Buscar

AVALIAÇÃO FINAL- SAÚDE OCUPACIONAL E MEDICINA DO TRABALHO II

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Camila Borges Schwartz (2089428)
	
	Disciplina:
	Saúde Ocupacional e Medicina do Trabalho II (SEG32)
	Avaliação:
	Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:657623) ( peso.:3,00)
	Prova:
	24584083
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A saúde do trabalhador, área em crescente desenvolvimento, necessita apresentar um contexto, que forneça instrumentos para a modificação da relação entre o trabalho e o processo saúde-doença. Essa relação sofre alterações decorrentes de restrições de caráter econômico, técnico, político e socioambiental das relações trabalhistas estabelecidas no interior do processo de trabalho, o que pode conduzir à produção de agravos à saúde dos trabalhadores e à degradação socioambiental. É de grande importância saber a diferença entre doença crônica e doença aguda (CEZAR-VAZ et al., 2010). Com relação às doenças crônicas e doenças agudas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Doença Crônica: este tipo de doença não põe em risco a vida da pessoa em curto prazo de tempo. No entanto, várias doenças crônicas podem levar à morte.
(    ) Doença aguda: é uma doença que não é resolvida num curto tempo.
(    ) Doença aguda: geralmente dura pouco tempo, podendo ir longe sem o uso do medicamento e/ou cirurgia.
(    ) Doença crônica: início dos sintomas pode ser abrupto ou insidioso, próxima fase de deterioração até um máximo de sintomas, atingindo a fase de plateau, com desaparecimento gradual dos sintomas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: CEZAR-VAZ, Marta Regina et al. Doenças relacionadas ao trabalho autorreferidas por trabalhadores portuários avulsos. Ciência, Cuidado e Saúde, Maringá, v. 9, n. 4, p. 774-781, 30 dez. 2010.
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	2.
	A seguridade social no Brasil é constituída por três elementos: seguro social, assistência social e saúde. O seguro social (previdência social) é um programa de pagamentos em dinheiro e/ou serviços prestados ao indivíduo e/ou seus dependentes, geralmente condicionado à preexistência de um vínculo contributivo ao sistema como compensação parcial ou total da perda de capacidade laboral (GOMES; FÍGOLI; RIBEIRO, 2008). Com relação ao acidente de trabalho (esmagamento por uma máquina, por exemplo), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Incapacidade permanente: o segurado fica afastado do trabalho por um período até que esteja apto para retornar a sua atividade profissional. 
(    ) Óbito: o segurado falece em função do acidente de trabalho.
(    ) Simples assistência médica: o segurado recebe atendimento médico e retorna imediatamente às suas atividades profissionais e não está relacionado a acidente de trabalho. 
(    ) Incapacidade temporária: o segurado fica incapacitado, de forma permanente, de exercer a atividade profissional que exercia na época do acidente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: GOMES, Marília Miranda Forte; FÍGOLI, Moema Gonçalves Bueno; RIBEIRO, Aloísio Joaquim Freitas. Da atividade à invalidez permanente: um estudo utilizando dados do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) do Brasil no período 1999-2002. In: XVI ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, ABEP, 16., 2008, Caxambu. Anais... Caxambu: Abep, 2008. p. 1 - 20. Disponível em: <http://www.abep.org.br/~abeporgb/publicacoes/index.php/anais/article/viewFile/1858/1817>. Acesso em: 6 out. 2017.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - F.
	 c)
	V - F - F- F.
	 d)
	V - V - V - V.
	3.
	As doenças agudas das vias aéreas inferiores são os principais motivos de manutenção das altas taxas de morbimortalidade em menores de cinco anos, nos países em desenvolvimento, responsáveis por mais de 4 milhões de óbitos por ano. Dentre os fatores de risco já identificados, as condições ambientais (sazonalidade, aglomeração, poluição atmosférica, poluição doméstica e tabagismo) apresentam papel de destaque na cadeia causal dessas doenças (PRIETSCH et al., 2002). Considerando as doenças agudas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Uma doença aguda é uma doença que não é resolvida em curto tempo. Este tipo de doenças não põe em risco a vida da pessoa em curto prazo, logo não são emergências médicas. No entanto, elas podem ser extremamente sérias e várias doenças agudas podem levar à morte.
PORQUE
II- A maioria das doenças agudas caracterizam-se em várias fases. O início dos sintomas pode ser abrupto ou insidioso, seguindo-se uma fase de deterioração até um máximo de sintomas e danos, fase de plateau, com manutenção dos sintomas e possivelmente novos picos, uma longa recuperação com desaparecimento gradual dos sintomas, e a convalescênça, em que já não há sintomas específicos da doença, mas o indivíduo ainda não recuperou totalmente as suas forças.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PRIETSCH, Silvio O. et al. Doença aguda das vias aéreas inferiores em menores de cinco anos: influência do ambiente doméstico e do tabagismo materno. Jornal de Pediatria, São Paulo, v. 78, n. 5, p. 415-422, 10 out. 2002.
	 a)
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
	 c)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 d)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
	4.
	A Norma Regulamentadora n° 7 estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implantação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) nas empresas, com objetivo de promover e preservar a saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Suas diretrizes fazem parte do vasto conjunto de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais normas e deverá considerar as questões incidentes sobre o indivíduo e a coletividade de trabalhadores, privilegiando o instrumento clínico-epidemiológico na abordagem da relação entre saúde e trabalho (LIMA, 2007). Com relação à Norma Regulamentadora n° 7, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Esta Norma estabelece parâmetros mínimos e diretrizes gerais a serem observados na execução do PCMSO, de elaboração obrigatória em todas as empresas ou instituições, que admitam trabalhadores como empregados.
(    ) A nova NR-7 estabeleceu a necessidade de existir um PCMSO, e a NR-9, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA, independentemente do número de funcionários, grau de risco e tamanho da empresa. Isto porque mais de 85% das empresas do setor industrial do Brasil são formados por micro e pequenas empresas, tendo um contingente de aproximadamente 60% da massa trabalhadora do país.
(    ) Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional: visando à preservação da saúde e à integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais. 
(    ) Programa de Prevenção de Riscos Ambientais: deve incluir, entre outros, a realização obrigatória dos exames médicos: a) admissional; b) periódico; c) de retorno ao trabalho; d) de mudança de função; e) demissional.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE:  LIMA, Marta Maria Rodrigues et al. Programa de controle médico de saúde ocupacional em companhias elétricas brasileiras. Revista da Rede de Enfermagem do Nordeste, Fortaleza, v. 8, n. 3, p.61-68, 10 dez. 2007.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - V.
	5.
	Na década de 1990, inúmeras iniciativas foram tomadas no sentido de fortalecer a área de saúde do trabalhador no SistemaÚnico de Saúde (SUS). Uma delas é a elaboração da Portaria nº 1.339/99, que instituiu a listagem de doenças relacionadas ao trabalho. É no contexto da rede SUS que surge a Renast, cujo papel era unir e criar interações entre os serviços de saúde do trabalhador, a rede de saúde do Brasil e outros segmentos da sociedade responsáveis e comprometidos no assunto da saúde dos trabalhadores. Sobre as doenças relacionadas ao trabalho quanto à exposição ao elemento iodo, analise as opções a seguir:
I- Encefalopatia.
II- Neoplasia maligna.
III- Conjuntivite.
IV- Sinusite crônica.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEÃO, Luís Henrique da Costa; VASCONCELLOS, Luiz Carlos Fadel de. Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast): reflexões sobre a estrutura de rede. Epidemiologia e Serviços de Saúde, Brasília, v. 20, n. 1, p. 85-100, 10 mar. 2011. Disponível em: <http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/ess/v20n1/v20n1a10.pdf>. Acesso em: 11 set. 2017.
	 a)
	As opções II, III e IV estão corretas.
	 b)
	As opções I e IV estão corretas.
	 c)
	As opções I e II estão corretas.
	 d)
	As opções III e IV estão corretas.
	6.
	O ambiente hospitalar favorece a exposição dos profissionais da enfermagem a uma diversidade de riscos, especialmente aos biológicos, por ser um local de trabalho complexo que predispõe a alta frequência de contato com sangue e outros fluidos orgânicos, além da manipulação de objetos perfurocortantes. Desta forma, o acidente de trabalho com material biológico constitui um assunto de relevância nacional e internacional devido aos prejuízos que acarretam aos trabalhadores da saúde, às instituições empregadoras e governamentais. A empresa é obrigada a informar à Previdência Social todos os acidentes de trabalho ocorridos com seus empregados à subnotificação, decorrente do não preenchimento e emissão da comunicação de acidente de trabalho (CAT), após o acidente com material biológico, entre os trabalhadores. Apesar da grande importância de tal ação, esta ação, infelizmente, na maioria das vezes, é ignorada e/ou não preenchida. E vários são os motivos para tal ocorrência, desde o simples desconhecimento da obrigatoriedade desse procedimento, passando pela não caracterização do episódio como acidente, até o medo do trabalhador acidentado em realizar a notificação (VIEIRA; PADILHA; PINHEIRO, 2011). Com relação à comunicação de acidente de trabalho (CAT), classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Para contribuir com o aprimoramento dos processos que levam ou não ao estabelecimento de nexos causais, é fundamental que o médico do trabalho, ao solicitar emissão de CAT, ou tiver conhecimento da emissão de CAT por outra fonte, faça um relatório pormenorizado sobre todo o seu conhecimento a respeito do empregado e de sua história profissional.
(    ) Deverá ser preenchida a CAT em todos os casos em que ocorrer acidente ou doença ocupacional, mesmo que não haja incapacidade ou afastamento do trabalho. A subnotificação nos acidentes que não acarretam afastamento é pequena até porque é muito fácil o fato ser detectado pela fiscalização.
(    ) Através da comunicação do acidente do trabalho (CAT) à Previdência Social, se dá o primeiro passo para o reconhecimento de qualquer direito ao empregado que sofreu acidente do trabalho ou situação legalmente equiparada.
(    ) A CAT é um formulário preenchido pela empresa demonstrando a ocorrência de acidente do trabalho ou doença profissional do empregado ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS).
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: VIEIRA, Mariana; PADILHA, Maria Itayra; PINHEIRO, Regina dal Castel. Análise dos acidentes com material biológico em trabalhadores da saúde. Revista Latino-americana de Enfermagem, São Paulo, v. 2, n. 19, p.1-8, 10 abr. 2011. Disponível em: http://www.redalyc.org/html/2814/281421955015/. Acesso em: 10 ago. 2018.
	 a)
	V - F - V - V.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - V - F - F.
	7.
	O trabalhador com iniciais A.M.P. após participar de um simpósio onde representava a empresa em que trabalha, no deslocamento de taxi, retornando ao seu trabalho, sofreu um acidente após onde o carro que ocupava caiu em um barranco. O taxista e A.M.P. sofreram pequenas escoriações, foram socorridos e transportados para o hospital pelo corpo de bombeiros, onde permaneceram por quatro horas. Os dois retornaram às atividades normais após três dias. Com relação ao acidente de trabalho descrito anteriormente, analise as sentenças a seguir:
I- O tipo de acidente de trabalho citado no texto é acidente de trajeto (percurso).
II- O tipo de acidente de trabalho citado no texto é devido às características da atividade profissional por ele desempenhada (acidente típico).
III- O Acidente de trabalho citado no texto ocasionou incapacidade permanente ao trabalhador. 
IV- Incapacidade temporária: o segurado fica afastado do trabalho por um período até que esteja apto para retornar a sua atividade profissional. Para a Previdência Social é importante particionar esse período em inferior a 15 dias e superior a 15 dias, uma vez que, no segundo caso, é gerado um benefício pecuniário, o auxílio-doença por acidente do trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	8.
	Na elaboração e implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) é obrigatório que o empregador e as instituições sigam a Norma Regulamentadora n° 7. Juntamente ao PCMSO existe o Programa de Prevenção de Acidentes Ambientais (PPRA), o qual trata a Norma Regulamentadora n° 9, que tem a função de levantamento, identificação e orientação de todos os riscos para assegurar e monitorar colaboradores que possam estar expostos aos agentes químicos, físicos e biológicos; esta normativa está relacionada aos artigos 168 e 169 da CLT - Lei nº 7.855/89 e 6.514/77, respectivamente (CASTRO; ANDRADE, 2011). Com relação à elaboração do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), assinale a alternativa INCORRETA:
FONTE: CASTRO, Patricia Gaston de; ANDRADE, Claudia Alexandra de. Biossegurança: responsabilidade no cuidado individual e no cuidado coletivo. Cadernos da Escola de Saúde, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 218-231, 5 dez. 2011. Disponível em: http://www.aa.med.br/upload/biblioteca/Biosseguranca_NR32.pdf. Acesso em: 28 ago. 2017.
	 a)
	O PCMSO deve estar obrigatoriamente articulado com as atividades previstas nas demais NRs, especialmente a NR-9 (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais).
	 b)
	A implantação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional não melhora a qualidade de vida dos trabalhadores, pois atinge diretamente a saúde do trabalhador, que é o bem juridicamente protegido pela norma constitucional.
	 c)
	Ações de Saúde Primárias e Secundárias, visando à Promoção e Prevenção da Saúde de todos os trabalhadores da empresa.
	 d)
	O PCMSO deverá, obrigatoriamente, estar articulado com a NR-5 (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA).
	9.
	Na esfera nacional, concerne à Secretaria de Segurança e Saúde no Trabalho (SSST) conhecer, em última instância, os recursos voluntários ou de ofício, das decisões proferidas pelos delegados regionais do trabalho, em matéria de segurança e saúde no trabalho. Quanto às competências destinadas à SSST, quais outras aptidões são atribuídas à SSST?
	 a)
	Cumprir as disposições que, com relação à matéria, sejam incluídas em códigos de obras ou regulamentos sanitários dos estados ou municípios, e outras, oriundas de convenções e acordos coletivos de trabalho.
	 b)
	Adotar medidas necessárias à fiel observância dos preceitos legais e regulamentares sobre segurança e medicina do trabalho.
	 c)
	Executar as atividades relacionadas com a segurança e a medicina do trabalho e a fiscalização do cumprimento dos preceitos legais e regulamentares sobreo assunto.
	 d)
	Sistematizar, propor, monitorar e fiscalizar as atividades relacionadas com a segurança e medicina do trabalho.
	10.
	O Engenheiro de Segurança do Trabalho surge em 1970 nas empresas, devido à exigência da lei governamental, com o objetivo de reduzir o número de acidentes. No entanto, tal profissional atuou como um fiscal dentro da empresa, e sua visão com relação aos acidentes de trabalho era apenas corretiva. Em 8 de junho de 1978, é criada a Portaria número 3.214, que aprova as Normas Regulamentadoras - NR, relativas à Segurança e Medicina do Trabalho, obrigando as empresas a segui-las. Essas normas abordam vários problemas relacionados ao ambiente de trabalho e a saúde do trabalhador (BITENCOURT; QUELHAS, 2013). Com relação às Normas Regulamentadoras, analise as sentenças a seguir:
I- É uma Norma Regulamentadora: Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
II- É uma Norma Regulamentadora: Atividade e Operações Salubres.
III- É uma Norma Regulamentadora: Atividades e Operações Não Perigosas. 
IV- É uma Norma Regulamentadora: Segurança e Saúde no Trabalho em Espaços Confinados.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BITENCOURT, Celso Lima; QUELHAS, Osvaldo Luis Gonçalves. Histórico da evolução dos conceitos de segurança. Webnode, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 1-6, 1º fev. 2013.
	 a)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	11.
	ENADE (2011) Para gerenciar os riscos à saúde do trabalhador, a Norma Regulamentadora 9 (NR 9) define riscos ambientais como os agentes físicos, químicos e biológicos existentes nos ambientes de trabalho que, em função de sua natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição, são capazes de causar danos à saúde do trabalhador. Além disso, a Norma Regulamentadora 17 - Ergonomia (NR 17) estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. No contexto dos trabalhadores que lidam com a coleta, o transporte, a reutilização, a reciclagem, o tratamento e a disposição final de entulhos da construção civil gerados em cidades brasileiras, avalie as afirmações a seguir:
I- O trabalho de coleta, armazenamento e transporte dos entulhos caracteriza-se como de baixo risco ergonômico às características psicofisiológicas dos trabalhadores. 
II- Nas centrais de processamento de entulho, o ruído gerado pelos equipamentos trituradores dos resíduos representa agente físico que requer o uso de protetores auriculares pelos trabalhadores.
III- O manejo dos entulhos da construção civil emite, no ambiente de trabalho, plumas de agentes biológicos como bactérias, fungos, protozoários e vírus que requerem o uso de máscaras respiratórias pelos trabalhadores.
IV- A reciclagem dos entulhos é geradora de poeiras eventualmente contendo asbesto, um agente químico que penetra pelas vias respiratórias e digestivas do trabalhador, podendo provocar asbestose e câncer do pulmão e do trato digestivo.
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II e IV.
	 b)
	II.
	 c)
	I e III.
	 d)
	I.
	12.
	ENADE (2011) As Normas Regulamentadoras (NR), relativas à segurança e medicina do trabalho são de observância obrigatória pelas empresas privadas e públicas e pelos órgãos públicos da administração direta e indireta, bem como pelos órgãos dos Poderes Legislativo e Judiciário, que possuam empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (Portaria SSMT n. 06/1983). Especificamente, a NR-6 estabelece as condições e os procedimentos para fabricação, comercialização e utilização dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI). Segundo a NR-6, o empregador é obrigado a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, em determinadas circunstâncias (Portaria SIT-MTE n. 25/2001). Com base nessas informações, o empregador é obrigado a fornecer EPI:
I- Sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho.
II- Enquanto as medidas de proteção coletiva estiverem sendo implantadas. 
III- Para atender situações de emergência.
É correto o que se afirma em:
	 a)
	II, apenas.
	 b)
	I, II e III.
	 c)
	I, apenas.
	 d)
	III, apenas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando