Buscar

Noções de Medicina Legal - Anatomia

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

4.1 - Anatomia Crânio-Facial (ossos e músculos do crânio e da face);4 - Noções de Medicina e Odontologia Legal
O crânio é um bloco ósseo constituído por 28 ossos unidos entre si através de articulações fibrosas denominadas “suturas” (a maioria), sendo que o único osso móvel desta região é a mandíbula, que se articula com o osso temporal através da ATM (articulação têmporo-mandibular). Estes 28 ossos são divididos em 3 grupos: os ossos do Neurocrânio, os ossos do Esqueleto da Face e os ossos do Ouvido Médio. Para entender esta disposição é importante salientar que no crânio temos ossos ímpares (apenas um exemplar do osso localizado na linha mediana) e ossos pares (dois exemplares de determinado osso, um do lado direito e outro do lado esquerdo). 
Esqueleto da Face (14-Ossos)
Mandíbula 1
Vômer 1
Zigomático 2
Maxila 2 
Palatino 2 
Nasal 2
Lacrimal 2
Concha Nasal Inferior 2
	
OSSOS DA CABEÇA – CRÂNIOOuvido Médio (06-Ossos) 
Martelo 2
Bigorna 2
Estribo 2
Neurocrânio (08-Ossos)
Frontal 1
Occipital 1
Esfenóide 1 
Etmóide 1
Temporal 2 
Parietal 2 
· Occipital
O osso occipital é um osso ímpar, mediano, simétrico, de porte médio. Ele ocupa partes das porções posterior e inferior do crânio. É ele o responsável pelo espaço que permite a comunicação entre o canal da medula e a cavidade craniana. Na prática, duas de suas estruturas são cobertas de cartilagem, utilizadas para a articulação com a vértebra. Por isso, apresenta função dupla: tanto de proteção e contato com a porção interior, quanto de comunicação e movimento da cabeça.
· Esfenoide
O esfenoide é outro osso mediano, ímpar, simétrico, lembrando uma borboleta, ocupa a parte média da base do crânio. O esfenoide localiza-se na parte intermediária da base do crânio, organizando-se em diferentes níveis.
Logo à sua frente, está o etmoide, também ímpar e mediano, localizado diretamente na base do crânio, no encaixe de uma chanfradura do frontal. O etmoide é composto por três partes (duas delas chamadas de lâminas vertical e horizontal), e outra chamada de massas laterais, simétrica, de maior volume concentrado em suas faces.
· Parietais
Os parietais, ossos pares, são dispostos na lateral superior do crânio humano. Ficam entre o frontal e o occipital. São, de forma geral, simétricos em formato retangular, ou seja, com quadro bordas externas. A face externa, convexa, tem uma saliência no centro, mais evidente na criança que no adulto: é a bossa parietal. A face interna, côncava, em relação com o cérebro, mostra uma série de sulcos, comparados, em conjunto, com as nervuras de uma folha de figueira.
· Temporais
Os temporais, ossos pares, acham-se lateralmente, abaixo dos parietais. Tem cada temporal uma porção superior, em forma de lâmina delgada e convexa, denominada escama do temporal. Do lado de fora, e logo abaixo da escama, há um orifício, o buraco auditivo externo; adiante desse orifício, destaca-se uma apófise que se dirige para frente, em direção à face: é a apófise zigomática, que com o osso malar vai constituir a arcada zigomática. Atrás do buraco auditivo externo, está uma saliência volumosa, cônica, a apófise mastóide.
Os ossos temporais também possuem, de um lado, superfície côncava em contato com a pele exterior, enquanto o outro coloca-se em contato com a central nervosa do corpo. Um dos fatores essenciais para a compreensão dos temporais é sua relação com o sistema auditivo. Ele apresenta um sistema mais volumoso em seu interior, como uma espécie de pirâmide, que permite o alojamento das partes do internas e médias do ouvido. Desta forma, pode-se apontas os temporais como uma espécie de estrutura de manutenção física do sistema auditivo interno, além da óbvia proteção da estrutura óssea em relação ao cérebro.
