Buscar

UNIDADE I- EXERCICIO - RESPONDIDA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE UNIDADE 01
01. “A contabilidade privada avança no processo de convergência com os padrões internacionais de contabilidade”. Deste fragmento, pode-se afirmar que: 
(X) A) com a globalização dos mercados surgiu a necessidade de adotar as normas internacionais de contabilidade, com o propósito de minimizar os diferentes critérios e práticas para reconhecer e mensurar cada transação. 
 B) o Brasil não adotou, ainda, as normas internacionais conhecidas como International Financial Reporting Standards - IFRS - , por divergências conceituais com o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC. 
 C) existe um processo de harmonização que pode gerar um aumento de opções de práticas contábeis que seja mundialmente entendida e mal fundamentada. 
 D) a responsabilidade do contador ficou diminuída com a adoção da IFRS. 
 E) com a criação do CPC em 2005, criou-se a redução dos riscos nacionais relativos a empréstimos, participações societárias e outros riscos que, de alguma forma, estejam associados ao entendimento das demonstrações contábeis e financeiras. 
02. O Accounting Research Study n° 1, editado pelo AICPA em 1961, estabelece, na página 50, que os demonstrativos deveriam evidenciar o que for necessário, a fim de não se tornarem enganosos. Representam situações que poderiam tornar enganosos os demonstrativos se não reveladas, EXCETO: 
 A) mudança importante de procedimento de um ano para outro.
 B) uso de procedimentos que afetam materialmente as demonstrações de um ano para outro. 
 C) perdas no processo produtivo consideradas não previstas e imateriais. 
 D) mudanças relevantes ou eventos que afetariam normalmente as expectativas. 
 E) Eventos significativos ou relações que não derivam das atividades normais. 
03. No que concerne à legislação Contábil conforme a ITG 2000 (R1) – ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL e legislação pertinente, assinale a alternativa correta. 
 A) A terminologia utilizada no registro contábil deve expressar a essência financeira da transação. 
 B) O nível de detalhamento da escrituração contábil deve estar alinhado às necessidades de informações de seus usuários internos. 
 C) A escrituração contábil e a emissão de relatórios, peças, análises, demonstrativos e demonstrações contábeis são de atribuição e de responsabilidade exclusivas da administração da entidade. 
(X)D) A escrituração contábil deve ser executada com base em documentos de origem externa ou interna ou, na sua falta, em elementos que comprovem ou evidenciem fatos contábeis. 
 E) As demonstrações contábeis devem ser transcritas no Livro Diário, completando-se com as assinaturas do titular ou de representante legal da entidade e na ausência deste, poderá ser substituída pelo profissional da contabilidade legalmente habilitado
04. Entende-se que a adoção, pela contabilidade brasileira das normas internacionais lideradas pelo International Accounting Standard Board (IASB) foi positiva quanto à qualidade da informação contábil. Considerando-se tal contexto, não é correto afirmar o seguinte.
 A) em virtude das novas regras contábeis de harmonização, a Lei nº 12.973/2014 trouxe novos procedimentos de apuração do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido. 
 B) em virtude das novas regras contábeis de harmonização, a Lei nº 12.973/2014 trouxe novos procedimentos quanto ao cálculo dos juros sobre o capital próprio, por causa da nova estrutura do balanço patrimonial. 
 C) o objetivo do relatório contábil-financeiro de propósito geral, pilar da Estrutura Conceitual, é fornecer informações que sejam úteis aos diversos usuários, quer sejam internos ou externos à organização. 
 D) dentre as finalidades da Estrutura Conceitual destaca-se a de auxiliar os auditores independentes a formar sua opinião sobre a conformidade das demonstrações contábeis com as normas, interpretações e comunicados técnicos. 
 (X)E) por não ser norma propriamente dita, a Estrutura Conceitual não define normas ou procedimentos para qualquer questão particular sobre aspectos de mensuração ou divulgação do processo contábil. 
05. Com base nas Normas Internacionais de Contabilidade, assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna. ________________________ são normas de contabilidade emitidas com o objetivo principal de padronizar as demonstrações contábeis em todo o mundo. Até o ano de 2001, eram conhecidas como International Accounting Standards (IAS), ou traduzindo, Padrões Internacionais de Contabilidade. 
(X)A) As normas internacionais denominadas IFRS 
 B) BR – GAAP 
 C) CPC 
 D) Sistema Geral de Preferência (SGPC) 
 E) ALADI 
06. Analise as afirmações abaixo relacionadas a algumas diferenças entre a norma internacional IAS 1 e as normas brasileiras.
 I. A norma IAS 1 exige a apresentação da Demonstração do Valor Adicionado, sendo que essa demonstração deixou de ser obrigatória para as companhias abertas brasileiras com o advento da Lei 11.638 de 2.007. O objetivo principal dessa lei foi a convergência das normas brasileiras às normas internacionais. 
II. De acordo com as normas internacionais, a apresentação da Demonstração do Resultado do Exercício pode ser feita com as contas de receitas e de despesas discriminadas por função ou natureza e, seguindo as normas brasileiras, essa demonstração deve ser apresentada por função.
 III. Seguindo as normas internacionais, a participação dos acionistas não controladores é evidenciada no Patrimônio Líquido. Já de acordo com as normas brasileiras, é apresentada entre o Passivo Exigível a Longo Prazo e o Patrimônio Líquido. Assinale a alternativa correta. 
 A) Todas as afirmações estão incorretas 
 B) Apenas a afirmação III está correta 
 C) Apenas a afirmação II está incorreta 
 D) Apenas a afirmação I está incorreta 
 E) Todas as afirmações estão corretas 
07. A legislação brasileira obriga todas as companhias abertas a adotarem o padrão contábil internacional. O órgão responsável pela adequação das normas internacionais emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) à realidade brasileira é a (o) 
 A) Comissão de Valores Mobiliários (CVM). 
 B) Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC). 
 C) Conselho Federal de Contabilidade (CFC). 
 D) Conselho Monetário Nacional (CMN). 
 E) Receita Federal do Brasil (RFB). 
08. Em relação ao IFRS assinale a opção FALSA: 
a) As Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standard - IAS), atualmente conhecidas como normas IFRS (International Financial Reporting Standar são um conjunto de pronunciamentos de contabilidade publicados e revisados pelo IASB (International Accounting Standars Boar. 
b) O objetivo principal das demonstrações financeiras em IFRS é o de cumprir a legislação. 
c) As normas IFRS foram adotadas pelos países da União Européia a partir do final de 2005, com o objetivo de harmonizar as demonstrações financeiras consolidadas.
 
d) As empresas brasileiras são obrigadas pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a publicar suas demonstrações financeiras consolidadas, seguindo o padrão internacional, que reforça a busca pela transparência e o melhor entendimento das informações dadas por investidores de todo o mundo.
09. O processo de convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade às Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) foi iniciado com a edição da Lei no 11.638/2007 e complementado com a edição da Lei no 11.941/2009 e de diversos pronunciamentos técnicos do CPC (Comitê de Pronunciamentos Contábeis). Uma das modificações introduzidas nesse processo de convergência que influiu na estrutura do balanço patrimonial foi a 
 a) extinção do Ativo Diferido, sendo seu saldo obrigatoriamente estornado contra a conta Lucros ou Prejuízos Acumulados. 
b) criação do Ativo Não Permanente. 
c) extinção do Ativo Realizável a Longo Prazo. 
d) obrigação de estornar as reservas de reavaliação constituídas até 31-12-2007,alterando a constituição do PL. 
e) extinção do grupo de Resultados de Exercícios Futuros, sendo seu saldo reclassificado para o Passivo Não Circulante. 
10. Um dos problemas da harmonização contábil reside nos gastos desembolsados com pesquisa e desenvolvimento que, a cada dia que passa, vão tendo relevância maior, com destaque para as áreas de Saúde e Química. 
De acordo com as normas internacionais de Contabilidade, os gastos com pesquisa devem ser 
 a) ativados, se há projeto claramente definido. 
 b) ativados, independente do prazo de amortização. 
 c) ativados, quando estiverem sujeitos a fortes investimentos. 
 d) tratados sempre como despesa. 
 e) considerados como despesa, quando incorridos. 
11. Qual o órgão internacional e independente que, atualmente, estuda os padrões contábeis mundiais, visando a estabelecer uma harmonização de procedimentos válida para os países membros? 
 a) FASB - Financial Accouting Standards Board. 
 b) IOSCO - International of Securities Comiission. 
 c) IASB - International Accouting Standards Board. 
 d) IFAC - International Federation of Accoutants. 
 e) OECD - Organization for Economic Cooperation and Development. 
BONS ESTUDOS!!! 
PROF. GUILHERME GUIMARÃES

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes