Buscar

Exercicio do Conhecimento - Didatica e Planejamento 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1 de 5
O conceito de mediação é central no pensamento de Vygotsky. A linguagem humana é considerada o sistema simbólico (formada por signos) fundamental na mediação entre o sujeito e o objeto de conhecimento.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: . Acesso em: 06 de dezembro de 2019.
De acordo com o enfoque sociocultural de Vygotsky assinale (V) para a(s) alternativa(s) Verdadeira(s) e (F) para a(s) alternativa(s) Falsa(s):
I. (V) A consciência de nossos atos, a imaginação, o pensamento lógico e o abstrato são exemplos de comportamentos humanos que se desenvolvem por meio das demandas ou aprendizado social.
II. (V) O ser humano nasce com uma estrutura potencial para falar, porém sem a interação com o meio social ou a cultura não é possível que essa habilidade se desenvolva.
III. (V) Vygotsky estabelece que as funções psíquicas estão intimamente vinculadas ao aprendizado, que por intermédio da linguagem apropria-se da cultura do grupo. Compreendendo que a linguagem é manifestada de distintas formas.
A sequência correta é:
A - F – F – F.
B - F – V – F.
C - V – F – V.
D - V – V – F.
E - V – V – V.
Questão 2 de 5
O planejamento de ensino é parte integrante dos programas de Didática, aparecendo no início destes, como um ponto de partida para o estudo dos elementos do processo de ensino, ou no final, como um fechamento do estudo desses elementos."
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARTINS, Pura Lúcia Oliver. Didática teórica, didática prática: para além do confronto. Edições Loyola, São Paulo, 1991. p.64.
Partindo da citação acima relacionando-a aos elementos didáticos que envolvem o planejamento, assinale V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas:
I. (V) Um planejamento cuidadoso requer definição de objetivos.
II.(V) A seleção e organização dos conteúdos são alguns dos critérios que fazem parte de um bom planejamento.
III. (V) O método, as técnicas os instrumentos e o tipo de avaliação são elementos integrantes do planejamento.
IV.(F) Um planejamento, para que obtenha bons resultados, deve ser organizado pela equipe pedagógica que tem uma visão do todo escolar padronizando o processo de ensino para cada série escolar, ficando a critério do professor as alterações necessárias para adequar as necessidades de sua turma.
Agora, marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F – F – V – V.
B - V – F – F – V.
C - V – V – F – F.
D - V – V – V – F.
Questão 3 de 5
Vygotsky e Piaget compreendem o processo de aprendizagem de forma diferentes, apesar de ambos atribuírem importância a imitação, mas com razões diferentes. Piaget, postulou que a aprendizagem, em seu sentido restrito, não é fator constitutivo do desenvolvimento, Vygotsky apresenta a hipótese de que a aprendizagem é uma intensa e dinâmica relação de influência recíproca entre esses dois processos. A aprendizagem precede temporalmente o desenvolvimento, que consiste na interiorização progressiva de instrumentos mediadores e se inicia sempre no exterior, na Zona de Desenvolvimento Proximal”.
Texto com livre adaptação por MOCELIN, Márcia Regina. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MOURA, M. L. S. de; RIBAS, Adriana F. P. Imitação e desenvolvimento inicial: evidências empíricas, explicações e implicações teóricas. Estud. psicol.: Natal, 2002. p. 208.
Sobre o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal, de Vygotsky, estudado no texto-base, é correto afirmar que:
A - A distância entre o Desenvolvimento Real e o Potencial, Vygotsky chamou de Zona do Desenvolvimento Proximal e que enfatiza a importância da intervenção do mediador, pois sua ação pode se tornar transformadora.
B - A Zona de Desenvolvimento Proximal e as distâncias que ocorrem de uma fase para outra de crescimento e acontece indiferente do convívio humano.
C - A Zona de Desenvolvimento Proximal se refere ao período das operações formais, quando por volta dos 13 anos a criança atinge a capacidade de abstração e formulação de hipóteses.
D - O conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal sugere que a criança aprende sozinha, sendo inata a capacidade de compreensão e entendimento de um problema.
E - Para Vygotsky, Zona de Desenvolvimento Proximal é a fase de desenvolvimento das funções humanas elementares (como a necessidade de sobrevivência, instintos, ação e reação).
Questão 4 de 5
Paulo Freire (1921-1997) foi o mais renomado educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacional. Conhecido principalmente pelo método de alfabetização de adultos que leva seu nome, ele desenvolveu um pensamento pedagógico assumidamente político. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERRARI, Márcio. Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. Revista Nova Escola. . Acesso em 08 de dezembro de 2019.
Levando em consideração o fragmento de texto sobre Paulo Freire e sua proposta educativa, analise as afirmativas a seguir:
I. Defendeu uma escola com uma postura de ensino politizadora, com vistas a formar um aluno que reflita sua realidade.
II. A politização do aluno ambicionada por Paulo Freire está relacionada à inserção do educando na sociedade da qual faz parte, por meio do domínio técnico de qualidade para sua entrada no mercado de trabalho.
III. A prática pedagógica do método de Paulo Freire deve partir da vivência do aluno.
IV. Propôs uma educação libertadora, em que o educando se liberta da visão mágica da sociedade e passa a aceitar a estrutura social tal qual é dada.
São corretas apenas as afirmativas:
A - I e III.
B - I e IV.
C - II e III.
D - III e IV.
E - IV.
Questão 5 de 5
Se a brincadeira é uma ação que ocorre no plano da imaginação isto implica que aquele que brinca tenha domínio da linguagem simbólica. Isto quer dizer que é preciso haver consciência de diferença existente entre a brincadeira e a realidade imediata que lhe forneceu conteúdo para realizar-se. Neste sentido, para brincar é preciso apropriar-se de elementos da realidade imediata de tal forma a atribuir-lhes novos significados.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: http://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0358.pdf. Acesse em 07 de dezembro de 2019.
A brincadeira de faz de conta como ação lúdica favorece o desenvolvimento da imaginação que pode ser entendida como:
A - A criação de símbolos a partir de temas sugeridos pelos professores.
B - Aquelas que perpetuam a manifestação livre e espontânea da cultura popular local.
C - As construções montadas e desmontadas continuamente, com materiais concretos.
D - O desenvolvimento com atividades práticas para ações futuras com materiais concretos.
E - Representações de papéis em uma situação imaginária, em que se alteram significados de objetos e de situações.

Outros materiais