A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Avaliação Instrumentos e Processo de Trabalho do Serviço Social (SES40)

Pré-visualização | Página 1 de 2

Disciplina:
	Instrumentos e Processo de Trabalho do Serviço Social (SES40)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual Semipresencial ( Cod.:657710) ( peso.:1,50)
	Prova:
	24250300
	Nota da Prova:
	9,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	O assistente social, em seu processo de trabalho, deve deixar claro aos usuários que a sua prestação de serviço não é de cunho assistencialista, ou seja, a assistência social deixou de ser uma ação paternalista e clientelista do poder público. Sobre a atual concepção da assistência social, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A assistência social dispõe de uma lei orgânica própria.
(    ) A lei orgânica da assistência social contribuiu para banir a visão de caridade.
(    ) A assistência social tornou-se política de direito graças às primeiras-damas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	2.
	A trajetória histórica do Serviço tem sua origem atrelada ao campo da caridade e da filantropia, sobretudo através das ações da Igreja Católica, sendo este um dos motivos por atualmente ainda persistir alguns equívocos da sociedade com relação ao entendimento acerca da profissão. Considerando ser fundamental termos conhecimento acerca da terminologia utilizada na área, analise as sentenças a seguir:
I- A atuação profissional na política pública de assistência social é de competência exclusiva do assistente social.
II- Através do assistencialismo é que a população acessa seus direitos sociais assegurados pelo Estado.
III- A assistência social é um direito do cidadão e dever do Estado assegurado na Constituição Federal de 1988.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	3.
	O Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - é um equipamento público que atua em um território determinado, que apresenta vulnerabilidades, fragilidades, negligência e violação de direitos. Tem como objetivo garantir o acesso da comunidade a serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais e efetivar ações de prevenção a vulnerabilidades sociais. Desta forma, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - compreendem o nível de Proteção Social Especial.
	 b)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - destina-se para indivíduos com seus direitos violados, porém com seus vínculos familiares e comunitários estabelecidos.
	 c)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - compreendem o nível de Proteção Social Básica.
	 d)
	Os serviços socioassistenciais ofertados no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - visam ao fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para indivíduos com seus direitos violados.
	4.
	Os serviços da proteção social especial de média e alta complexidade diferem da proteção social básica porque são voltados para o atendimento das pessoas que estão em situação de violação de direitos. Sobre as especificidades da média complexidade e da alta complexidade, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Os usuários atendidos na alta complexidade necessitam de proteção integral.
(    ) O atendimento da média complexidade é direcionado às pessoas com direitos violados.
(    ) Os usuários atendidos pela média complexidade encontram-se com os vínculos familiares rompidos.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F.
	 b)
	F - F - V.
	 c)
	F - V - F.
	 d)
	V - F - V.
	5.
	Ao analisar o cenário de debates e grande pressão popular dos organismos de classe em dezembro de 1993, foi sancionada pelo presidente Itamar Franco a Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), Lei nº 8.742, que propõe mudanças estruturais e conceituais na Assistência Social pública. A partir do teor da LOAS, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A LOAS afirma a necessidade dos cidadãos terem contribuição esporádica para acessarem os direitos sociais.
	 b)
	A LOAS afiança a efetivação dos direitos sociais a programas e projetos de forma contributiva.
	 c)
	A LOAS garante a seleção e os critérios de acesso aos mais pobres aos serviços, programas e projetos sociais.
	 d)
	A LOAS prevê a efetivação dos direitos nela garantidos através de serviços, programas e projetos, de forma não contributiva.
	6.
	O assistente social tem seu trabalho voltado para a desigualdade social, mas não atua somente com a população que se encontra em vulnerabilidade social, mas também quando tem seus direitos violados. Por este motivo, seu objetivo é informar e fazer com que as pessoas procurem conhecer as leis, normas e diretrizes que foram criadas para seu benefício, garantindo, assim, seus direitos como cidadão. Sobre a responsabilidade da LOAS ? Lei Orgânica de Assistência Social, analise as sentenças a seguir:
	 a)
	Define que a assistência social é de direito de todo cidadão e é dever do município garantir mínimos sociais de sobrevivência.
	 b)
	Inclui as demandas presentes na sociedade brasileira no que tange à responsabilidade política, com objetivo de esclarecer suas diretrizes na efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.
	 c)
	Deixa claras as novas colocações e diretrizes referentes aos direitos sociais, em que possam estimular e proporcionar de forma mais democrática, participativa e descentralizada a gestão e os serviços prestados.
	 d)
	Promove o controle social da política pública de assistência social e contribui para o seu permanente aprimoramento, a partir das necessidades da população brasileira.
	7.
	O Serviço Social, até o início do século XX, desenvolvia seu processo de trabalho embasado pelo sistema paternalista.Em outras palavras, oferecia ajuda, mas esta não possibilitava as minímas condições para o sujeito sair daquela situação de pobreza. No que diz respeito às questões que possibilitaram ao serviço social desenvolver suas funções na perspectiva de dever do Estado e direito do cidadão, analise as sentenças a seguir:
I- A Constituição Federal, promulgada em 1988, possibilitou que o Serviço Social desenvolvesse suas ações fundamentadas na perspectiva do direito.
II- As mudanças legais ocorridas tiveram um impacto imediato na prática das ações desenvolvidas pelo Serviço Social.
III- A assistência social, ao compor o tripé da seguridade social, com a saúde e a previdência, institui-se como política social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	8.
	É de nosso conhecimento que as expressões da questão social são objeto de trabalho do assistente social. Entretanto, também sabemos que existem equívocos no que compete à profissão. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As demandas sociais da população menos favorecida devem ser atendidas apenas por instituições de caridade.
	 b)
	As ações do assistente social, na atualidade, são de perspectiva assistencialista.
	 c)
	O Serviço Social tem sua atuação profissional pautada nos princípios de direito do cidadão.
	 d)
	O assistente social somente atua suprindo as necessidades básicas da população.
	9.
	Historicamente, as primeiras ações sociais no Brasil ocorreram através das igrejas, principalmente a Igreja Católica. Essas ações eram desenvolvidas através da caridade e generosidade. Ao longo do século XVIII, a igreja passou a estruturar suas atividades, criando as Santas Casas de Misericórdia, hospitais especializados, as ?rodas dos expostos?, entre outros.