OSSOS DA FACE
Os ossos do crânio são aqueles considerados mais uniformes e rudimentares, enquanto os ossos da face apresentam um maior nível de detalhadamente, e tornam-se mais facilmente estudados como um conjunto distinto de estruturas. 
 
MÚSCULOS DA CABEÇA 
Os músculos da cabeça podem dividir-se em dois grupos: os mastigadores e os da mímica.
Músculos mastigadores. — Este grupo compreende os músculos elevadores e os abaixadores do maxilar inferior. Os elevadores do maxilar superior são o temporal, o masseter, o pterigóideo interno e o pterigóideo externo.
O músculo abaixador do maxilar inferior é o digástrico, que será referido a propósito dos músculos do pescoço.
Músculos da mímica. - São também chamados músculos cuticulares, por se acharem intimamente relacionados com a pele. Quase todos se dispõem em torno dos orifícios palpebrais, das narinas e da boca, concorrendo para as expressões fisionômicas.
1) o frontal, na parte anterior do crânio, forma, ao contrair-se, rugas horizontais na testa, expressivas da atenção, da surpresa;
2) os orbiculares dos olhos, em torno do orifício palpebral, fecham os olhos, quando se contraem;
3) o superciliar, na parte interna da arcada superciliar, produz rugas verticais na testa, próprias da dor, da cólera, da impaciência;
4) os orbiculares dos lábios, que circunscrevem a abertura bucal, funcionam na preensão de alimentos, na sucção, no beijo (musculus osculatorius), no assobio, na articulação de consoantes labiais;
5) o buzinador está na bochecha; quando a boca se enche de ar e, em seguida, este músculo se contrai, o ar é expelido, o que é indispensável ao ato de tocar instrumentos de sopro;
6) o elevador comum da asa do nariz e lábio superior, entre o ângulo interno da órbita e o lábio superior, exprime, ao executar o movimento que o seu nome indica, o desdém, o asco;
7) o risorius de Santorini, músculo delgado, está na bochecha, logo por baixo da pele, por cima do buzinador, e puxa para trás, ao contrair-se, a comissura labial, o que sucede no sorriso.
4.2 - Anatomia do corpo humano (membros superiores, inferiores, órgãos vitais, epiderme, derme, hipoderme, pelos e cor da pele);
	
O corpo humano é dividido em três partes fundamentais: cabeça, tronco e membros. Dessa maneira, a cabeça é formada pelo crânio e a face; o tronco é composto do tórax e do abdômen; e, por fim, os membros são classificados em superiores (braços, antebraços, ombros e mãos) e inferiores (quadril, coxas, pernas e pés).
* Membros Superiores
Braços: formado por 2 braços (esquerdo e direito), sendo o úmero o único osso presente nesses membros.
Antebraços: localizados entre os cotovelos e os punhos, os antebraços são formados por dois ossos: rádio e a ulna (cúbito).
Ombros: chamados também de cintura escapular, são formados por dois ossos: a clavícula e a escápula.
Mãos: O corpo humano é formado por duas mãos, constituídas de 5 dedos cada. Assim, os ossos que compõem as mãos são: ossos do carpo (oito ossos), ossos do metacarpo (cinco ossos) e ossos do dedo ou falange (três ossos). 
* Membros Inferiores
Quadril: (pelve, bacia ou cintura pélvica) é a região de transição entre a região do tronco e dos membros inferiores. É formado pelos ossos: ílio, ísquio, sacro, púbis e nas mulheres essa região é mais larga a fim de facilitar no parto.
Coxas: estão localizadas acima dos joelhos e atuam na sustentação do corpo. Elas são formadas pelo maior osso do corpo humano: o fêmur.
Pernas: as pernas possuem a função de sustentação do corpo e estão localizadas entre os joelhos e os tornozelos. Elas são formadas pelos ossos: tíbia e fíbula.
Pés: O corpo humano é composto por dois pés, sendo que cada um deles possui 26 ossos, a saber: tarsos (07 ossos), metatarsos (05 ossos) e os ossos dos pés ou falanges (14 ossos).
* Órgãos Vitais:
1- Cérebro: centro de comando do corpo, responsável por controlar todas e cada uma das funções que ocorrem no corpo. Composto por, aproximadamente, 100 bilhões de neurônios, células de sustentação, vasos sanguíneos e órgãos secretores, o cérebro é dividido em três estruturas: o tronco cerebral, que fica no centro, e dois hemisférios centrais, um em cada lado. 
O cérebro lesiona principalmente por falhas em seu suprimento de sangue, o que se deve aos chamados acidentes vasculares
cerebrais (AVC), que se apresentam quando ocorre a ruptura de um vaso sanguíneo do cérebro originando uma hemorragia ou então quando uma artéria se obstrui ocasionando a isquemia.
Estas condições fazem com que uma parte do cérebro morra, o que leva ao surgimento de um déficit, sendo que algumas áreas podem deixar de funcionar sem que isso comprometa a vida do paciente, o que ocorre nos casos de hemiplegia, onde a área afetada é responsável pelo controle motor do corpo originando a paralisia. No entanto, quando áreas críticas como a parte superior do tronco cerebral são danificadas, os centros nervosos que regulam funções como a respiração também são afetados, levando a uma parada respiratória e, portanto, a morte do indivíduo.
2- Coração: possui uma estrutura muscular que dá origem a quatro cavidades comunicadas entre si e aos vasos sanguíneos principais através de um sistema de válvulas, o que lhe permite desempenhar a função de bombear o sangue através do sistema circulatório, formado por dois sistemas: um de maior circulação e outro de menor circulação.
O coração bombeia sangue para todo o corpo humano, por meio do transporte de gás carbônico e oxigênio. Esse é um dos caminhos que ele coordena. O outro é bombear sangue do seu lado direito para o pulmão, onde ele captura o oxigênio e libera dióxido de carbono.
Esta função de bomba é um processo crítico para o organismo, por isso é impossível que a vida continue quando ocorra uma condição cardíaca grave. Na verdade, há uma condição conhecida como morte súbita, que se deve à presença de uma falha elétrica do coração que faz com que ele pare, o que compromete o fornecimento de oxigênio aos tecidos fazendo com que estes morram.
3- Pulmão: são os órgãos responsáveis pela oxigenação do sangue, também estão envolvidos com a regulagem do equilíbrio ácido base do organismo. ele quem fornece ao nosso sangue o oxigênio. Isso acontece, pois quando respiramos, o ar passa pelos brônquios e chega até a traqueia. Esse movimento, converte o sangue rico em dióxido de carbono, chamado de sangue venoso em sangue rico em oxigênio, conhecido como sangue arterial.
Alguns distúrbios como tumores, traumatismos ou doenças infecciosas graves podem levar à necessidade de remover um pulmão, mesmo assim é possível viver com o outro e com boa qualidade de vida, entretanto não é possível viver sem os dois pulmões.
4- Fígado: cumprindo mais de 500 funções relacionadas ao metabolismo, à função hormonal e à coagulação do sangue.
O fígado é suscetível aos tóxicos ambientais, aos vários microrganismos (principalmente vírus), aos medicamentos, álcool e excesso de gorduras e açúcares nos alimentos. Estes fatores causam alterações na composição das células do fígado, conhecidas como hepatócitos, o que faz com que acumulem gordura dando origem ao fígado gordo, que progride ao longo do tempo com a fibrose e início da cirrose hepática, condição em que a função hepática se encontra comprometida e é a principal causa de insuficiência hepática.
5- Pâncreas: Com dois lados, o exócrino e o endócrino, ele produz sucos digestivos e enzimas para auxiliar no processamento de proteínas, gorduras e açúcares. Esse órgão é muito importante, pois ele produz alguns hormônios fundamentais, que é a insulina e o glucagon.
6- Rins: é responsável de filtrar o sangue para gerar a urina, mantém a quantidade de água necessária no corpo, evitando inchaços e aumento da pressão arterial, produz hormônios: vitamina D e a renina, e elimina as toxinas e dejetos que não são absorvidos pelo metabolismo. Os rins também produzem um importante hormônio conhecido como eritropoietina, que tem a função de estimular a medula óssea para produzir os glóbulos vermelhos.
* Epiderme, Derme, Hipoderme, Pelos E Cor Da Pele:
A pele se apresenta como uma espécie de membrana que envolve todo o corpo e que, ao nível dos orifícios naturais, se continua com as mucosas. É órgão do tacto e de outros sentidos cutâneos. 
Funções da pele
a) proteção; 
b) sensibilidade;
c) respiração;
d) excreção;
e) regulação térmica.
Epiderme
A epiderme é um epitélio multiestratificado, isto é, formado por várias camadas (estratos) de células justapostas. A camada epidérmica mais interna é denominada estrato germinativo, sendo formada por células que se multiplicam continuamente, de tal maneira que as novas células geradas empurram as mais velhas para cima, em direção à superfície do corpo. À medida que envelhecem, as células epidérmicas tornam-se achatadas e passam a fabricar e a acumular dentro de si uma proteína resistente, a queratina.
As células mais superficiais, ao se tornar repletas de queratina, morrem e constituem um revestimento resistente ao atrito e altamente impermeável a perda de água.
Derme
A derme, localizada imediatamente sob a epiderme, é um tecido conjuntivo que contém fibras protéicas, vasos sanguíneos, terminações nervosas, órgãos sensoriais e glândulas. As principais células da derme são os fibroblastos, responsáveis pela produção de fibras e de uma substância gelatinosa. São as fibras da derme que conferem resistência e elasticidade à pele.
Os vasos sanguíneos da derme são responsáveis pela nutrição e oxigenação tanto das células dérmicas quanto das células epidérmicas. Nos mamíferos os vasos sanguíneos da derme desempenham um importante papel na manutenção da temperatura corporal. Quando a temperatura do corpo sobe, impulsos nervosos provocam a dilatação dos vasos sanguíneos da derme; com isso, maior quantidade de sangue passa a circular na pele, levando ao aumento da irradiação de calor para o meio, o que faz o corpo esfriar. Já quando a temperatura corporal diminui, os vasos sanguíneos da pele se contraem; com isso, menos sangue passa a circular na superfície do corpo, o que reduz a perda de calor.
Terminações nervosas e órgãos sensoriais presentes na derme são responsáveis pelas percepções de calor, frio, viscosidade, dureza, umidade, aspereza, maciez, etc.
As papilas nervosas só existem na face palmar das mãos e na planta dos pés; as vasculares estão espalhadas por toda a superfície cutânea. Jaz por debaixo da ‘derme o tecido celular subcutâneo, subcutis, formado de elementos conjuntivos, entre os quais se notam grupos de células gordurosas, ,que em certas regiões do corpo se desenvolvem e formam o panículo adiposo.
Hipoderme
Sob a pele há uma camada de tecido conjuntivo frouxo – o tecido subcutâneo – rico em fibras e em células que armazenam gordura (células adiposas). A gordura armazenada no tecido subcutâneo constitui reserva de energia e atua como isolante térmico.
Pelos
Pelos são estruturas filamentosas de queratina, presentes exclusivamente em mamíferos. Na espécie humana, com exceção dos cabelos, os pelos são curtos e ralos, concentrando-se nas axilas e em torno dos órgãos genitais.
Os pêlos são constituídos por células epidérmicas queratinizadas, mortas e compactas. O pêlo nasce dentro de uma pequena depressão da pele, o folículo piloso.  No fundo do folículo, células em contínua multiplicação fabricam queratina, morrem e se compactam, originando o pelo.
As células que originam o pelo são nutridas e oxigenadas por capilares sanguíneos presentes junto ao folículo. Cada pelo está ligado a um pequeno músculo eretor, que permite sua movimentação, e a uma ou mais glândulas sebáceas, que se encarregam de sua lubrificação.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes