Buscar

AOL 1 -EDH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AOL 1 – Educação em Direitos Humanos (2020) – apenas as respostas corretas .
1 - No processo de consolidação dos direitos humanos em âmbito internacional, alguns movimentos históricos influenciaram a Declaração de Direitos Humanos das Nações Unidas em termos de inspiração política e ideológica.
Na elaboração do documento pela Organização das Nações Unidas, em 1948, os seguintes movimentos históricos influenciaram a Declaração:
A Revolução Francesa (1789) e a Independência dos Estados Unidos (1776).
2- Sobre a participação da Sociedade Civil organizada na educação em direitos humanos, destaca-se a atuação de organizações não governamentais, fundações, empresas, dentre outros atores, diretamente nos processos de ensino-aprendizagem sobre o tema. Sobre os desafios da educação em direitos humanos em espaços da sociedade civil organizada, compreendendo como tal organizações para ação social, julgue a afirmativas falsa:
As organizações da sociedade civil possuem um trabalho específico sobre educação em direitos humanos, competindo aos espaços formais de educação o esforço pelo ensino da educação em direitos humanos.
3 - Sobre a teoria das gerações de Direitos Humanos, ao longo da trajetória de consolidação da proteção aos direitos humanos em âmbito internacional pode-se englobar os direitos em categorias ou dimensões que os sistematizam enquanto seus objetivos e os direitos que estão garantindo e protegendo. Sobre as gerações de Direitos Humanos, julgue as afirmativas abaixo: 
I.A doutrina brasileira adota consensualmente o conceito de gerações de direitos humanos;
II.Os direitos de 2ª geração dizem respeito aos direitos econômicos, sociais e culturais;
III.Os direitos de 1ª geração, civis e políticos, demandam uma ação positiva, prestacional do estado;
IV.Os direitos de 2ª geração, econômicos, sociais e culturais, demandam uma ação negativa, não sendo prestacional, do estado;
V.O Direito ao Desenvolvimento faz parte da 3ª geração de direitos humanos. 
As afirmativas II e V estão corretas.
4 - A Constituição Brasileira, assim como os tratados internacionais de direitos humanos, consagram a liberdade religiosa como direito humano fundamental, incentivando a compreensão e o respeito às escolhas individuais e coletivas em termos de religião, ao mesmo tempo em que preveem a laicidade do Estado. Sobre o tema da liberdade religiosa, julgue a opção falsa: 
O ensino religioso é obrigatório no Brasil de acordo com a Constituição Federal de 1988.
5 - A Organização das Nações Unidas (ONU) foi criada em 1945 como resposta às atrocidades da 2ª Guerra Mundial e para estimular a cooperação entre as nações, evitando novos conflitos como as grandes guerras mundiais. A organização é composta de diversos órgãos, com finalidades diferentes. Sobre os órgãos das Nações Unidas, selecione a opção que indica a descrição correta sobre o que faz cada órgão para todos aqueles identificados: 
b) Secretariado - presta serviço a outros órgãos das Nações Unidas e administra os programas e políticas que elaboram; Corte Internacional de Justiça - Com sede em Haia (Holanda), é o principal órgão judiciário das Nações Unidas; Conselho Econômico e Social (ECOSOC) - É o órgão coordenador do trabalho econômico e social da ONU, das Agências Especializadas e das demais instituições integrantes do Sistema das Nações Unidas; Conselho de Segurança - é o órgão da ONU responsável pela paz e segurança internacionais. Assembleia Geral - É o principal órgão deliberativo da ONU. É lá que todos os Estados-Membros da Organização (193 países) se reúnem para discutir os assuntos que afetam a vida de todos os habitantes do planeta.
6 - A educação em direitos humanos, conforme prevista no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, é compreendida, no âmbito da educação básica, como instrumento para o desenvolvimento social e emocional dos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Sobre os princípios que norteiam a educação em direitos humanos na educação básica, selecione a afirmativa falsa: 
A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal, sem necessitar de uma relação dialógica entre os diversos atores sociais.
7- A Constituição de 1988 prevê uma série de direitos e garantias sendo conhecida como Constituição Cidadã por ter sido instaurada no processo de transição para a democracia e conter em seu texto princípios, direitos e garantias que consolidam, dentre outros, direitos econômicos, sociais e culturais, além dos civis e políticos. O Capítulo II da Constituição de 1988 prevê os “direitos sociais”. São direitos sociais para a Constituição Brasileira de 1988, exceto: 
Renda fixa
8 - Sobre a educação dos profissionais dos sistemas de justiça e segurança, a capacitação desses profissionais é encarada como estratégica para a consolidação da democracia pelo Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. A respeito das ações programáticas previstas no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, julgue as afirmativas abaixo como verdadeiras ou falsas. 
I.Fortalecer programas e projetos de cursos de especialização, atualização e aperfeiçoamento em direitos humanos, dirigidos aos(às) profissionais da área.
II.Propor e acompanhar a criação de comissões ou núcleos de direitos humanos nos sistemas de justiça e de segurança, que abarquem, entre outras tarefas, a educação em direitos humanos.
III.Incentivar o desenvolvimento de programas e projetos de educação em direitos humanos nas penitenciárias e demais órgãos do sistema prisional, inclusive nas delegacias e manicômios judiciários.
IV.Propor às associações de classe e dirigentes de meios de comunicação a veiculação gratuita das peças de propaganda dessas campanhas.
V.Definir parcerias com entidades associativas de empresas da área de mídia, profissionais de comunicação, entidades sindicais e populares para a produção e divulgação de materiais relacionados aos direitos humanos.
As alternativas I, II e III são as corretas.
9 - O direito à educação possibilita o acesso ao conhecimento de forma crítica, habilitando os seres humanos a compreenderem seu conjunto de direitos e deveres na sociedade. A educação em direitos humanos vai além: permite cidadãos plenamente inseridos na sociedade por compreenderem seus direitos e terem capacidade crítica de analisa-los. Para Maria Victoria Benevides, três pontos são premissas para a educação em direitos humanos:
A educação continuada, a educação para a mudança e a educação compreensiva
10 - O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos, documento elaborado pelo governo federal em conjunto com organizações da sociedade civil, define os parâmetros, os objetivos e os fundamentos da educação em direitos humanos em âmbito nacional, refletindo o estabelecido internacionalmente sobre o tema.
A respeito da definição de educação em direitos humanos de acordo com o plano defina quais afirmativas são verdadeiras:
I.A educação em direitos humanos é compreendida como um processo sistemático e multidimensional que orienta a formação do sujeito de direitos.
II.Para o plano, uma das dimensões da educação em direitos humanos diz respeito a apreensão de conhecimentos historicamente conhecidos sobre os direitos humanos e sua relação com os contextos internacional, nacional e local. 
III.Não faz parte das dimensões da educação em direitos humanos a formação de uma consciência cidadã capaz de se fazer presente em níveis cognitivo, social, ético e político.
IV.O Plano enfatiza como dimensão da educação em direitos humanos o desenvolvimento de processos metodológicos participativos.
V.O Plano destaca que os valores, atitudes e prática sociais que expressem a cultura dos direitos humanos devem ser trabalhados no espaço de educação formal exclusivamente
As afirmativas I, II e IV são as verdadeiras.

Outros materiais