Buscar

AMBIENTACAO EM EAD Avaliação Online

Prévia do material em texto

Avaliação Online
A-AA+P/BColorido
Questão 1 :
Nas décadas de 1950 e 1960, foram criadas universidades federais em todo o Brasil, sendo ao menos uma em cada Estado, além de estaduais, municipais e particulares. Mas foi a partir dos anos de 1970 que ocorreu a explosão do Ensino Superior, fazendo com que o número de matrículas subisse de 300 mil para 1 milhão e meio até 1980. Isso aconteceu em decorrência:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A resposta a está incorreta, pois a elite pensante do Brasil se articulou no século XVII para formar a classe pensante. A resposta b está incorreta, pois na história do Brasil as famílias não se organizaram para que seus filhos tivessem Ensino Superior. A resposta c está correta, pois foi pela concentração urbana e a exigência de melhor formação para mão de obra industrial e de serviços que foi aumentado o número de vagas nas universidades brasileiras. A resposta d está incorreta, pois são as necessidades sociais que levam os governos a empreenderem suas políticas.
	A
	
	da articulação da elite brasileira para formar a classe pensante.
	B
	
	do desejo das famílias de que seus filhos tivessem Ensino Superior.
	C
	
	da concentração urbana e da exigência de melhor formação para a mão de obra industrial e de serviços, que forçaram o aumento do número de vagas.
	D
	
	de políticas empreendidas por governos: federal, estaduais e municipais.
Questão 2 :
“[...] modificações, entretanto, não decretaram o fim da função do professor e tampouco a perda do emprego, mas, ao contrário, apresentam novos desafios e novas funções a serem desempenhadas [...] novas possibilidades de trabalho abrem-se para o professor em EaD [...]” (MAIA e MATTAR, 2007, p. 90). Com base nessa afirmativa, assinale a alternativa que apresenta as novas possibilidades de trabalho e os novos desafios a serem desempenhados pelo professor na EaD.
Acertou! A resposta correta é a opção A
Justificativa:A resposta a está correta porque o professor de EaD tem possibilidades de frentes de trabalho com diversas instituições, sem limite geográfico, além de desafios de aprender e ensinar de forma coletiva, de romper com o ensino centrado exclusivamente em sua pessoa. Esses desafios são decorrentes de um modelo de educação em que o professor tinha vínculo com apenas uma instituição, com localização geográfica fixa, com tempo determinado, sendo as aulas planejadas na maioria das vezes individualmente, centrando, assim, o ensino em sua pessoa. Esse novo jeito de fazer educação desafia o professor a repensar sua prática pedagógica.
	A
	
	Possibilidades de frentes de trabalho com diversas instituições, desafios de aprender a ensinar de forma coletiva, de romper com o ensino centrado exclusivamente em sua pessoa.
	B
	
	Possibilidades de frentes de trabalho com diversas instituições, desafios de elaborar cadernos ou livros didáticos, páginas na internet, avaliações.
	C
	
	Possibilidades de vínculo empregatício determinado por limites geográficos, desafios de gravar vídeos, elaborar guias para estudo, avaliações.
	D
	
	Possibilidades de manter vínculo com uma única instituição, desafio de elaborar cadernos ou livros didáticos, bem como gravar vídeos.
Questão 3 :
O ensino a distância no Brasil surgiu oficialmente pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996) e foi regulamentado pelo Decreto no 5.622, de dezembro de 2005, e pela Portaria Ministerial no 4.361/2004. A respeito da lei nº 9394/96 e do EaD, é correto afirmar:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:As respostas a, c e d estão incorretas, pois não se referem ao incentivo do desenvolvimento e da veiculação de programas de ensino a distância de educação continuada. A resposta b está correta porque, além de incentivar o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades de ensino, o Poder Público também incentivará a educação continuada.
	A
	
	O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância somente no Ensino Superior.
	B
	
	O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis e modalidades de ensino e de educação continuada.
	C
	
	O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância no Ensino Superior na Educação de Jovens e Adultos e na educação continuada.
	D
	
	O Poder Público incentivará o desenvolvimento e a veiculação de programas de ensino a distância em todos os níveis de ensino, fundamental a médio.
Questão 4 :
Quando um estudante faz “Ctrl C” e “Ctrl V” em um texto, ou parte dele, ou quando copia trechos de um livro e não cita a fonte devidamente, essa atitude fere a ética, porque:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:
A resposta d está correta porque quando um estudante faz um “Ctrl C + Ctrl V” em um texto, ou parte dele, ou quando copia trechos de um livro e não cita a fonte, essa atitude fere a ética, porque está enganando a si, ao professor e usando indevidamente as ideias do autor.
	A
	
	está enganando a si e ao professor e usando devidamente as ideias do autor.
	B
	
	não está enganando a si e ao professor, pois está usando indevidamente as ideias do autor.
	C
	
	está enganando a si, mas não ao professor, pois está usando devidamente as ideias do autor.
	D
	
	está enganando a si, ao professor e usando indevidamente as ideias do autor.
Questão 5 :
Assinale a alternativa que apresenta a diferença entre citação direta e indireta, segundo as regras da ABNT:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A resposta b está correta porque, na citação direta, são copiadas as ideias do texto, devendo ser incluído: o sobrenome do autor, o ano da publicação e o número da página de onde a ideia foi extraída. Já na indireta, as ideias do texto são parafraseadas, ou seja, traduzidas, portanto não é necessário incluir o número da página.
	A
	
	na citação direta, são traduzidas as palavras de um texto por outras de sentido equivalente, porém, mantendo as ideias originais. Na indireta, são copiadas as ideias originais de um texto.
	B
	
	na citação direta, são copiadas as ideias originais de um texto, portanto, deve ser incluído o sobrenome do autor, o ano e a página. Na indireta, são traduzidas as palavras de um texto por outras com sentido equivalente, porém, mantendo as ideias originais, portanto, não é necessário incluir o número da página da ideia parafraseada.
	C
	
	na citação direta, não se inclui o número da página do texto parafraseado; na indireta, inclui-se o número da página da ideia original copiada do texto.
	D
	
	na citação direta, é obrigatório conter o sobrenome do autor, o ano de publicação e o número da página de onde a ideia foi extraída. Na indireta, é facultativo o ano da publicação e o número da página de onde a ideia foi extraída.
Questão 6 :
As modalidades de ensino presencial e a distância convivem na atualidade para  capacitar e formar pessoas. A tendência é que as fronteiras entre elas percam cada vez mais as demarcações rígidas. A esse respeito, é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A resposta a está incorreta porque os cursos de EaD recorrem a atividades presencias, assim como os cursos presenciais utilizam as tecnologias de informação e comunicação. A resposta b está correta porque os cursos de EaD recorrem a atividades presenciais como estratégias para conseguir um melhor rendimento, aumentando o sentimento de fazer parte de um grupo, o que pode ser decisivo para evitar a evasão. Por sua vez, os cursos presenciais passam a utilizar com frequência as tecnologias de informação e comunicação. A resposta c está incorreta porque os cursos presenciais passam a utilizar com frequência as tecnologias de informação e comunicação. A resposta d está incorreta porque os cursos de EaD recorrem a atividades presenciais como estratégias para conseguir um melhor rendimento, aumentando o sentimentode fazer parte de um grupo, o que pode ser decisivo para evitar a evasão.
	A
	
	Os cursos de EaD não recorrem a atividades presencias, assim como os cursos presenciais não utilizam as tecnologias de informação e comunicação.
	B
	
	Os cursos de EaD recorrem a atividades presenciais como estratégias para conseguir um melhor rendimento, aumentando o sentimento do estudante em fazer parte de um grupo, o que pode ser decisivo para evitar a evasão. Por sua vez, os cursos presenciais passam a utilizar com frequência as tecnologias de informação e comunicação.
	C
	
	Os cursos de EaD promovem atividades presenciais como meios para chegar a um melhor rendimento, aumentando o sentimento do estudante em fazer parte de um grupo, o que pode ser decisivo para evitar a evasão. Por sua vez, os cursos presencias nunca fazem uso das tecnologias de comunicação e informação.
	D
	
	Os cursos de EaD não recorrem a atividades presenciais como estratégias, pois entendem que não interferem no melhor rendimento, não aumentando o sentimento participativo de um grupo, e que não está relacionado diretamente com o número de evasão. Por sua vez, os cursos presenciais passam a utilizar com frequência as tecnologias de informação e comunicação.
Questão 7 :
Para uma leitura ser proveitosa, Marconi e Lakatos (2010) apresentam alguns aspectos que consideram fundamentais: atenção, intenção, reflexão, espírito crítico, análise, síntese. A respeito da síntese, é correto afirmar que ela tem por objetivo:
Acertou! A resposta correta é a opção C
Justificativa:A resposta c está correta porque a síntese é fazer um resumo dos aspectos essenciais do texto.
	A
	
	avaliar o texto.
	B
	
	emitir um juízo de valor sobre o texto lido.
	C
	
	fazer um resumo dos aspectos essenciais do texto.
	D
	
	aceitar ideias sem analisá-las e ponderá-las.
Questão 8 :
A respeito de plágio é correto afirmar que:
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:
A resposta b está correta porque o plágio é a apresentação de um trabalho, de uma obra intelectual etc., produzido por outrem como se fosse de sua própria autoria,. Importante ressaltar que é crime previsto pela Lei no 9. 610, de 19 de fevereiro de 1998. Ao escrever suas ideias e fundamentar com os autores de referência do tema, fazendo uso de citações, você estará livre da acusação de plágio.
	A
	
	é a apresentação feita por alguém de trabalho, da obra intelectual, usando devidamente as ideias do autor, ou seja, citando a fonte.
	B
	
	é a apresentação feita por alguém como se fora de sua própria autoria, de trabalho, obra intelectual etc., mas produzido por outrem.
	C
	
	é a apresentação feita por alguém, parafraseando o trabalho, a obra intelectual, produzido por outrem, mas citando a fonte.
	D
	
	é a apresentação feita por alguém de trabalho, obra intelectual, produzido por outrem.
Questão 9 :
A respeito da característica de modelo de educação que utiliza meios técnicos de comunicação, que eliminam ou reduzem significativamente as barreiras geográficas, econômicas, sociais, familiares e outras que possam dificultar o acesso do estudante à educação, é correto afirmar que essas características se referem:
 
 
Acertou! A resposta correta é a opção B
Justificativa:A resposta b está correta porque uma das características do ensino em ambientes virtuais de aprendizagem e da EaD é a utilização de meios técnicos de comunicação, como materiais impressos, áudio, vídeo, troca de mensagens (por telefone, fax, correio, correio eletrônico, videoconferência etc.) que eliminam ou reduzem significativamente as barreiras geográficas, econômicas, sociais, familiares e outras que possam dificultar o acesso do estudante à educação.
	A
	
	ao ensino somente em AVA – meios técnicos de comunicação utilizados: materiais impressos e vídeos.
	B
	
	ao ensino em AVA e também em EaD – meios técnicos de comunicação utilizados: materiais impressos, áudio, vídeo, troca de mensagens (por telefone, fax, correio, correio eletrônico, videoconferência etc.).
	C
	
	ao ensino somente em EaD – meios técnicos de comunicação utilizados: vídeo, troca de mensagens (por telefone, fax, correio, correio eletrônico, videoconferência etc.).
	D
	
	ao ensino em AVA e em EAD – meios técnicos de comunicação utilizados: troca de mensagens (por telefone, fax, correio, correio eletrônico, videoconferência etc.).
Questão 10 :
As tentativas de criação de universidades no Brasil na época em que era colônia e, em seguida, quando império, e também no início da república, não tiveram êxito porque:
Acertou! A resposta correta é a opção D
Justificativa:A resposta d está correta, porque as tentativas de criação de universidades no Brasil nas épocas em que era colônia, e quando império, e no início da república, não tiveram êxito, pois era na Europa que a elite ia estudar ou complementava os estudos realizados aqui.
	A
	
	era uma ideia da organização da elite brasileira para formar a classe pensante.
	B
	
	era uma necessidade das famílias para que seus filhos tivessem ensino superior.
	C
	
	eram políticas empreendidas pelos governos: federal, estadual e municipal.
	D
	
	era na Europa que a elite ia estudar ou complementava os estudos realizados aqui.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes