necessidade em zerar o desenvolvimento econômico em áreas de vastos recursos naturais.
	
	
	Na Conferência de Estocolmo sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, o Brasil pertencia ao grupo de países que defendia o crescimento econômico a qualquer custo e declarou a aceitação das indústrias altamente poluentes no país.
	
	
	Como resultado dos debates ocorridos em Estocolmo, é divulgado o chamado "Relatório do Clube de Roma", que será a referência científica e teórica para a construção do conceito de desenvolvimento sustentável.
	
	
	Os primeiros estudos internacionais sobre temas ambientais surgiram justamente em consequência dos acordos fechados nas conferências internacionais.
	
Explicação:
O conceito de Desenvolvimento Sustentável surgiu na Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente Humano, realizada em Estocolmo (Suécia), em junho de 1972. Foi a 1ª Conferência Internacional como referência para o primeiro grande debate mundial sobre os temas ambientais. Foi o maior evento de repercussão internacional dedicado exclusivamente à avaliação das relações entre sociedade e natureza até àquela data. A grande surpresa no evento de Estocolmo coube a delegação do Brasil que escandalizou uma considerável parcela de brasileiros, incluindo profissionais e técnicos dos órgãos de controle ambiental e, principalmente, os militantes do iniciante movimento ambientalista das décadas de 1960 e de 1970.
O Brasil apresentou a situação política do nosso país naqueles tempos de regime militar, a delegação do Brasil defendeu a tese do desenvolvimento econômico a qualquer preço, sem qualquer restrição de natureza ambiental. 
	
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Embora hoje seja um tema comum na mídia e na agenda política internacional, a questão ambiental esteve por um longo período distanciada das prioridades dos Estados, o que ocasionava baixo conhecimento científico e acadêmico e, naturalmente, pouca ou nenhuma pressão legal sobre as atividades empreendidas pelas indústrias. Nesse contexto, podemos identificar as décadas de 1980 e 1990 como o período de transição para a nova abordagem sobre os temas ambientais. Considere as seguintes assertivas:
I) O relatório Brundtland foi um dos documentos que reafirmou a importância sobre uma nova concepção sustentável sobre a utilização dos recursos naturais;
II) Através da divulgação de relatórios e grandes conferências internacionais sobre o tema ambiental, percebeu-se uma ampla conscientização sobre a degradação ambiental e o consumo responsável, que se traduziu numa nova pressão sobre as empresas e industrias;
III) O comportamento dos governos e as ações políticas em diversos Estados foram as grandes motivações para a formação e expansão da consciência ambiental junto às populações, além de exercer um papel regulador sobre os modos de produção industrial;
IV) A divulgação de estudos acadêmicos e pesquisas científicas foi inteiramente responsável por trazer as organizações internacionais para o debate ambiental, isso porque tradicionalmente os temas ambientaiseram integralmente negligenciados por organismos como a ONU.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	II e III
	
	
	I e III
	
	
	I e IV
	
	
	III e IV
	
	
	I e II
	
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Produzido pelo chamado Clube de Roma, o primeiro importante relatório sobre a questão ambiental voltava-se para a dicotomia entre a preservação ambiental e o crescimento econômico, apontando saídas bastante polêmicas e radicais para impedira continuidade da degradação sobre os recursos naturais e ecossistemas. Sobre essa temática, considere:
I) Como o grupo de cientistas que elaborou o relatório final era todo formado por nomes de países desenvolvidos, o documento acabou refletindo inteiramente os interesses dessas nações, culpando então o subdesenvolvimento das nações pobres pela degradação ambiental;
II) Mesmo tendo sido o "motor" das transformações sociais nos países desenvolvidos, o capitalismo industrial foi visto pelo Clube de Roma como danoso à renovação dos recursos naturais, por isso a necessidade de se repensar os modelos de produção;
III) Segundo o relatório, apenas o crescimento zero seria capaz de trazer de volta o equilíbrio do meio ambiente e dos recursos naturais em escala global;
IV) Confiante dos avanços tecnológicos ao longo do pós guerra, o relatório apontou o irrestrito apoio à expansão capitalista como modelo sustentável de industrialização e preservação ambiental.
Estão CORRETAS as opções:
	
	
	
	II e III
	
	
	I, II e IV
	
	
	I e III
	
	
	II e IV
	
	
	I e IV